A evangelização, segundo Armando: a crónica do Famalicão-Gil Vicente
Técnico pretende dar sequência à estreia vitoriosa que teve ao leme dos famalicenses. (Imagem: Hugo Delgado/LUSA).

A evangelização, segundo Armando: a crónica do Famalicão-Gil Vicente

NACIONAL29.03.202418:10

Armando Evangelista chegou, mudou (o sistema tático) e venceu. Novo treinador do Famalicão colocou um ponto final a uma série de quatro jogos sem vencer ao bater o Gil Vicente em casa por 2-1

Arranque da 27.ª jornada da Liga, após paragem para as seleções, e apesar de o Gil Vicente jogar em casa, os olhos estavam postos na equipa adversária, mais precisamente nas ordens técnicas e táticas de Armando Evangelista que, a oito jornadas do fim, estreou-se como novo treinador do Famalicão.

O antigo treinador do Arouca e Goiás (Brasil) apresentou-se com um sistema tático moldável que variava entre um 3x4x3 (defensivamente) e um 4x2x3x1 (ofensivamente), oferecendo uma maior elasticidade no desenvolvimento de jogadas e privilegiando desta forma a eficácia. Mesmo assim, este ‘novo’ Famalicão ainda precisa de algum óleo.

O Gil Vicente até foi o primeiro a marcar, mas Ali Alipour estava sete centímetros adiantado antes de assistir Maxime Dominguez, que colocou a bola dentro da baliza, mas não contou para o marcador.

Em tempo de compensação do primeiro tempo, foi assinalada grande penalidade a favor da equipa visitante depois de Chiquinho ser puxado. À ‘panenka’, Jhonder Cádiz inaugurou o marcador perante uma plateia muito descontente, quer pelo marcador, quer pela decisão da arbitragem.

No segundo tempo e numa bela jogada individual, Chiquinho aumentou a vantagem famalicense para grande alegria de muitos adeptos visitantes em Barcelos.

Um jogo de futebol, porém, só termina aos 90 minutos e a equipa de Vítor Campelos partiu em busca de golos e pontos, parecendo inclusive que precisava de estar em desvantagem para encontrar a atitude certa. Numa grande assistência de Pedro Tiba, Murilo Souza reduziu a desvantagem gilista. O extremo teve ainda a oportunidade de empatar a partida na conversão de uma grande penalidade, mas a bola saiu muito por cima.

Com este resultado, o Famalicão troca de lugar com o Gil Vicente e ocupa agora o oitavo lugar, lembrando que ainda tem um jogo a menos. Depois de quatro jogos sem vencer, Armando Evangelista volta a colocar o Famalicão no caminho das vitórias. Já o Gil Vicente somou o quinto jogo sem triunfar.

No final da partida, o novo técnico do Famalicão abordou as escolhas do sistema tático para esta partida e referiu que será assim até ao fim da temporada: um modelo moldável consoante o que o adversário exigir.