UEFA proibiu a venda de bilhetes a adeptos afetos ao Sporting para a deslocação a Leipzig pelo comportamento dos seus adeptos leoninos em Brugge

Adeptos do Sporting no setor proibido foi 'culpa' do… Leipzig

Castigo da UEFA impedia sportinguistas no jogo mas eles estiveram no estádio. Organização a cargo do clube visitado, que tomou decisão em consonância com as autoridades locais. Setor A14 de Alvalade interditado

Castigo imposto pela UEFA proibia a presença de adeptos do Sporting na bancada reservada aos visitantes na Red Bull Arena, em Leipzig, mas rapidamente se percebeu que a proibição de venda de ingressos para os leões não significaria ausência de leões no estádio. Estavam muitos, e estavam na… bancada reservada aos visitantes. Poderá isso significar mais problemas para o Sporting, muita gente questionou. Mas não, porque os leões não tiveram qualquer responsabilidade na organização do jogo, como sempre esteve a cargo do clube visitado e todas as decisões foram então tomadas pelo RB Lepzig e pelas autoridades locais.

Durante a partida, mais uma vez, petardos e tochas por parte das claques leoninas, que desta vez acrescentaram faixa provocatória e injuriosa para com o organismo máximo do futebol europeu – «F…k UEFA» - e de multa, mais uma(s), não se livrará o Sporting. Como não vai livrar-se de ver o setor A14 de Alvalade fechado para o decisivo jogo de quarta-feira, com o Bolonha, da última jornada da Champions. Nessa zona no topo sul , onde fica a Juventude Leonina, estava também pendente castigo com pena suspensa, devido ao uso de pirotecnia. Os leões já foram notificados da ativação da pena suspensa e disso deram ontem conta em comunicado.

«Em virtude da sanção disciplinar aplicada pela UEFA, no jogo Sporting-Bolonha, os detentores de Gamebox Full no sector A14 estarão impedidos de utilizar o seu título, assim como os detentores de bilhete de jogo para este sector», avisam os verdes e brancos e na mesma nota lamentam «o impacto que esta interdição terá junto dos sócios e adeptos» e reforçam o apelo «ao comportamento responsável, sublinhando que um novo incumprimento terá repercussões ainda mais significativas para o clube».

Recorde-se que igualmente pelo uso indevido de artefactos pirotécnicos em jogos europeus anteriores, o setor A17, no topo norte e onde fica outra das claques leoninas, o Directivo Ultras XXI, está também em risco, por dois anos, de ser interditado, porque também existe pena suspensa da UEFA.

Ou seja, a interdição para o próximo encontro é já a segunda pena ativada e por de acontecer outro castigo. O primeiro, e que levou à proibição de venda de bilhetes para o encontro de Leipzig decorre duma pena que estava em suspenso desde que em 2023 a pirotecnia das claques leoninas causou graves problemas num jogo da Liga Europa, com o Midtjylland, da Dinamarca.