A BOLA dá a conhecer o onze do futuro do Sporting

A BOLA dá a conhecer o onze do futuro do Sporting

NACIONAL14.09.202318:35

Só no último ano, a SAD prolongou o vínculo a uma… equipa da formação. A BOLA revela os jovens que estão inseridos no grupo de elite dos leões. E a serem trabalhados na sombra…

São jovens, com muitos anos de experiência de Academia, inseridos no grupo de elite. Valores sobre os quais estão depositadas grande parte das esperanças leoninas para o futuro. Um trabalho minucioso, que exige paciência e soluções individualizadas. E se nomes como Gonçalo Inácio, Nuno Santos ou Pedro Gonçalves, para falarmos das renovações mais recentes, são aqueles que, para já, gerem a confiança do adepto no presente, outros, porém, na sombra, vão sendo trabalhados para irem queimando, pouco a pouco, etapas do seu crescimento e evolução de forma a ser potenciado o talento evidenciado desde tenra idade. 

Afonso Moreira e João Muniz trabalham diariamente com a equipa principal

E para se ter uma ideia, com dados recolhidos por A BOLA, só no último ano, o Sporting chegou a acordo para a renovação de contratos com 11 jogadores da academia. Uma equipa inteira! Que, salvo três exceções (Rodrigo Ribeiro, Mateus Fernandes e Afonso Moreira), ainda nunca atingiram o cimo da montanha, leia-se, uma estreia na equipa principal. 

Vamos, então, aos nomes: Diego Callai (guarda-redes), Leonardo Barroso, João Muniz, Diogo Travassos e David Monteiro (defesas), Mateus Fernandes e Rodrigo Marquês (médios), Diogo Cabral, Afonso Moreira Geovani Quenda e Rodrigo Ribeiro (avançados). Todos já estiveram sob atenta observação de Rúben Amorim na equipa principal (como muitos outros com chamadas quase diárias). Mas que entram num restrito lote de jogadores com potencial de crescimento mais rápido do que outros. E que, por isso, foram blindados com contratos de longa duração. 

Rodrigo Ribeiro é um dos valores com maior margem de crescimento

Deste lote, convém lembrar, existem casos que mereceram maior atenção. E se jovens como João Muniz, Afonso Moreira, Diego Callai ou Rodrigo Ribeiro fazem parte do plantel principal (ainda que grande parte possa competir na equipa B), Mateus Fernandes, por exemplo, esta temporada já foi rodar e adquirir experiência num espaço onde possa jogar com uma maior regularidade, no caso particular o Estoril.

Um passo que, no futuro a breve prazo, poderá ser dado por outros desta lista. Ou seguir o exemplo de outras referências, como Gonçalo Inácio, que se afirmaram de pronto na equipa principal. Existe, para já, um plano traçado para todos eles. Desde o mais velho (nenhum ultrapassa a fasquia dos 20 anos) ao mais novo, como Geovani Quenda, de apenas 16 anos, que se tornou esta época no mais jovem de sempre a marcar na Liga Revelação.     

Os onze que renovaram no último ano

NomePosiçãoIdadeContrato
Diego CallaiGuarda-redes19 anos2027
Leonardo BarrosoLateral direito18 anos2028
João MunizDefesa-central18 anos2028
Diogo TravassosDefesa-esquerdo19 anos2026
Afonso MoreiraExtremo-ala18 anos2025
Mateus FernandesMédio Ofensivo19 anos2027
Rodrigo MarquêsAvançado20 anos2026
Diogo CabralExtremo20 anos2026
David MonteiroLateral direito19 anos2026
Geovani QuendaAvançado16 anos2026
Rodrigo RibeiroAvançado18 anos2025