Nacional com faro para a vitória aumenta jejum dos algarvios

Eduardo Pedrosa Marques • 23:23 - 31.08.2024/ Atualizado: 17:37 - 01.09.2024

Daniel Penha e Isaac Tomich marcaram os golos do triunfo insular; formação orientada por José Mota somou quarta derrota consecutiva

Isaac Tomich, já em período de compensação, selou o triunfo do Nacional:

Final da partida! Nacional 2 Farense 0. Aí está a primeira vitória do emblema madeirense na presente edição da Liga. E se há palavra que define este triunfo é a justiça. Inquestionável a supremacia dos comandados de Tiago Margarido! Depois de várias oportunidades criadas ao longo de toda a primeira parte (não é, Tiago Reis?...), o Nacional conseguiu abrir o ativo aos 44 minutos, quando Daniel Penha teve cabeça para corresponder ao cruzamento de Luís Esteves. A etapa complementar ofereceu um Farense mais afoito, mas os algarvios tiveram apenas alguns fogachos. Não foi, portanto, surpresa para ninguém que o Nacional voltasse a marcar, com Isaac Tomich, já em período de compensação, a selar o triunfo dos insulares. A formação orientada por Tiago Margarido já sabe o que é sorrir, o conjunto liderado por José Mota continua magoado...

90+12'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

Adrián Butzke atirou ao poste neste lance, aos 89 minutos:

93'

Golo do Nacional! Isaac Tomich remata forte e colocado, à entrada da área, não dando hipótese de defesa a Ricardo Velho. Está tudo resolvido e os três pontos vão ficar na Madeira. 2-0.

90+2'
Amarelo

Isaac Aguiar do Nacional está tão feliz com o golo que não consegue parar de festejar. O árbitro não tem outra opção, e mostra-lhe o cartão amarelo.

90+2'

G O O O O O L O - Isaac Aguiar marca de pé direito!

5 MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO PARA ESTA SEGUNDA PARTE!

90+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minuto(s).

89'
Amarelo

Cartao amarelo para Adrian Butzke.

89'

No ferro!! Adrián Butzke fugiu pela esquerda e, já dentro da área, visou a baliza contrária, mas o remate do ponta de lança espanhol dos madeirenses (que sofreu um ligeiro desvio em Artur Jorge), foi devolvido pelo poste esquerdo. O Nacional esteve muito perto de arrumar a questão...

84'

O jogo é interrompido.

82'
Substituição

Daniel Penha sai do campo e é substituído por Bruno Costa numa substituição tática.

76'
Substituição

Lucas Africo sai do campo e é substituído por Filipe Soares numa substituição tática.

76'
Substituição

Rafael Barbosa sai do campo e é substituído por Marco Matias numa substituição tática.

76'

Transição rápida dos insulares culminada com um remate cruzado de José Gomes, ao lado do poste direito da baliza dos algarvios.

74'
Substituição

Rúben Macedo sai do campo e é substituído por Isaac Aguiar numa substituição tática.

Rivaldo Morais, aos 57 minutos, atirou fortíssimo, mas viu a bola sair a milímetros do poste esquerdo da baliza algarvia:

67'
Amarelo

Cartao amarelo para Rafael Barbosa.

67'
Amarelo

Cartao amarelo para Luís Esteves.

67'

O jogo parou. Os jogadores envolvem-se em conflitos e gritam uns com os outros, o árbitro tem que intervir.

64'

Grande oportunidade para o Nacional! Livre de Rúben Macedo na meia-direita e cabeceamento de Gabriel Santos com a bola a sair muito perto do poste direito da baliza defendida por Ricardo Velho.

63'
Amarelo

Cartao amarelo para Cláudio Falcão.

61'
Substituição

Tiago Reis sai do campo e é substituído por Adrian Butzke numa substituição tática.

61'
Substituição

Arvin Appiah sai do campo e é substituído por Gabriel Santos numa substituição tática.

60'
Substituição

Elves sai do campo e é substituído por Dario Poveda numa substituição tática.

NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 2.038

57'

Outra vez o Farense! Rivaldo Morais rematou fortíssimo, de fora da área, levando a bola a passar a milímetros do poste esquerdo da baliza defendida por Lucas França. Os algarvios estão (como se impunha) muito mais afoitos nesta segunda parte...

56'

Mais um sinal do Farense nesta etapa complementar! Miguel Menino, já na área, teve tudo para visar a baliza contrária, mas o remate do jovem médio formado no Sporting saiu completamente transviado.

52'
Substituição

Ângelo Neto sai do campo e é substituído por Miguel Menino numa substituição tática.

52'
Substituição

Alex Millan sai do campo e é substituído por Jaime Pinto numa substituição tática.

51'
Amarelo

O árbitro não aceita queixas por parte de Artur Jorge e mostra-lhe o cartão amarelo

51'

Remate de longe de Elves Baldé, muito por cima da barra da baliza defendida por Lucas França.

Não há alterações nas equipas. Tiago Margarido e José Mota, treinadores de Nacional e Farense, respetivamente, apostam nos mesmos jogadores que tinham lançado no início da partida.

49'

O jogo é interrompido.

46'

Início da segunda parte.

Já ao cair do pano da primeira parte, surgiu, finalmente, o (já esperado) golo do Nacional. Luís Esteves cruzou da esquerda e Daniel Penha cabeceou certeiro para o 1-0:

Tiago Reis, aos 42 minutos, voltou a ficar muito perto de ser feliz, mas o cabeceamento do brasileiro saiu a rasar o poste:

Intervalo! Nacional 1 Farense 0. Fez-se justiça ao cair do pano da primeira parte. Os insulares foram sempre a melhor equipa em campo durante este período e só podem lamentar o facto de o golo ter aparecido... tão tarde. Tiago Reis, aos 6 e 7 minutos, ficou muito perto de abrir o ativo, sendo que, depois disso, e ainda que as oportunidades não tivessem sido tão claras quanto as duas do ponta de lança brasileiro, a verdade é que os comandados de Tiago Margarido estiveram quase sempre nas imediações da baliza defendida por Ricardo Velho. Os algarvios apenas por uma vez ousaram colocar à prova Lucas França, mas, na ocasião, o guarda-redes brasileiro travou o remate de Tomané que... estava em posição irregular. O ascendente madeirense traduziu-se, enfim, em golo quando, aos 44 minutos, Daniel Penha, de cabeça, deu a melhor sequência a um cruzamento da esquerda de Luís Esteves. O Nacional está bem (e, a julgar pela amostra, recomenda-se...), o Farense está mal e terá de fazer (muito) mais para evitar a quarta derrota consecutiva no Campeonato...

45+4'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

3 MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO PARA ESTA PRIMEIA PARTE!

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).

45+1'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

44'

Golo do Nacional! Cruzamento da esquerda de Luís Esteves e Daniel Penha, completamente à vontade, no centro da área, cabeceia para o fundo das redes da baliza de Ricardo Velho. Depois de tantas ameaças, os madeirenses marcam mesmo. 1-0.

43'

G O O O O O O L O - O Daniel Penha do Nacional marca um golo de cabeça.

42'

Grande oportunidade para o Nacional! Cruzamento da direita de Gustavo Garcia e Tiago Reis cabeceia a rasar o poste.

40'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

39'

O jogo é reiniciado.

37'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Primeira meia hora já cumprida e sinal mais do Nacional. O conjunto orientado por Tiago Margarido tem estado mais audaz e Tiago Reis já ameaçou a baliza de Ricardo Velho em duas ocasiões. Os algarvios ainda não conseguiram entrar verdadeiramente no jogo...

A segunda ameaça concreta de Tiago Reis, aos 7 minutos, foi negada pelo poste esquerdo da baliza de Ricardo Velho:

22'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Tiago Reis, logo aos 6 minutos, viu Ricardo Velho negar-lhe o golo neste lance:

12'

Responde o Farense! Tomané fugiu pela esquerda e, já dentro da área, rematou de pé direito para uma bela intervenção de Lucas França. O ponta de lança dos algarvios estava, ainda assim, em posição irregular.

