Sporting-Benfica: dérbi foi espetacular e ninguém se ficou a rir

Eduardo Pedrosa Marques • 12:08 - 23.01.2025/ Atualizado: 19:02 - 23.01.2025

Francisco Canário colocou os leões na frente (41'), Gonçalo Moreira, de penálti, devolveu a igualdade ao marcador (65'). Pouco depois, um golo de bandeira de Adam Arvelo voltou a dar vantagem ao conjunto verde e branco (70'), mas Karel Mustmaa cabeceou certeiro para o 2-2 (84')

Muito obrigado por ter estado desse lado, caro leitor. Continue na nossa companhia porque dentro de instantes vamos trazer-lhe a crónica deste dérbi espetacular entre Sporting e Benfica, referente à 3.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, e que acabou empatado a dois golos.

Final da partida! Sporting 2 Benfica 2. Excelente dérbi em Alcochete. Depois de uma primeira parte mais morna, na qual apenas Francisco Canário foi capaz de fazer o gosto ao pé (41'), levando os leões em vantagem para o intervalo, a etapa complementar foi bem mais mexida e espetacular. Depois de algumas ameaças das duas equipas às balizas contrárias, foram as águias que festejaram, quando Gonçalo Moreira, aos 65 minutos, concretizou com êxito um penálti - corte com o braço de David Costa na sequência de um cruzamento de Olívio Tomé - e devolveu a igualdade ao marcador. O conjunto de Alvalade voltou à vantagem apenas cinco minutos depois, com um golaço de Adam Arvelo. O extremo espanhol fletiu da direita para o centro e, de pé esquerdo, disferiu uma bomba que entrou ao ângulo superior direito da baliza de Arnas Voitinovicius. A formação da Luz não desistiu e acabou por conseguir chegar ao empate: aos 84 minutos, Rodrigo Rêgo cruzou da direita e Karel Mustmaa, à entrada da pequena área, disse que sim e cabeceou para o 2-2 final. Sporting (2 pontos em dois jogos) e Benfica (1 ponto em três jogos) continuam sem vencer nesta fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

92'

Cartão amarelo a Amadu Baldé (Sporting).

Tempo adicional mínimo: 4 minutos

90'

Cartão amarelo a Guilherme Silva (Sporting).

88'

Substituição no Sporting, com a saída de João Assunção para a entrada de Sandro Nascimento.

85'

Cartão amarelo a Diogo Martins (Sporting).

84'

Golo do Benfica!! Cruzamento da direita de Rodrigo Rêgo e Karel Mustmaa, à entrada da pequena área, cabeceia certeiro para novo empate no dérbi. 2-2.

84'

Gol Regular

83'

Outra vez o Benfica! Remate cruzado de Kyanno Silva para uma excelente intervenção de Guilherme Pires. As águias estão a dar tudo para tentarem chegar ao empate...

82'

Dupla substituição no Sporting, com as saídas de Adam Arvelo e Francisco Canário para as entradas de Diogo Martins e Salvador Blopa.

81'

Grande oportunidade para o Benfica! Remate de Rodrigo Rêgo, junto à marca de penálti, por cima da barra da baliza leonina.

77'

Dupla substituição no Benfica, com as saídas de Tiago Freitas e Gonçalo Moreira, para as entradas de Kyanno Silva e Gustavo Ferreira.

75'

Cartão amarelo a Francisco Canário (Sporting).

72'

Dupla substituição no Benfica, com as saídas de Francisco Neto e Olívio Tomé, para as entradas de Tomás Cruz e Rodrigo Rêgo.

70'

Que golaço!! Adam Arvelo fletiu da direita para o centro e, ato contínuo, rematou cruzado, de pé esquerdo, fazendo a bola entrar no ângulo superior direito da baliza defendida por Arnas Voitinovicius. Que momento sublime do extremo espanhol dos leões! 2-1.

70'
69'

Substituição no Sporting, com a saída de Guilherme Santos para a entrada de Diogo Cardoso.

65'

Golo do Benfica!! Gonçalo Moreira, chamado à conversão do castigo máximo, atira para o lado direito de Guilherme Pires, que havia escolhido o lado contrário. Está tudo empatado no dérbi. 1-1.

65'

Gol Regular

64'

Penálti para o Benfica! Ricardo Bogas, árbitro da partida, entende que Daniel Costa corta com o braço um cruzamento de Olívio Tomé. Lance bastante duvidoso em Alcochete...

59'

Ameaça o Sporting! Arrancada de Adam Arvelo pelo corredor central, com o jovem extremo que começou a sua formação no Real Madrid a tentar a sua sorte ainda de fora da área, mas o remate do espanhol saiu ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Arnas Voitinovicius.

55'

Cartão amarelo a Rui Silva (Benfica).

49'

O Benfica procura o empate! Remate cruzado de Olívio Tomé, já dentro da área e fletido para a esquerda, para uma bela intervenção de Guilherme Pires. Na recarga, Tiago Freitas também tentou a sua sorte, mas o tiro do camisola 8 das águias saiu muito por cima da barra.

46'

Substituição no Sporting, com a saída de Micael Sanhá para a entrada de Rayhan Momade.

46'

Substituição no Benfica, com a saída de Joshua Wynder para a entrada de Rui Silva.

Início da segunda parte!

