A hierarquia dos centrais do Sporting
Debast, Diomande e Gonção Inácio (Fotos: IMAGO)

A hierarquia dos centrais do Sporting

NACIONAL07.07.202422:30

Seis jogadores vão lutar para ocuparem três posições em campo; Rúben Amorim planeia pré-época com muitas opções para implementar o ‘seu’ 3x4x3; jogadores darão boas dores de cabeça

A saída de Sebastián Coates do Sporting deixou algumas dúvidas na defesa da equipa de Rúben Amorim, que procurará respostas durante a pré-época para arrancar a temporada de 2024/25 — a Supertaça com o FC Porto é já no dia 3 de agosto — na máxima força.

O uruguaio, quando estava disponível durante a sua última época de leão ao peito, tinha lugar cativo no meio dos três centrais do Sporting, no habitual esquema tático de 3x4x3 com que a equipa se apresentou. Assim, a principal solução a encontrar é o herdeiro de Coates nessa posição. E, olhando para a época passada, Ousmane Diomande afigura-se como a opção favorita.

Em 2023/2024, Coates esteve em 44 dos 54 jogos que os verdes e brancos realizaram. Nos 10 que falhou, o costa-marfinense foi o central pelo meio em seis ocasiões. E só não o terá sido mais vezes devido à sua participação no CAN, em janeiro e fevereiro deste ano. Nos outros jogos em que Coates não participou, Gonçalo Inácio ocupou a sua posição em três deles e Luís Neto num.

Deste modo, Inácio começa a época como central pela esquerda, posição em que se afirmou nos últimos anos, durante os quais começou a ser chamado com regularidade à Seleção Nacional e onde despertou a cobiça de alguns dos principais clubes a nível europeu. Mas, dependendo do resto do mercado de verão e das próprias opções de Amorim, o português poderá sempre deslocar-se para o meio da defesa. E após 171 jogos de leão ao peito, estará igualmente pronto para arcar com essa responsabilidade.

Sporting: Gonçalo Inácio é a venda de verão

28 junho 2024, 08:30

Sporting: Gonçalo Inácio é a venda de verão

Dificuldade na colocação de Diomande pelo valor pretendido abre porta de saída ao português; cláusula é a referência mas SAD admite dos €60 milhões com objetivos; Manchester United bem posicionado

No lado direito da defesa, há um reforço de peso chamado Debast. Tendo a SAD leonina investido 15,5 milhões de euros (que podem chegar aos 21, mediante objetivos) no imediato na a contratação do belga, que fez dois jogos no Euro 2024, a ambição é claramente que esteja encontrado um jogador que se sinta capaz e preparado para ser já titular nessa posição.

No entanto, dependendo da necessidade, Debast também poderá atuar como central pelo meio; graças à sua experiência num sistema de dois centrais no Anderlecht, está habituado a jogar com menos jogadores na linha defensiva. E ainda pode ser utilizado à esquerda da defesa leonina — até foi porque foi aí que ocupou o lugar titular pela Bélgica, no primeiro jogo da equipa no Europeu.

Segundas opções válidas

Os outros três centrais do Sporting terão, nestas circunstâncias, um papel também importante ao longo da época, mesmo que a iniciem na condição de suplentes.

À direita da defesa, há a incógnita física que é St. Juste. O neerlandês está determinado a realizar, este ano, a sua primeira pré-época sem lesões desde que chegou ao Sporting, há dois anos. No final da época passada, o jogador de 27 anos ganhou estatuto no clube, que aumentou a sua valorização e o próprio está determinado a lutar pela titularidade este ano.

Eduardo Quaresma também dará competição à defesa. O português ganhou uma nova vida em Alvalade depois daquela exibição que encheu o olho frente ao FC Porto, na 1.ª volta do último campeonato, e acabou a época com 30 jogos realizados. Será, para já, uma boa opção de rotação e, dependendo das oportunidades e do resto do mercado de verão, já mostrou ter a qualidade necessária para desempenhar um papel importante na equipa.

Deste modo, à esquerda, para além de Gonçalo Inácio, Matheus Reis será o ocupante natural da posição. O brasileiro também pode alinhar a ala esquerdo e, muito graças a essa polivalência, continua a ser um jogador com características únicas na equipa. Num caso extremo, quem também poderá migrar para a posição é… Diomande, tal como o jogador de 20 anos fez em quatro ocasiões na época passada.

A concluir a primeira semana de pré-época, o estágio dos leões no Algarve, a realizar entre 13 e 24 de julho — onde João Muniz, 7.º central do plantel, terá oportunidade de mostrar o seu valor —, será certamente decisivo para a definição ideal do trio de centrais que vai começar a época como titular. O certo é que Rúben Amorim tem muitas hipóteses à sua disposição, para montar a melhor defesa possível na defesa do título de campeão.