7'

No ferro!! Cruzamento da esquerda de Arvin Appiah e cabeceamento de Tiago Reis ao poste esquerdo da baliza de Ricardo Velho! Na recarga, Rúben Macedo atirou ao lado. Os insulares estão a ameaçar o primeiro na Choupana...

6'

Primeira aproximação perigosa do Nacional! Passe de rutura de Luís Esteves e remate de Tiago Reis para boa mancha de Ricardo Velho.

1'

O Nacional sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

Já José Mota, técnico do Farense, muda cinco peças em relação ao onze que havia escalado para o jogo da ronda anterior, frente ao Sporting (0-5): saem Marco Moreno, Talys Oliveira, Geovanny Almeida, Belloumi e Marco Matias, entram Artur Jorge, Pastor, Rafael Barbosa, Elves Baldé e Álex Millán.

Tiago Margarido, treinador do Nacional, promove três alterações relativamente à equipa que tinha apresentado na última partida, diante do Arouca (0-1): saem Bruno Costa, Nigel Thomas e Adrián Butzke, entram Daniel Penha, Arvin Appiah e Tiago Reis.

Farense (treinador): José Mota

Farense (suplentes): Lucas Cañizares (23), Marco Moreno (3), Darío Poveda (14), Geovanny Almeida (16), Filipe Soares (21), Raúl Silva (34), Jaime Pinto (71), Marco Matias (77) e Miguel Menino (93)

Farense (titulares): Ricardo Velho (33) C; Pastor (28), Artur Jorge (4), Lucas Áfrico (44) Rivaldo Morais (70); Ângelo Neto (6) e Cláudio Falcão (29); Rafael Barbosa (8), Tomané (9) e Elves Baldé (7); Álex Millán (19)

Nacional (treinador): Tiago Margarido

Nacional (suplentes): Rui Encarnação (1), Bruno Costa (8), Adrián Butzke (9), André Sousa (18), Miguel Baeza (19), Isaac Tomich (23), Afonso Freitas (25), Francisco Gonçalves (33) e Gabriel Santos (77)

Nacional (titulares): Lucas França (37); Gustavo Garcia (22), Ulisses Rocha (4), Zé Vítor (38) e José Gomes (5); Daniel Penha (17), Matheus Dias (88) e Luís Esteves (10) C; Arvin Appiah (70), Tiago Reis (72) e Rúben Macedo (7)

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro); Assistentes: Tiago Costa e Sérgio Jesus; 4.º Árbitro: Fábio Melo; VAR/AVAR: Luís Ferreira e Nélson Cunha

Já há equipas oficiais!

O tempo está bom na Ilha da Madeira, o tapete verde da Choupana apresenta-se em ótimas condições e, dessa forma, parecem estar reunidas todas as condições para um excelente espetáculo de futebol.

A juventude de Tiago Margarido (35 anos) versus a experiência de José Mota (60 anos): quem levará a melhor (se é que algum dos técnicos conseguirá sair a sorrir...)?

Ainda que o Campeonato esteja numa fase muito inicial, a verdade é que é muito importante que as equipas comecem desde cedo a amealhar pontos, algo que não tem acontecido com Nacional e Farense. Os madeirenses têm apenas um empate, os algarvios ainda estão a zeros. Porque além das repercussões que isso tem na tabela classificativa, há também que frisar a questão psicológica dos plantéis quando os triunfos teimam em não aparecer. Os dois contendores de hoje têm, portanto, uma boa oportunidade para começar a trilhar um novo rumo...

Nacional e Farense vão medir forças nesta 4.ª jornada da Liga, num duelo que vai realizar-se no Estádio da Madeira, na Choupana, e cujo pontapé de saída está marcado para as 15.30 horas. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre esta partida e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!