Sporting-FC Porto, 1-0 A análise de Duarte Gomes à arbitragem do clássico
Arbitragem positiva em jogo com resultado incerto até ao apito final
António Nobre foi o árbitro nomeado para dirigir a primeira ½ Final da Allianz Cup, que ontem colocou frente a frente Sporting e FC Porto. O internacional da AF Leiria recebeu a colaboração, à distância, de André Narciso (desempenhou a função de videoárbitro). Nobre tentou adiar ao máximo a exibição de cartões, cometendo dois equívocos de análise na etapa inicial (um para cada lado). A sua boa intenção terminou na segunda parte, com a alteração no marcador. A partir daí o jogo tornou-se mais intenso e quezilento, "obrigando" o leiriense a exibir vários amarelos num curto espaço de tempo.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
8' Entrada dura de Geny Catamo sobre Pepê. Nobre optou por evitar a advertência em fase prematura do jogo, mas a infração negligente do moçambicano não tinha gestão possível. Ficou por exibir aquele que seria o primeiro cartão amarelo da partida.
23' Nehuen Pérez não derrubou Gyokeres junto à sua área. Esteve bem o árbitro leiriense ao não interromper a partida.
32' Otávio pontapeou o pé de Francisco Trincão, não mostrando interesse em disputar a bola ou o lance. António Nobre manteve a amplitude de critério e, diga-se, com coerência. No entanto a infração justificava o amarelo.
45+2' Geny Catamo tocou bola que foi intercetada pelo pé esquerdo de Stephen Eustáquio, ressaltando depois para a sua coxa (sem certeza) e mão direita. O médio azul e branco tinha os braços em posição natural para o movimento defensivo que efetuou, não cometendo infração dentro na sua área. Esteve bem a equipa de arbitragem ao nada assinalar.
56' Gyokeres inaugurou o marcador em Leiria. O golo do sueco, a passe de Quenda, culminou jogada legal do ataque verde e branco.
63' Morita foi surpreendido pela velocidade de Nico González, errando o tempo de entrada à bola. O japonês acabou por atingir a perna direita do adversário de forma muito negligente. A entrada teve risco, valendo a tentativa (falhada) do médio em tentar disputar o lance. Cartão amarelo bem exibido.
64' Hjulmand fez falta sobre Samu em zona prometedora. Já Diomande não cometeu qualquer irregularidade sobre Galeno dentro da sua área. O lance foi sancionado corretamente com pontapé-livre direto para o FC Porto.
66' O amarelo mostrado a Fábio Vieira não foi pela infração cometida sobre Maxi Araújo, mas pela visibilidade dos protestos que se seguiram. No momento anterior, Galeno escorregou na área adversária sem sofrer falta de Morita.
72' Eustáquio foi advertido após derrubar Hjulmand, impedindo que o adversário iniciasse saída prometedora. Decisão correta.
73' Cartão amarelo bem exibido a João Simões, após impedir rápido recomeço de jogo dos adversários.
76' Hjulmand tocou no braço de Galeno, na sequência de marcação mais apertada, mas não cometeu falta passível de pontapé de penálti. A queda do avançado brasileiro foi algo teatralizada, tentando obter benefício de eventual decisão favorável para a sua equipa.
77' Hjulmand foi advertido com justiça após agarrar ostensivamente João Mário, incorrendo em claro comportamento antidesportivo.
90+4' Nico González foi advertido após agarrar a camisola de Gyokeres de forma muito evidente. Boa decisão.