Acabaram os 'treinos militares' no Atlético Madrid: assim será a nova preparação física
Imprensa espanhola não poupou nos elogios ao método desenvolvido por Luis Piñedo, preparador físico dos 'colchoneros'.
Passada a primeira semana da pré-época do Atlético de Madrid, a empresa espanhola já relata diferenças significativas em relação ao modo de trabalhar do atual preparador físico dos colchoneros, Luis Piñedo, que sucedeu a Óscar Ortega, que ficou conhecido pela enorme exigência, com três sessões por dia e até treinos exclusivamente de corrida à volta do campo de golfe. Segundo a Marca, Piñedo implementou um estilo inovador que poderá mesmo revolucionar a forma como o Atlético de Madrid se prepara fisicamente.
A Marca descreveu em detalhe o método que o novo preparador físico implementou, num verdadeiro corte radical com o passado:
Fim das sessões triplas de treinos
As sessões triplas do Atlético de Madrid que, segundo a MARCA, obrigavam os jogadores a trabalhar das 7 horas até ao jantar, acabaram. Agora, os colchoneros têm apenas duas sessões, onde vão treinar resistência e força sem aquilo que descreve como «estilo militar».
Treinos personalizados e contacto diário com os jogadores
Cada jogador terá treinos e tarefas específicas de modo a melhorarem o que cada um necessita. Além disso, cada jogador terá um plano exaustivo e detalhado feito especialmente por Luis Piñedo, que se encontra em contacto diário com todos os atletas.
Explicação prévia dos treinos
Antes mesmo do início de cada sessão todos os jogadores e restante staff saberão exatamente o que vão fazer em cada treino. Todos vão receber uma explicação prévia simples mas didática de tudo o que vai acontecer.
Implementação de trabalho de ginásio
Praticamente não haverá treinos em que o plantel não faça trabalho de ginásio durante meia hora, pelo menos. Haverá até momentos em que uma das duas sessões do dia acontecerá entre as máquinas e os pesos.
Remodelação de infraestruturas
Com a equipa liderada por Luis Piñedo a dar tanta importância ao trabalho no ginásio, o Atlético de Madrid entendeu que é necessário remodelar as suas infraestruturas de modo a estarem mais atualizadas.
Treinos (quase) sempre com bola
O trabalho de ginásio não é negociável, assim como também não serão os exercícios com bola no relvado. Mesmo quando se trata de trabalhar o físico, o objetivo é que se assemelhe ao máximo a uma competição e, por isso, independentemente do exercício, os jogadores vão trabalhar com bola.
Prevenção de lesões
De modo a prevenir lesões, o maior calcanhar de Aquiles da gestão do antigo preparador físico, Luis Piñedo vai dar importância à força e ao trabalho individualizado.
Positividade e humildade
Nem só de preparação física vai viver o Atlético de Madrid. Piñedo também quer preparar os jogadores do ponto de vista mental e, para isso, irá implementar métodos que procurem a positividade durante os treinos e também a humildade de todos os jogadores do plantel.