Afinal Geny Catamo vai ser do Sporting (ainda) por mais tempo
Oficializada a renovação moçambicano até 2028, sabe no entanto A BOLA que a administração leonina tem o jogador seguro por mais uma temporada, até 2029; cláusula de rescisão de 60 milhões de euros
A renovação do contrato de Geny Catamo foi esta sexta-feira anunciada pelo Sporting, até 2028, mas sabe ABOLA que a administração leonina segurou o extremo de 22 anos por mais uma temporada, ou seja, até junho de 2029. A cláusula de rescisão sobe para os 60 milhões de euros.
O internacional moçambicano que é já uma das grandes surpresas, pela positiva, neste Sporting, fiável versão 2023/2024, tinha contrato até 2025 mas as exibições que fez desde o início da época justificam o prolongamento do vínculo. Ficou esta sexta-feira tudo acertado por quatro anos e meio, que no entanto são cinco anos e meio, uma vez que por questão burocrática legal a quinta temporada será acionada no final de 2027/2028. Ou seja, Catamo será leão até junho de 2029 — se entretanto não render alguns milhões de euros aos cofres leoninos, pois começa a ser cobiçado no mercado, razão pela qual os verdes e brancos vão avançar para a compra dos 75 por cento do passe do jogador que ainda pertencem ao Amora, clube para onde chegou em 2018/2019, oriundo dos moçambicanos do Black Bulls.
Dos 45 milhões para os 60 milhões de euros sobe a cláusula de rescisão do extremo, tal como o salário, até aqui um dos mais baixos do plantel e que agora passa para patamar intermédio.
Orgulhoso
«Estou muito contente por terem confiança em mim. As palavras estão difíceis de sair porque estou muito feliz», confessou Geny Catamo nas plataformas de comunicação do emblema de Alvalade, depois da assinatura do novo contrato. «Sinto-me muito orgulhoso. Tenho continuado a crescer com os meus colegas e agora tenho de estar focado no que o mister pede para continuar a ser feliz também», acrescentou o extremo, que já está «mais bem enquadrado nesta realidade» da equipa principal e «muito feliz» pelo caminho que percorreu dentro e fora do clube de Alvalade. «É um orgulho estar aqui a representar o Sporting», reforçou o moçambicano.
«O importante é acreditar, manter o foco e sonhar. O facto de sair para outros clubes também serve de aprendizagem e é preciso ser muito profissional. Foi muito importante para mim e para a minha carreira e dou graças a Deus e ao Sporting, agora, por esta oportunidade», disse ainda Geny Catamo, que na época passada esteve emprestado ao Marítimo e antes tinha passado pelo V. Guimarães.
Este verão, com alguma surpresa, foi chamado por Rúben Amorim para fazer a pré-temporada, incluindo o estágio em Lagos, e foi depois do período passado no Algarve que convenceu definitivamente o treinador a apostar nele no plantel principal para a temporada 2023/2024 — não terão sido alheios a essa escolha os três golos que marcou em três jogos particulares. Leva agora 18 jogos, dois golos e outras tantas assistências desde que começou a época oficial de leão ao peito.