Intervalo! Sporting 1 Benfica 0. O dérbi começou intenso e tem vindo a subir de qualidade com o passar do tempo. Olívio Tomé ameaçou para as águias, logo aos 3 minutos, com a resposta dos leões a chegar por João Assunção. Karel Mustmaa e Francisco Neto voltaram a tentar colocar os encarnados na frente, mas quem marcou mesmo foram os verdes e brancos. Já depois de Adam Arvelo proporcionar a (para já) defesa da tarde a Arnas Voitinovicius (40'), Francisco Canário, no minuto seguinte, aproveitou um erro do guarda-redes lituano do Benfica (que saiu de forma displicente dos postes após um cruzamento de Rafael Mota) para encostar para o fundo das redes da baliza contrária. Os comandados de Vítor Vinha ainda tentaram reagir antes do intervalo, mas Guilherme Pires, na baliza dos leões, negou os intentos a Martim Ferreira. Está tudo em aberto para a etapa complementar deste dérbi da 3.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

45'

Responde o Benfica! Excelente jogada individual de Martim Ferreira, que depois de entrar na área, pelo lado esquerdo, e tirar dois adversários do caminho, tentou a assistência para Karel Mustmaa, que estava no coração da pequena área, mas Guilherme Pires, atento, ao primeiro poste, defendeu para canto.

41'

Golo do Sporting!! Cruzamento de Rafael Mota e Francisco Canário, aproveitando uma saída em falso de Arnas Voitinovicius, encosta para o fundo das redes da baliza contrária. Os leões estão na frente no dérbi. 1-0.

40'

Que enorme oportunidade para o Sporting! Assistência de Francisco Canário e remate cruzado de Adam Arvelo, já dentro da área e ligeiramente descaído para o flanco esquerdo, para uma extraordinária defesa de Arnas Voitinovicius.

38'

Outra vez os encarnados! Francisco Neto rematou cruzado, já dentro da área, mas Guilherme Pires estava atento e amarrou com segurança.

36'

Ameaça o Benfica! Lançamento longo de Guilherme Peixoto para Karel Mustmaa, o ponta de lança estónio ganhou as costas à defensiva do Sporting, entrou na área e tentou visar a baliza leonina, mas Guilherme Silva apareceu em última instância e fez um excelente corte, cedendo pontapé de canto.

23'

Reage o Sporting! Remate de João Assunção, de meia distância, para defesa atenta de Arnas Voitinovicius.

A partida está já a meio da primeira parte e está a ser disputada de forma intensa, mas (muito) pouco espetacular. Guilherme Pires e Arnas Voitinovicius, guarda-redes de Sporting e Benfica, respetivamente, ainda não foram colocados à prova, sendo a que única ocasião de golo até ao momento pertenceu aos encarnados, com Olívio Tomé, logo aos 3 minutos, a não conseguir desviar da melhor forma um cruzamento da direita de Francisco Neto.

3'

Grande oportunidade para o Benfica! Cruzamento da direita de Francisco Neto e Olívio Tomé desvia a rasar o poste direito da baliza defendida por Guilherme Pires.

Início da partida!

Entram as três equipas em campo. Depois da habitual saudação ao público presente nas bancadas do Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, e da escolha de campo e bola, estará tudo a postos para o pontapé de saída no dérbi.

Benfica (treinador): Vítor Vinha

Benfica (suplentes): Alexander Sandahl (12), João Conceição (13), Rui Silva (14), Vladimir Mendes (15), André Gomes (16), Rodrigo Rêgo (17), Tomás Cruz (18), Gustavo Ferreira (19), Kyanno Silva (20) e Jelani Trevisan (21)

Benfica (titulares): Arnas Voitinovicius (1); Guilherme Peixoto (2), João Fonseca (3), Joshua Wynder (4), Tiago Parente (5), Martim Ferreira (6) C, Francisco Neto (7), Tiago Freitas (8), Karel Mustmaa (9), Gonçalo Moreira (10) e Olívio Tomé (11)

Sporting (treinador): Filipe Neto

Sporting (suplentes): Diogo Clara (22), Atanásio Cunha (13), Salvador Blopa (14), Rayhan Momade (15), Ivanildo Mendes (16), Sandro Nascimento (17), Diogo Cardoso (18) e Diogo Martins (19)

Sporting (titulares): Guilherme Pires (1); Micael Sanhá (2), Afonso Lee (3), Rafael Mota (4), Daniel Costa (5), Guilherme Silva (6) C, Adam Arvelo (7), João Assunção (8), Francisco Canário (9), Amadu Baldé (10) e Guilherme Santos (11)

Árbitro: Ricardo Bogas (AF Lisboa); Assistentes: André Dias e Pedro Silva

Já há equipas oficiais!

Na primeira fase desta competição - na qual se apuraram os oito clubes para a ronda de apuramento de campeão -, o Sporting levou a melhor sobre o Benfica em Alcochete, com o único golo do encontro a ser apontado por João Silva. Já na segunda volta, as águias devolveram a gentileza aos leões, no Seixal, e triunfaram no Benfica Campus, no Seixal, pelo mesmo resultado: Tomás Cruz deu os três pontos aos encarnados.

Já o Benfica perdeu os dois encontros que realizou nesta fase. Os encarnados sucumbiram na deslocação ao terreno do Famalicão (1-3), na ronda inaugural, voltando a ser batidos na jornada seguinte, pelo Gil Vicente (0-1), no Seixal.

Apesar de tratar-se de um jogo da 3.ª jornada, este será apenas o segundo encontro do Sporting nesta fase. Tudo porque a partida da 2.ª jornada entre Torreense e Sporting foi adiada, estando agendada para para o dia 16 de fevereiro. Desta forma, o conjunto de Alvalade tem apenas um jogo realizado neste apuramento de campeão, tendo empatado na receção ao Estoril, no passado dia 15.

As equipas de sub-23 de Sporting e Benfica entram em campo a partir das 17 horas, num duelo referente à 3.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação e que vai ter como palco o Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este dérbi e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!