A melhor versão de Zalazar no SC Braga
Zalazar ganha protagonismo em Braga
Foto: IMAGO

A melhor versão de Zalazar no SC Braga

NACIONAL25.09.202319:56

Médio uruguaio ganhou protagonismo nos últimos jogos

Não foi à toa que António Salvador resolveu investir cinco milhões de euros — acrescidos de mais um milhão em gastos de intermediação — no médio Zalazar. O uruguaio, de 24 anos e que foi uma aposta grande no mercado de verão dos guerreiros do Minho, é médio ofensivo, mas também pode atuar numa zona mais defensiva do meio-campo ou descaído sobre uma ala. Destacou-se nas últimas duas épocas pelo Schalke, que acabou em 2022/2023 por ser despromovido da Bundesliga, tendo nesse período apontado nove golos e 11 assistências em mais de meia centena de jogos pelo clube de Gelsenkirchen. Antes disso, o jogador esteve vinculado ao Eintracht Frankfurt, tendo estado cedido ao St. Pauli e aos polacos do Kielce. 

Chegou a Portugal rotulado de craque e abraçou este novo projeto do SC Braga com enorme entusiasmado, ao ponto de ter assinado até 2028 e ficado preso por uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, uma forma de afastar os tubarões europeus do craque bracarense. Apesar de haver muita concorrência no plantel do SC Braga nas várias posições que pode ocupar no terreno, Zalazar esperou pelo momento certo até merecer a confiança de Artur Jorge. Entrou no decorrer da partida com o Napóles e acrescentou muita magia ao jogo dos minhotos, tendo participação ativa no golo que Bruma marcou ao Nápoles no jogo de abertura da fase de grupos da Champions, que o campeão italiano venceu pela margem mínima (2-1) na visita ao Minho. 

SEMPRE EM CRESCENDO 

Motivado por essa entrada em grande na partida com os transalpinos, Zalazar conquistou a titularidade na receção ao Boavista e deu um autêntico recital de futebol, com uma leitura de jogo que impressiona e também passe de enorme mestria, tal como aconteceu numa das jogadas mais bonitas do encontro, quando serviu Pizzi e o português, também de primeira, colocou a bola nos pés de Banza. A crítica foi unânime em considerar que se assistiu à melhor versão de Zalazar, um jogadores de grandes recursos técnicos e táticos e que oferece ao SC Braga um manancial de soluções. Pela amostrada deixada, deve ser convencido Artur Jorge e, salvo qualquer imponderável, merecerá as honras da titularidade já no próximo compromisso oficial dos arsenalistas, quinta-feira, na Reboleira.