Sporting-Santa Clara, 2-1 a. p. A análise de Duarte Gomes ao «jogo com lances mais difíceis da época»

Especialista de A BOLA avaliou com nota negativa o trabalho de Hélder Malheiro

O Sporting-Santa Clara desta quarta-feira à noite foi absolutamente diabólico, não porque durou 120 minutos, mas porque teve muitos lances terríveis (dentro e fora das áreas), além de tensão, incerteza no resultado, nervos à flor da pele, protestos, expulsões e tudo o que de mais pode comprometer o trabalho da equipa de arbitragem.

Hélder Malheiro acertou em momentos importantes (golo anulado, golos marcados e alguns lances de área, por exemplo), mas equivocou-se noutros igualmente relevantes.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

40' Golo bem anulado ao Sporting, após intervenção oportuna do VAR: a bola tocou no braço direito de Hjulmand pouco antes deste marcar na baliza adversária. Nestes casos a sanção é obrigatória, ainda que o contacto tenha sido acidental ou involuntário. Decisão correta.


45+2' Klismahn foi bloqueado por Maxi Araújo quando tentava progredir para a área adversária. A obstrução foi deliberada mas em circunstâncias (a bola estava a ser jogada longe) que dificilmente seriam vislumbradas por Hélder Malheiro. Em rigor, a infração teria que ser punida com pontapé-livre direto e cartão amarelo por comportamento antidesportivo.

53' Venâncio tocou em Francisco Trincão ainda fora da sua área, com o avançado a cair já dentro. O contacto (ligeiro) não justificou aquela consequência. Esteve bem o árbitro da partida ao não assinalar pontapé-livre direto para a equipa lisboeta.

57' Klinsmahn não concordou com infração que o árbitro lassinalou, alegando que usou o ombro. De facto, usou. Mas para o lance ser legal, o contacto tem que ser efetuado com igual parte do corpo do adversário (não foi), estando a bola a distância jogável.

63' Esgaio irá perceber mais a frio que tomou decisão precipitada ao protestar decisão correta do árbitro e ao reagir de forma excessiva após ver (com justiça) o segundo cartão amarelo.

66' Diogo Calila não cometeu falta para penálti sobre Trincão. Logo a seguir Geny Catamo não fez falta atacante (mal assinalada).

68' Gyokeres foi atingido no rosto pelo cotovelo direito de Sidney Lima, na sequência de abordagem negligente do defesa na sua área. A infração foi muito clara nas imagens. Talvez por não haver queda (porque não houve rasteira, pontapé ou empurrão), a equipa de arbitragem presumiu não ter havido causa/efeito. Ficou por assinalar pontapé de penálti para o Sporting.

71' Falta atacante bem assinalada a Geny Catamo sobre Matheus na área dos visitantes.

81' Pedro Ferreira ganhou a frente a Gyokeres, não cometendo infração passível de pontapé de penalti. Bem o árbitro. 

90+2' Safira saltou à bola de forma legal, apesar de colocar o braço sobre o ombro esquerdo de Gyokeres. Esse contacto não serviu de apoio irregular ao corte que efetuou. Lance legal na área do Santa Clara.

90+5' Venâncio pode não ter tido intenção, mas atingiu (apenas e só) o joelho direito de Gyokeres, em zona acima do perímetro da bola. O contacto foi suficiente para desequilibrar o sueco, que caíu pouco depois. A infração, na área da equipa açoriana, devia ter sido sancionada com pontapé de penálti.

90+8' Golo legal do Santa Clara, sem fora de jogo de Pedro Ferreira (João Simões estava atrasado, a colocar o adversário em jogo). Muito bem o árbitro assistente.

119' St Juste foi advertido por protestos na sequência de infração atribuída a Mauro Couto. As imagens não esclareceram, mas Matheus Pereira (já com um amarelo) não terá tido abordagem inocente nessa dividida.

120+1' St Juste foi (bem) expulso após atingir o pescoço de Safira com o braço direito. O segundo amarelo pareceu sanção demasiado leve para a ação do neerlandês.

Nota do árbitro: 3