4 novembro 2024, 22:31
Tiago Margarido (Nacional): «Já merecíamos esta vitória há muito tempo»
Treinador do Nacional aliviado pelo regresso aos triunfos
Nacional volta a vencer Santa Clara na Choupana 21 anos depois; equipa de Tiago Margarido já respira melhor com segunda vitória na Liga; encarnados de Ponta Delgada falharam assalto ao quarto lugar
O futebol é assim. Depois de várias jornadas a queixar-se da falta de eficácia, o Nacional, ontem, mostrou aproveitamento máxima frente a um Santa Clara que de sensacional, tendo em conta as seis vitórias que tinha averbado nas primeiras nove jornadas da Liga, de pouco teve. Nos dois primeiros remates enquadrados dos madeirenses... dois golos. E no espaço de apenas quatro minutos!
O primeiro aos 9', com Garcia, uma das duas novidades da equipa de Tiago Margarido em relação ao jogo anterior, a par de Nigel Thomas, a cruzar de forma milimétrica sobre o lado direito do ataque e a encontrar a cabeça de Isaac Tomich, que com um fantástico golpe de cabeça não deu hipóteses de defesa a Gabriel Batista, fazendo o 1-0.
Apenas quatro minutos volvidos, o Santa Clara cometeu hara-kiri: Adriano teve abordagem infantil a cruzamento para a área dos açorianos, saltou com o braço direito esticado e desviou a bola, oferecendo ao Nacional um penálti, que Luís Esteves não desperdiçou. 2-0 ao segundo remate enquadrado da equipa da Choupana.
Desorientado, o Santa Clara não mais se encontrou até ao intervalo e ainda teve golpe de sorte quando em cima do apito para o descanso Tomich, à boca da baliza, não meteu bem o pé à bola e desaproveitou cruzamento rasteiro de Rúben Macedo para fazer o que seria o 3-0.
Vasco Matos, que tinha feito seis alterações no onze em relação à derrota (1-3) com o Benfica na Luz (T. Liga), fazendo regressar Luís Rocha, Calila, Pedro Ferreira, Adriano, Vinícius e Gabriel Silva à titularidade, mexeu na equipa ao intervalo, meteu Bruno Almeida e Klismahn, e assumiu a iniciativa ofensiva, deixando o Nacional a espreitar transições rápidas.
Mas o guarda-redes Lucas França ergueu muralha entre os postes e gorou os poucos remates enquadrados dos açorianos, segurando 3 pontos.
O Nacional conseguiu, assim, a segunda vitória nesta Liga e respira melhor. E voltou a vencer o Santa Clara na Choupana 21 anos depois — o último triunfo remontava a 19 de abril de 2003, 2-1 na 28.ª jornada de 2002/03.
4 novembro 2024, 22:31
Treinador do Nacional aliviado pelo regresso aos triunfos
Já o Santa Clara, que dançou o bailinho da Madeira durante quatro minutos, falhou o assalto ao 4.º lugar, pertença do SC Braga.
4 novembro 2024, 22:37
Treinador dos açorianos vincou que «com tanta oportunidade» a equipa tinha «de meter a bola lá dentro»