1, 2, 3… haverá 4.ª taça seguida para Galeno?
Extremo levantou o troféu nas três últimas épocas; a primeira vez foi ao serviço do SC Braga; tenta o ‘tetra’ de troféus contra os leões e… bem pode agradecer a Luís Díaz
Ganhar três Taças de Portugal não é para todos. Ganhar os três troféus em épocas consecutivas, e por dois clubes diferentes, é obra que Galeno construiu e que o extremo considera estar ainda inacabada. No domingo, aborda nova final da segunda maior prova do futebol nacional, desta vez contra o Sporting, e o internacional brasileiro aponta para o tetra que o colocaria nos píncaros da história do futebol português.
Na sua época mais concretizadora, com 16 golos, Galeno parece destinado a ser feliz na Taça de Portugal. Ganhou pela primeira vez em 2020/21, ao Benfica (2-0), num estádio Cidade de Coimbra vazio por causa da pandemia de covid-19. Na temporada seguinte, a sequência esteve próxima de ser quebrada: o SC Braga é eliminado da Taça pelo Vizela, nos oitavos de final, numa fase em que Galeno recuperava de lesão.
SALVO POR LUIS DÍAZ
Reentrou na prova ao ser contratado pelo FC Porto em janeiro de 2022, quando Luís Díaz foi transferido para o Liverpool. Galeno voltou à casa que o recebeu em Portugal, quando em 2016 foi cedido pelo Grêmio Anápolis, depois de se destacar no modesto Trindade. Brilhou na equipa B dos azuis e brancos, mas só depois de sair definitivamente para o SC Braga é que libertou o seu talento. Sérgio Conceição – que tinha dado aval à sua saída – recuperou-o depois da perda da estrela colombiana e para não fugir à regra o extremo voltou a levantar a Taça de Portugal, desta feita com o Jamor cheio, e um triunfo sem história sobre o Tondela, por 3-1, a 22 de maio de 2022, partida na qual foi suplente utilizado.
Como não há duas sem três, o terceiro ‘caneco’ foi ganho em junho de 2023, numa final contra o SC Braga, a equipa que o lançou na ribalta. Nessa final no Estádio Nacional o número 13 portista foi determinante no triunfo por 2-0, a assinar a assistência para a finalização de Otávio.
O que acontecerá domingo? É rica a história dos confrontos entre o portista e os leões. No Jamor será o 20.º duelo. Tudo começou no Rio Ave, na condição de jogador cedido pelos portistas, a 3 de dezembro de 2018, com triunfo do Sporting por 3-1, em Vila do Conde, em jogo da Liga 2018/19. Marcou por duas vezes ao adversário da Taça de Portugal, ao serviço do SC Braga – vitória em Alvalade por 2-1, na edição 2012/22 do campeonato – e do FC Porto – novo sucesso, por 3-0, na Liga 2023/24, no Dragão. Mas o balanço geral ainda é favorável à turma de Alvalade: 10 vitórias, dois empates e sete derrotas.