A BOLA confirma: Léo Jardim referenciado pelo Sporting
Léo Jardim é um dos alvos identificados para a baliza dos leões (IMAGO)

A BOLA confirma: Léo Jardim referenciado pelo Sporting

NACIONAL16.05.202407:00

Guarda-redes brasileiro, de 29 anos, é um dos nomes apontados à baliza dos leões; Representa o Vasco da Gama, mas tem experiência de Liga: no Rio Ave e Boavista; Renovação em marcha

Léo Jardim é um dos nomes referenciados para reforçar a baliza dos leões na próxima temporada. O guardião brasileiro de 29 anos, sabe A BOLA, faz parte de uma lista de potenciais soluções para ocupar um setor que, recorde-se, será renovado em 2024/2025 com a saída de Adán, titular da baliza leonina durante a era Amorim em Alvalade.

O atual guarda-redes do Vasco da Gama — somou 67 jogos nas últimas duas temporadas — é um velho conhecido do futebol português, sobretudo pelas duas épocas em que esteve em bom plano no Rio Ave e Boavista. Ambas, convém lembrar, na condição de emprestado, no caso por Grêmio (Brasil) e Lille (França).

Léo Jardim, de 29 anos, representou o Boavista em 2020/2021

Portugal, curiosamente, foi o país onde mais se notabilizou a nível europeu (somou apenas 30 jogos em duas épocas e meia no Lille) e volta a cruzar-se como um possível destino para o guarda-redes, avaliado em €4,5 milhões, cuja cotação subiu após uma chamada recente à seleção (não se estreou) na sequência do bom desempenho no Vasco da Gama nos últimos dois anos. Os leões, para já, não iniciaram qualquer tipo de contacto, mas têm o guarda-redes identificado como potencial alternativa para a baliza.

Um nome que se encontra perfeitamente identificado com o futebol português e que poderia ser uma operação que não obrigaria a um custo elevado, até porque se trata de um jogador que tem apenas mais um ano de contrato com o Vasco, clube que, de resto, já manifestou intenção de manter Léo Jardim com uma proposta de renovação.

Léo Jardim tem sido uma das figuras do Vasco da Gama (Brasil) nos últimos dois anos (IMAGO)

Primeira ou... segunda opção?

Num dos setores onde são esperadas mais mexidas, Léo Jardim é, assim, um dos nomes que encaixam no perfil desejado para a baliza. Pode, ainda assim, não ser o… único. Com Adán de saída e Diego Callai, esperança leonina de 19 anos, a dever ser novamente cedido para continuar a evoluir, sobra Franco Israel, que recupera de uma intervenção cirúrgica nesta reta final da Liga.

O nome de Léo Jardim surge assim como uma alternativa, mas que até poderá não ser a… primeira, pois os leões estão atentos e não descartam a contratação de mais uma opção, de estatuto mais reforçado, com maior experiência e ainda com margem de rentabilidade não só desportiva mas também… financeira. Um perfil no qual não se encaixa Léo Jardim, que recentemente completou 29 anos, e do qual já não se esperaria retorno financeiro.

Este, de resto, tem sido um dos dossiers tratados com maior cautela por parte dos leões. Sem precipitações, com uma análise pormenorizada de soluções, pois é um dos setores encarados como determinantes para deixar os leões mais fortes num futuro imediato. E se Léo Jardim é um dos nomes desta lista, conforme adiantou ontem o site RTI Esporte, o que foi confirmado por A BOLA, está longe de ser o único. Aliás esta é uma das posições onde os leões contam com mais alternativas no departamento de scouting.

E apesar de já ter avançado com outros processos relativos a reforços — como Debast, central belga do Anderlecht que obrigou os leões a agir face à muita concorrência pelo defesa —, outros vão obrigar a um maior estudo e... paciência no ataque preciso aos alvos definidos. Sem pressas, até porque o foco desportivo dos leões está centrado na conquista da Taça de Portugal, o último objetivo numa época recheada de sucessos.

Adán (cada vez...) mais longe da Taça de Portugal

Adán continua afastado dos trabalhos de campo — ainda em recuperação de uma lesão na coxa esquerda sofrida no passado mês de março — e uma possível despedida dos leões na final da Taça de Portugal, diante do FC Porto, um clássico marcado para o próximo dia 26, é um cenário cada vez menos provável.

E se uma renovação automática, nesta fase, está colocada de parte (Adán precisaria de jogar os últimos dois jogos oficiais da época, com Chaves e FC Porto), uma última aparição com a camisola leonina também fica praticamente afastada. Já Franco Israel ainda recupera de intervenção cirúrgica.

Passagem de testemunho de Adán (36 anos) a Diogo Pinto (19 anos)

Muitas contrariedades que abrem a porta a Diogo Pinto, jovem guardião de 19 anos, que se estreou diante do Estoril, na Amoreira, e tem caminho aberto para manter esse estatuto nos últimos dois jogos da temporada (ainda que Francisco Silva possa ter oportunidade de somar escassos minutos com o Chaves e sagrar-se campeão), estando presente no decisivo jogo que fecha a época 2023/2024 no Jamor.