28 dezembro 2024, 22:00
VÍDEO: que obra de arte de Mora no Dragão!
Fabuloso golo do novo menino de ouro dos azuis e brancos
Depois da vitória do FC Porto sobre o Boavista, agora outro dérbi dirá quem mora na liderança da Liga
Ano novo, vida aos novos? Talvez seja essa a resolução para 2025 do FC Porto, que goleou o vizinho Boavista por 4-0, com os jovens Mora, Samu, Nico e Martim Fernandes em destaque.
Com o monumental golo assinado, já depois de uma assistência, o avançado de 17 anos foi mesmo o principal protagonista da quarta vitória consecutiva dos dragões, terceira para a Liga, todas sem sofrer golos.
28 dezembro 2024, 22:00
Fabuloso golo do novo menino de ouro dos azuis e brancos
No dia do 87.º aniversário de Pinto da Costa, assinalado no Dragão, o FC Porto cumpriu a obrigação — de forma convincente — e fica agora à espera de outro dérbi, o de esta noite (20h30) em Lisboa, para ver quem vira o ano na liderança do campeonato. A equipa de Vítor Bruno soma 40 pontos, registo acima das duas épocas anteriores, à 16.ª jornada, e reserva a expectativa de ficar isolada na frente, algo que não sucede desde a festa do título 2021/2022.
Benfica, a dois pontos de distância, e Sporting, a três, têm hoje uma palavra a dizer, em Alvalade.
As águias chegam (aparentemente) mais confiantes ao dérbi lisboeta, dada a vantagem pontual e a sequência de resultados conseguida por Bruno Lage, que vai em nove jogos sem perder. O empate em Barcelos ditou a saída precoce de João Pereira do comando técnico dos leões, mas a entrada de Rui Borges, recrutado ao Vitória de Guimarães, pode ajudar a trocar algum desalento por esperança.
Amorim já cá não mora, mas deixou legado também no histórico recente dos dérbis, já que, dos últimos seis, o Benfica só venceu um. Na época passada o Sporting recebeu duas vezes o rival — Liga e meia-final da Taça — e triunfou em ambos por 2-1.
Ainda assim, nos últimos 20 anos, o mais comum foi o Benfica visitar Alvalade em vantagem pontual, como agora: era esse o cenário para 11 duelos, e em apenas sete foi o Sporting a entrar em campo na frente — mais dois em situação de igualdade pontual.
Curiosamente, regista-se atualmente um empate no número de vitórias em dérbis de campeonato disputados com o Sporting como visitado: 34 para cada lado (e 22 igualdades).
O jogo de hoje pode desempatar as contas, mas acima de tudo definirá quem entra em 2025 com maior otimismo.
Agora treinador do Sporting, Rui Borges reencontra o Benfica menos de um mês após a visita à Luz com o V. Guimarães. Um golo solitário de Akturkoglu garantiu o triunfo das águias no encontro da 13.ª jornada da Liga, disputado no passado dia 7 de dezembro.
Na edição transata do campeonato, ao serviço do Moreirense, Borges também saiu derrotado da visita ao Benfica, por 3-0 (golos de Kokçu, Tomás Araújo e Rollheiser), mas segurou um nulo em Moreira de Cónegos, naquela que foi a única vez que recebeu as águias.
Bruno Lage, por seu lado, tem quatro vitórias (e apenas uma derrota) em cinco duelos contra o Sporting. O técnico de 48 anos venceu mesmo os dois jogos para a Liga disputados em Alvalade: 4-2 em 2018/2019 e 2-0 em 2019/2020. Lage já perdeu no reduto leonino, mas para as meias-finais da Taça de Portugal 2018/2019, quando foi afastado da final do Jamor por um golo único de Bruno Fernandes na segunda mão, depois de um triunfo por 2-1 no Estádio da Luz. No arranque da temporada seguinte vingou-se da equipa leonina com um 5-0 na Supertaça.