Jorge Jesus contra Cristiano Ronaldo na 15.ª jornada da Liga saudita
O cartaz promete: Cristiano Ronaldo contra Jorge Jesus. Chamam-lhe o duelo do ano na Arábia Saudita, mas o interesse é global, não estivesse CR7 envolvido, embora não seja seguro que jogue de início, sendo porém o mais provável.
Por cá, por motivos óbvios, a curiosidade é também elevada. Além de duas das maiores figuras do nosso futebol (JJ e Ronaldo), no jogo desta sexta-feira, com início marcado para as 18 horas de Portugal continental, estarão igualmente Rúben Neves do lado do anfitrião e o técnico Luís Castro e o internacional português Otávio na equipa visitante.
Frente a frente no jogo grande da 15.ª jornada da Liga saudita estarão o Al Hilal, líder com 38 pontos, e o Al Nassr, atual segundo classificado, com 34. Grande duelo em perspetiva e de resultado incerto entre os dois rivais da capital, Riade, que, no último verão, recorde-se, investiram um total de 518,2 milhões de euros (!) em contratações (351,1 M€ no caso do Al Hilal; 165,1 pelo Al Nassr).
Cristiano Ronaldo, recorde-se, saiu lesionado e com fortes dores no ombro direito e no pescoço a 12 minutos do fim do Al Nassr-Persepolis (0-0) da passada segunda-feira, a contar para a Champions Asiática, após ter sido abalroado na área pelo guarda-redes iraniano Alireza (ex-Boavista), e logo Luís Castro se mostrou preocupado.
Segunda a imprensa saudita, português surgiu, embora mais tarde, no último treino do Al Nassr de preparação da visita desta 6.ª feira ao Al Hilal. Luís Castro tem a derradeira palavra mas tudo indica que CR7 vai mesmo a jogo. Ex-portistas Rúben Neves e Otávio também aptos para o frente a frente
«A equipa médica está a estudar a extensão da lesão, não é fácil», disse o treinador português após o jogo, acrescentando, todavia, sinais de esperança: «A equipa médica fará seu trabalho, submetendo o jogador a sessões de recuperação, e esperamos que ele esteja pronto para participar no dérbi de sexta-feira.»
Ora, de acordo com a edição desta quinta-feira do jornal de referência saudita Asharq Al-Awsat, cuja secção de Desporto acompanha de muito perto o dia a dia dos dois emblemas rivais, o internacional português de 38 anos já compareceu no último treino e terá relatado à equipa técnica que se encontra apto e cheio de vontade de disputar o jogo no terreno do Al Hilal.
Oficialmente, o Al Nassr não confirma, nem desmente, qualquer informação clínica, presumindo-se, caso a aptidão de CR7 seja total, que poderá estar em modo bluff antes de uma partida importante para as aspirações da equipa no que respeita à luta pelo título, sabendo que uma vitória deixará o emblema a um ponto do líder, ao passo que uma derrota significará alargar para sete pontos a desvantagem para o Al Hilal.
Está lançada a confusão nas redes sociais na Arábia Saudita, a horas do Al Hilal-Al Nassr, com milhares de adeptos a perguntarem: «Onde está Cristiano Ronaldo?»
«A lesão de Cristiano Ronaldo foi considerada como moderada, mas o português apresentou melhorias nas últimas horas e está pronto para ir a jogo», lê-se na referida publicação, que, no entanto, acrescenta que a decisão «está nas mãos de Luís Castro, pois terá de ser o treinador a avaliar se o confronto vale o risco de lançar um jogador, determinante sim, mas que poderá estar limitado fisicamente…
TODOS QUERIAM NEYMAR-CR7
Certo é que do lado do Al Hilal não haverá Neymar, o que representa uma enorme desilusão para os fãs que gostariam de ver o craque brasileiro frente a frente com Cristiano Ronaldo.
