16 junho 2024, 21:11
Ac. Viseu anuncia reforço para o ataque
Diogo Almeida deixa o Mafra ao fim de três temporadas e assina contrato válido com os viriatos até 2027
Presidente do clube, Mariano Lopez, anunciou reforço para o ataque, duas renovações e sublinhou que os viseenses devem fazer melhor que na temporada passada; Fernando Gomes, Pedro Proença e o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, deixaram mensagens de felicitação
Decorreu este domingo, no Teatro Viriato, a gala do 110.º aniversário do Ac. Viseu e, entre a confirmação da contratação do avançado Diogo Almeida e das renovações de Marquinho e Francisco Machado, o presidente do clube, Mariano Lopez, traçou as linhas orientadoras para o futuro do clube viseense.
«Temos um sonho que nos move e que nos inspira: queremos fazer melhor desportivamente do que nas épocas anteriores, pois o Académico de Viseu é mais do que uma simples equipa de futebol, é um símbolo de perseverança e paixão. É com muita confiança que olho para o futuro do clube. Mas não podemos ficar parados, a olhar apenas para o passado. Temos de criar uma cultura de desafios, de objetivos, de superação, de evolução, de alto rendimento. Tudo isto diariamente e em todas as áreas. Só assim podemos sonhar com os mais altos patamares no desporto. Porque só sonhar não serve- temos de definir claramente essas metas e atingi-las passo a passo, dia a dia, semana a semana e mês a mês», enalteceu o presidente os viriatos durante o seu discurso.
16 junho 2024, 21:11
Diogo Almeida deixa o Mafra ao fim de três temporadas e assina contrato válido com os viriatos até 2027
A presente cerimónia contou ainda com a mensagem do presidente da FPF, Fernando Gomes, que destacou o papel do clube no futebol nacional.
«É com imenso gosto que me junto às celebrações do Académico de Viseu Futebol Clube. Por serem ambas entidades desportivas e vocacionadas para o futebol, é natural que a FPF e o AVFC tenham muitas coisas em comum, uma delas é uma coincidência feliz, nasceram no mesmo ano. Em 1914 três associações – Lisboa, Porto e Portalegre – juntaram-se e criaram a União Portuguesa de Futebol, que deu mais tarde origem à Federação Portuguesa de Futebol. Em Viseu, alunos do Liceu Alves Martins e do Colégio Via Sacra juntaram-se e fundaram o Académico. O clube conheceu momentos de glória e outros menos felizes. O Estádio do Fontelo, palco mítico da região, assistiu a muitos deles. Por exemplo, a 3 de setembro de 1978, quando recebeu o primeiro jogo do Académico na I Divisão. (…) Foi já há 46 anos, mas esse é um momento que os viseenses sonham reviver em breve. Depois de tempos complicados, os últimos anos são inspiradores. O Académico de Viseu marcou uma presença histórica na meia-final da Taça de Portugal de 2019/2020 e na Final Four da Taça da Liga 2022/23. A criação da equipa sub-23, a subida e presença dos sub-19 na I Divisão, onde conseguiu apurar-se e disputar a fase de apuramento de campeão, e a aposta no futebol feminino são exemplos de crescimento que podem devolver o Académico a tempos de glória. Junto-me aos viseenses nesse desejo», pode ouvir-se através de uma mensagem gravada diretamente da Alemanha, local onde a Seleção Nacional se encontra a disputar o Euro 2024.
Pedro Proença, que antecipou também a viagem para a Alemanha, onde, esta terça-feira, irá assistir à estreia de Portugal no Euro 2024, fez-se representar pelo seu chefe de gabinete, Filipe Pais e enviou, igualmente, uma mensagem gravada: «muitos parabéns ao Académico de Viseu. São 110 anos de história, 110 anos de trabalho efetivo e de aposta no jovem jogador português. O Académico representa aquilo que são os valores da marca Liga Portugal. Um abraço de parabéns de forma muito pessoal ao presidente Mariano Maroto Lopez, que tem sabido interpretar aquilo que são os nossos valores no futebol profissional e na formação, na aposta das estrelas de amanhã. Que venham mais 110 anos de grande ritmo e sucessos para o clube.»
23 maio 2024, 19:35
Tal como A BOLA tinha noticiado em primeira mão na passada terça-feira, técnico foi o escolhido pelo clube viseense; contrato válido por uma temporada; «sentimos que as condições que nos ofereceram nos permitirão ganhar mais vezes, algo que seguramente vamos conseguir», assegura
Por fim, o atual Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, enviou uma mensagem de parabéns e prometeu uma visita ao clube para breve.
«O Académico é um clube histórico do futebol português que tem proporcionado momentos extraordinários no Fontelo e em todo o País. Estive em Viseu na sexta-feira, com o presidente da câmara Fernando Ruas, no âmbito de Viseu Cidade Europeia do Desporto, mas fica registado o meu compromisso de aí voltar muito brevemente para vos visitar», concluiu.