Famalicão-Sporting, 0-3 A análise de Duarte Gomes à arbitragem: dois penáltis por marcar
Dois momentos de análise extremamente complexos
Fábio Veríssimo, árbitro internacional da AF Leiria, deslocou-se ao norte do país para dirigir o Famalicão-Sporting, que se jogou no Estádio Municipal de Famalicão. O juiz leiriense tem experiência acumulada e sabe arbitrar com qualidade. Ontem não teve pela frente um jogo fácil, mas fez gestão muito sensata e coerente das incidências. Discordamos com a sua interpretação em dois momentos relevantes, sendo justo sublinhar que ambos foram em situações técnicas bastante subjetivas e de análise complicada de efetuar (em campo e em sala).
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
14' Momento para análise em três tempos: Nuno Santos estava em posição regular à esquerda do seu ataque (tudo certo); Pedro Gonçalves, que marcou, estava adiantado quando Gyokeres tocou na bola (tudo certo); mas, na nossa opinião, o avançado sueco foi desequilibrado em falta por toque subtil de Mihaj: o central albanês nunca tocou na bola, apenas na perna direita do sueco e isso foi visível em imagens mais aproximadas. Lance muito difícil de analisar e em que a não intervenção VAR é aceitável. Para nós, a decisão correta seria a de assinalar pontapé de penálti favorável ao Sporting.
22' Cartão amarelo bem mostrado a Gonçalo Inácio, na sequência de pisão fora de tempo sobre o pé de Gustavo Sá. Decisão acertada.
25' Gustavo Sá cruzou da direita para Aranda marcar aquele que teria sido o golo inaugural da partida. O avançado espanhol estava no entanto em posição irregular, bem detetada em campo pelo árbitro assistente. Muito bem.
30' Bola cabeceada na queima por Gonçalo Inácio bateu nas costas (e não no braço) de Gustavo Sá, que estava à sua frente mas virado para a sua baliza, não vendo nem o cabeceamento nem o esférico a partir. Mais importante: os seus braços estavam abertos devido ao impulso para o salto. Lance bem analisado na área do Famalicão.
38' Diomande conseguiu tocar na bola, mas na sequência de abordagem direta com o adversário, não evitou o contacto físico ilegal com Aranda. O central pisou o pé do espanhol e isso foi claro nas imagens televisivas. A dúvida sobre o "onde" não será consensual, mas em consciência devemos dizer que, visto e revisto o momento, o contacto pareceu ocorrer sobre a linha da área, logo dentro. Seria pontapé de penálti favorável aos visitados.
45+6' Apesar de se ter lesionado na jogada, Nuno Santos abordou lance com Youssouf de forma negligente. O árbitro leiriense, mais perto e bem colocado, fez leitura distinta.
51' Youssouf foi advertido com justiça após derrubar Daniel Bragança quando a bola já não estava em disputa. A infração antidesportiva do francês bem corretamente sancionada.
57' A equipa forasteira inaugurou o marcador em Famalicão, por intermédio de Viktor Gyokeres. Lance legal.
63' Golo bem validado ao Sporting, em lance finalizado por Quenda, na recarga a remate de Francisco Trincão.
66' Queda de Geny Catamo na área famalicense sem infração de Lobato. O jogador da casa pisou/tocou apenas na bola, sendo a queda do adversário decorrente da dinâmica da jogada. Boa análise de Fábio Veríssimo.
79' Mihaj deixou a perna direita para trás, fazendo cair Gyokeres. O árbitro ainda tentou aplicar a vantagem, mas como essa não se concretizou, regressou à infração inicial. Fez bem.
86' Cruzamento de Geny Catamo para Gonçalo Inácio marcar. A olho nú, ficou a ideia que o central do Sporting estaria em posição irregular. A tecnologia demonstrou que incorremos em erro de paralaxe, muito comum neste tipo de lances. O golo foi legal. A análise do árbitro assistente muito boa.