Sporting-Benfica, 1-0 A análise de Duarte Gomes à arbitragem do dérbi

NACIONAL29.12.202423:19

Trabalho muito competente em jogo intenso e difícil de arbitrar

Fábio Veríssimo dirigiu o Sporting-Benfica. Tiago Martins foi o VAR. 

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

16' Lance de interpretação que em nossa opinião foi bem analisado: Quenda caiu na área encarnada após contacto de Bah (braço nas costas). Sem prejuízo do risco que o lateral correu, há dois fatores que indiciam não ter havido infração: o facto do jovem jogador ter arrastado a ponta do pé direito no relvado (sinal que preparou/antecipou a queda) e a forma como saltou, a dois pés, para o solo. Não houve causa/efeito nem proporção entre toque e forma de cair.

19' Cabeceamento de Quenda bateu no ombro esquerdo (e não braço) de Florentino. Lance bem avaliado na área dos forasteiros.

25' Quaresma carregou Amdouni perto da sua área. Pontapé livre bem assinalado para o Benfica.

27' Ao saltar para disputar lance aéreo, Otamendi caiu no relvado, não sendo claro se depois atingiu ou não o pé de Geny Catamo. Benefício da dúvida para o árbitro.

29' Golo legal marcado por Catamo, após passe de Gyokeres na sequência de lançamento lateral executado rapidamente. No momento do remate, o avançado sueco estava momentanemente fora do terreno de jogo, mas não interferiu na ação.

34' O estatuto de capitão não confere ao seu titular o direito de protestar decisões. Os jogadores sabem disso, mas é compreensível que a quente seja mais difícil processar a ideia. Otamendi foi advertido com justiça.

35' Cruzamento da direita de Aursnes foi travado pelo pé de Diomande, que efetuou carrinho deslizante à bola. O central não cometeu ilegalidade na sua área, apesar de ter o braço direito em posição de risco alto. Tudo certo.

38' Tal como em momento anterior no outro meio-campo (infração não assinalada de Matheus Reis sobre Bah), neste caso o outro assistente não vislumbrou rasteira de Carreras sobre Catamo. É fundamental que os colegas de campo estejam sempre preparados para dar o melhor apoio ao chefe de equipa.

42' Corte "limpo", apenas na bola, de Quaresma sobre Carreras. Nada de irregular na área dos visitados.

45+1' O pé direito de Tomás Araújo tocou na bola, sem derrubar Gyokeres. O atacante do Sporting caiu porque se desequilibrou na sequência da abordagem. Lance fora da área encarnada.

49' passou à direita de Hjulmand e caiu na área adversária, sem sofrer infração do médio dinamarquês. Nova decisão correta da equipa de arbitragem ao nada assinalar.

58' Tal como Otamendi na etapa inicial, também Bah não resistiu à tentação emocional de protestar com um árbitro que, nessa matéria, não facilita. O controlo das emoções é fundamental, sobretudo em jogos onde estas podem ser testadas. Decisão correta de Fábio Veríssimo.

59' Matheus Reis cometeu infração antidesportiva sobre Di Maria para impedi-lo de progredir para zona prometedora. Foi advertido com justiça.

61' Clara oportunidade de golo nos pés de Amdouni, que partiu em posição regular. Esteve bem o árbitro assistente.

62' Leandro Barreiro caiu na área adversária sem sofrer falta de Diomande, seu marcador direto. Lance bem analisado.

63' Franco Israel viu amarelo de forma acertada por demorar tempo excessivo a executar pontapé de baliza.

64' Kokçu e Otamendi cometeram infrações consecutivas sobre Catamo. O árbitro leiriense assinalou corretamente a primeira (do jogador turco).

77' Kokçu agarrou e tocou no pé de Gyokeres, impedindo-o de se manter na jogada. A infração foi antidesportiva e devia ter valido cartão amarelo para o médio encarnado.

87' Lance que evidenciou a coerência de Veríssimo: tal como Bah aos 16', também Matheus Reis arriscou na forma como colocou os braços sobre Leandro Barreiro (ao saltar à bola). Tal como então, o contacto foi insuficiente para ser faltoso. Sem penálti.

90+2' Tomás Araújo foi advertido seguramente pela reação à decisão (correta) do árbitro do encontro.