7 novembro 2023, 22:47
Conceição elogia Pepe: «Faz sacrifícios para estar nesta forma»
Central do FC Porto tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar na Liga dos Campeões
Central do FC Porto passa a ser o jogador mais velho a marcar um golo num jogo da Liga dos Campeões. Antuérpia fica na história do capitão, que na Bélgica passou a ser o jogador de campo com mais idade. Golo para a mãe
«O mais velho a marcar na Champions? É o Pepe, né?». Na pergunta o rasgado sorriso do central do FC Porto e da Seleção de Portugal que ontem se tornou imortal. Os números dessa imortalidade são: 40 anos e 254 dias, que fazem dele o mais velho a marcar num jogo da Liga dos Campeões, ultrapassando nomes grandes do futebol mundial, como Totti (Roma), Giggs (Manchester United) ou Luka Modric (Real Madrid).
O Antuérpia fica definitivamente marcado na história de Pepe e do futebol português, já que no jogo da Bélgica, da terceira jornada deste Grupo H, o internacional português tinha batido outro recorde: o mais velho jogador de campo a ser utilizado na Liga dos Campeões, então com 40 anos e 241. Ontem, no Dragão, não só ampliou este recorde, como se tornou, então no futebolista mais velho a marcar. Um momento que lhe arrancou frase onde o orgulho é bem evidente.
«Dia especial para mim, a minha mãe faz anos e disse-lhe que ia tentar marcar ou oferecer vitória, por vezes sacrificamos a família para chegar a esta idade a jogar a este nível, mas as minhas filhas sabem que sou feliz», afirmou no final da partida do Dragão, que deixa o FC Porto em situação confortável para chegar à próxima fase e com a derrota do Barcelona frente ao Shakhtar com a possibilidade de terminar a primeira fase na primeira posição.
O que falta realizar a alguém que tem feito no futebol o que ainda ninguém tinha alcançado? Pepe responde à campeão: «A minha trajetória tem sido incrível. Quando era um menino sonhava ser jogador, jogar num estádio cheio e fazer o que mais amo. O que me falta? Continuar com esta estrelinha que tenho dentro de mim. Falta muito pouco para terminar, mas o pouco que falta vou tentar dar sempre o melhor para honrar o FC Porto.»
7 novembro 2023, 22:47
Central do FC Porto tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar na Liga dos Campeões
Como vai Pepe celebrar este feito? Com festa, para abrir uma exceção.
«Não sou muito de festejar, às vezes até tenho medo de festejar, não gosto, mas é especial, a minha mãe faz anos e, estou há muitos anos longe dos meus pais», afirmou o central.
O que deixa Pepe ao futebol além deste números que o tornam imortal na história do futebol?
«Sou o que sou e procuro defender o meu prato de comida a cada hora, a cada minuto, a cada segundo. Por vezes falho, como qualquer ser humano, mas respeito sempre os meus companheiros e adversários.»