Sporting - Benfica: leoas relançam o campeonato feminino

Rafael Batista Reis • 14:22 - 14.04.2024/ Atualizado: 23:24 - 14.04.2024

SPORTING 3-1 BENFICA.

O Sporting reduziu, assim, a diferença para dois pontos, mantendo-se na perseguição ao seu rival, prolongando a discussão pelo título nacional apesar de o Benfica seguir na liderança da classificação.

As leoas revelaram-se mais eficientes no primeiro tempo, no qual venciam por 2-0 após terem tirado proveito das oportunidades de que dispuseram. No segundo tempo, as encarnadas ameaçaram a reação e reduziram de penálti (e tiveram outros dois golos invalidados), mas a equipa da casa nunca se precipitou e resolveu, em definitivo, a partida com um bonito golo de Olivia Smith.

Terminou a partida! O Sporting venceu o dérbi feminino e reacende a discussão pelo título.

90+6': Cartão amarelo para Alícia Correia (Sporting).

Tempo adicional: 6 minutos.

87': Dupla substituição no Sporting, com as entradas de Mariana Rosa e Carolina Santiago pelas saídas de Fátima Dutra e Olivia Smith.

85': O Sporting fica muito perto da goleada e novamente pela inspirada Olivia Smith que, tal como no lance em apontou o 3-1, recebeu a bola pela esquerda e fletiu para dentro, rematando pouco ao lado da baliza benfiquista.

84': Alguma fortuna para a guarda-redes do Sporting, Hannah Seabert, após remate colocado de Kika Nazareth à entrada da área que embateu no poste e depois...na zona lombar da guardiã, saindo para canto.

82': Substituição no Sporting, com a saída de Diana Silva pela entrada de Cláudia Neto.

80': O jogo esteve interrompido para assistência a Lúcia Alves. Tudo bem com a ala benfiquista.

75': Tripla substituição no Benfica, com as entradas de Pauleta, Andreia Norton e Andrea Falcón pelas saídas de Anna Gasper, Andreia Faria e Catarina Amado.

Grande passe de Andrea Norheim, colocando a bola no lado contrário e nas proximidades da área para um grande golo de Olivia Smith, que atirou cruzado e de primeira para o 3-1.

74': Golo do Sporting!

72': Cartão amarelo para Andreia Faria (Benfica).

69': Cartão amarelo para Hannah Seabert (Sporting).

66': Cartão amarelo para Luís Batista, team manager do Benfica.

66': Cartão amarelo para Mariana Cabral (Sporting).

65': O Benfica volta a marcar, num grande golo de Jéssica Silva, mas o golo foi invalidado face à posição adiantada de duas jogadoras encarnadas nas proximidades da guardiã Hannah Seabert.

65': Substituição no Sporting, com a entrada de Ana Capeta pela saída de Jacynta Gala.

58': Cartão amarelo para Fátima Dutra (Sporting).

Especialista na arte de cobrar grandes penalidades, Carole Costa atirou ao canto inferior direito, recolocando as encarnadas na luta pelo resultado.

54': Golo do Benfica!

52': Grande penalidade para o Benfica, por derrube de Fátima Dutra a Nycole Raysla.

49': O Benfica marca, mas o lance foi invalidado: Lúcia Alves bateu livre muito próximo da linha limite da área para junto da baliza, onde Laís Araújo desviou certeiro, mas adiantada.

Começa a segunda parte, com o leão em vantagem.

O Benfica irá mexer na equipa para a segunda metade: Nycole Raysla e Jéssica Silva entrarão pelas saídas de Mimi Alidou e Chandra Davidson.

Intervalo em Alcochete.

Brittany Raphino volta a fazer a diferença pelo porte atlético, desta feita não a marcar, mas a resistir e insistir após uma primeira tentativa de corte de Christy Ucheibe. A norte-americana serviu de bandeja Joana Martins, que com a baliza à sua mercê não desperdiçou a possibilidade de ampliar a vantagem verde e branca.

45+1: Golo do Sporting!

Tempo adicional: 3 minutos.

43': Enquanto Lúcia Alves recebe assistência médica, as restantes jogadoras aproveitam para se aproximar dos respetivos bancos para se hidratarem - estão 28 graus na Academia sportinguista.

Nos dez minutos que se seguiram ao golo do Sporting, o Benfica procura tomar conta do jogo, mas até agora sem sucesso.

Lance de perfeita exploração da profundidade: excelente a abertura de Olivia Smith para as costas da defesa benfiquista - Carole ainda falhou o corte -, o que permitiu a Brittany Raphino, potente, enquadrar-se com a baliza e bater Lena Pauels.

28': Golo do Sporting!

26': Alidou volta a estar próxima de marcar ao ser isolada em zona central e a atirar para boa defesa de Seabert. O lance foi, contudo, invalidado (erradamente) por fora-de-jogo.

18': O golo quase apareceu em lance de recorte técnico - calcanhar de Kika Nazareth - mas Seabert evitou que a bola passasse, qual guarda-redes de andebol, e a bola ainda ressaltou para pontapé de canto.

18': Reage o Sporting! Um esforço de Diana Silva levou-a a ganhar o corredor direito e a cruzar paralelo à linha de baliza, atravessando toda a pequena área sem que ninguém conseguisse o desvio.

16': Eis a primeira situação flagrante de golo! Mimi Alidou dispôs de espaço para fletir em diagonal, pela esquerda, e atirou fulminante ao travessão.

15': A partida mantém o registo de equilíbrio, com o Benfica a subir ligeiramente a sua produção. Catarina Amado ensaiou um remate em jeito, mas Hannah Seabert controlou a trajetória.

Ao fim dos primeiros cinco minutos, a igualdade de forças esperada, com um pouco mais bola por parte do Sporting e um canto, porém sem perigo a assinalar.

Começa a partida e bola para o Sporting!

As duas equipas já se encontram no relvado, com as habituais fotografias que antecedem o apito inicial. Vai começar o dérbi!

O jogo irá iniciar-se dentro de menos de quinze minutos, com ambas as a equipas a concluírem os respetivos exercícios de aquecimento.

SPORTING: Hannah Seabert, Ana Borges (c), Andrea Norheim e Alícia Correia; Olivia Smith, Joana Martins, Brenda Pérez e Fátima Dutra; Diana Silva, Jacynta Gala e Brittany Raphino.

BENFICA: Lena Pauels, Laís Araújo, Carole Costa (c) e Christy Ucheibe; Lúcia Alves, Anna Gasper, Andreia Faria e Catarina Amado; Kika Nazareth, Marie-Yasmine Alidou e Chandra Davidson.

Já há onzes!

Boa tarde. A 19.ª jornada da Liga feminina irá reservar mais um dérbi feminino, mais precisamente o terceiro da temporada, entre Sporting e Benfica, que poderá praticamente sentenciar as contas do título nacional em caso de vitória das águias. Fique por aí para acompanhar, a par e passo!