Mas, sob orientação de Jorge Jesus irão, decerto, a jogo craques como Malcom, Mitrovic, Milinkovic-Savic ou Koulibaly, além do internacional português Rúben Neves. Do lado do Al Nassr de Luís Castro, além de CR7 e Otávio, poderemos contar com Talisca, Sadio Mané, Laporte ou Fofana.
MITROVIC VS. CR7: GOLEADORES DA LIGA EM CONFRONTO
Qualidade, portanto, não falta aos dois emblemas tendo em vista o grande embate desta sexta-feira no estádio Prince Faisal Bin Fahd. E se Cristiano for mesmo a jogo, como é provável, haverá sempre um excitante duelo entre os dois melhores marcadores da Liga da Arábia Saudita.
Ronaldo, do Al Nassr, soma 15 golos e ainda sete assistências, volvidas que estão 14 jornadas. Um registo fantástico, ainda mais quando, como se sabe, o capitão da Seleção de Portugal tem já respeitáveis 38 anos.
Já Aleksandar Mitrovic, do Al Hilal, conta com 11 remates certeiros e três passes decisivos. E a equipa de Jesus tem ainda Malcom, que já leva nove golos e 4 assistências. Próximo está Talisca, companheiro de CR7, com 8 disparos para o fundo das redes. Confrontos que prometem.
TREINADORES NÃO FAZEM ANTEVISÃO
Ao contrário do que acontece um pouco por toda a Europa, na Arábia Saudita não existe o hábito de realizar conferências de imprensa de antevisão das partidas, nem mesmo quando se trata de embates como este Al Hilal-Al Nassr – a exceção são os jogos das competições continentais, como é o caso da Liga dos Campeões asiática.
Defrontaram-se apenas por três vezes em duas décadas de carreira, mas JJ jamais esquecerá os duelos com o Real Madrid de Ronaldo, na Champions de 2016/2017… O jogador venceu sempre e soma três golos nos duelos com o treinador. Como será o quarto 'round', um escaldante Al Hilal-Al Nassr já esta sexta-feira (18 horas)?
A nível nacional, os clubes optam por uma maior interação por via das redes sociais, veículos de propaganda vistos como mais eficazes do que os diálogos entre elementos dos emblemas e os jornalistas, sempre com o risco de polémicas e afins… Fotos de treinos, sempre com muitos sorrisos de confiança, são o dia a dia das redes oficiais dos clubes, tal como vídeos de momentos gloriosos das respetivas equipas.
AL HILAL VEM DE GOLEADA
O Al Hilal chega a este duelo com o Al Nassr pleno de confiança, depois de, na última ronda da Liga saudita, ter vencido o Al Hazm por 9-0 (!) e de, na Champions asiática ter assegurado apuramento para a próxima fase após derrotar o Navbahor, do Usbequistão, por 2-0!
Já a equipa de CR7 não foi além de empate com os iranianos do Persepolis (0-0), embora no último desafio para o campeonato tenha triunfado no jogo contra o Al Akhdoud (3-0).
Alargando o período de análise, os dois gigantes sauditas estão imparáveis: o Al Hilal não perde há 21 jogos e soma 13 vitórias consecutivas; o Al Nassr não sabe o que é uma derrota há 20 partidas.
Al HILAL COM VANTAGEM HISTÓRICA
Olhando ao confronto direto entre as duas equipas, surge em vantagem o Al Hilal de Jorge Jesus, que venceu 23 dos 44 jogos derbies em toda a história. O Al Nassr ganhou 12 e há registo de nove empates. Em golos nos duelos entre os dois rivais de Riade, o anfitrião de hoje soma 72 marcados, contra os 48 dos visitantes.
No último encontro, a 12 de agosto deste ano, sorriram Luís Castro e Cristiano Ronaldo com a vitória por 2-1, após prolongamento (e bis de CR7), e que valeu a conquista da Taça dos Campeões da Arábia, logo diante do grande rival.