Boavista foi Rei(sinho) em Rio Maior e entra a vencer na Liga

Eduardo Pedrosa Marques • 23:34 - 09.08.2024/ Atualizado: 20:22 - 10.08.2024

Penálti convertido pelo número 10 foi suficiente para o triunfo dos axadrezados

Final da partida! Casa Pia 0 Boavista 1. As panteras saem a sorrir de Rio Maior e na bagagem para o Porto levam três saborosos pontos. Os gansos foram sempre mais dominadores, mas a verdade é que tiveram pouca astúcia para o ataque à baliza contrária. Os axadrezados, por seu turno, demonstraram uma tremenda organização defensiva, souberam posicionar-se muito bem sem bola e foram controlando as operações no seu meio-campo defensivo. Na etapa complementar, a toada do jogo manteve-se, mas os comandados de Cristiano Bacci conseguiram jogar mais alto no terreno, subindo as suas linhas e tentando algumas aproximações à área casapiana. Numa delas, aos 78 minutos, Joel Silva foi derrubado por Ricardo Batista e Miguel Reisinho, chamado à cobrança do penálti, não perdoou e colocou os do Bessa na frente. A resposta dos lisboetas foi, naturalmente, mais com o coração do que com a cabeça, porque o jogo caminhava a passos largos para o seu final, mas a verdade é que já em cima do minuto 90, e no mesmo lance, o Casa Pia teve tudo para empatar: João Goulart e Samuel Obeng tiveram o golo na cabeça, mas João Gonçalves foi gigante entre os postes e segurou o triunfo do Boavista.

90+9'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+4'
Substituição

Salvador Agra sai do campo e é substituído por Joao Barros numa substituição tática.

90+3'
Substituição

João Goulart sai do campo e é substituído por Max Svensson numa substituição tática.

90+3'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 6 minuto(s).

90'

Duas enormes oportunidades para o Casa Pia empatar! E ambos os casos João Gonçalves foi... gigante!! Primeiro foi João Goulart a cabecear para uma defesa por instinto do guarda-redes boavisteiro, depois foi Samuel Obeng, também de cabeça, a proporcionar um momento magistral ao número 99 das panteras.

NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 1.142

83'
Substituição

Ilija Vukotic sai do campo e é substituído por Sebastián Pérez numa substituição tática.

80'
Substituição

Raul Blanco sai do campo e é substituído por Samuel Obeng numa substituição tática.

80'
Substituição

Pablo Roberto sai do campo e é substituído por Tiago Dias numa substituição tática.

80'

O jogo é reiniciado.

79'

Paragem para beber água. Está muito quente hoje e o jogo é parado para que os jogadores se refresquem.

78'

Golo do Boavista! Miguel Reisinho, chamado à transformação do castigo máximo, não vacila e atira a contar. Ricardo Batista atirou-se para a sua esquerda e o número 10 das panteras colocou a bola do lado contrário. O Boavista está na frente em Rio Maior. 0-1.

77'
Penalty Goal

G O O O O O L O - Miguel Reisinho do Boavista de pé esquerdo marca o penalti. Ricardo Batista escolheu mal o lado.

76'

Penálti para o Boavista! Passe longo de Ibrahima Camará para Joel Silva que, já dentro da área, ainda consegue o remate, com a bola a sair ao lado do poste. Ainda assim, o médio boavisteiro foi travado à margem das leis por Ricardo Batista e o árbitro da partida foi pronto a apontar para a marcar dos 11 metros. Oportunidade soberana para os axadrezados chegarem à vantagem...

71'

Pablo Roberto volta a tentar a sua sorte, agora de longe, mas o remate frontal do brasileiro saiu por cima da barra da baliza defendida por João Gonçalves.

68'
Substituição

Andre Geraldes sai do campo e é substituído por Gaizka Larrazabal numa substituição tática.

68'
Substituição

Telasco Segovia sai do campo e é substituído por Miguel Sousa numa substituição tática.

66'

Lance duvidoso na área do Casa Pia! Robert Bozeník ganhou a frente do lance a José Fonte e ainda conseguiu o remate, que saiu perto do poste esquerdo da baliza dos gansos. O ponta de lança eslovaco das panteras ficou a queixar-se de um puxão do defesa-central português, mas o árbitro da partida não só não acedeu ao sue pedido, como ainda lhe mostrou o cartão amarelo devido a protestos.

65'
Amarelo

O árbitro não aceita queixas por parte de Robert Bozenik e mostra-lhe o cartão amarelo

63'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

61'

O jogo é reiniciado.

59'

O Boavista ficou a centímetros do golo! Telasco Segovia perdeu a bola em zona proibida e Robert Bozeník, depois de a recuperar e avançar alguns metros no terreno, rematou forte, ainda de fora da área, com a bola a passar a rasar a barra da baliza defendida por Ricardo Batista.

59'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

50'

Primeiro remate enquadrado do Boavista em todo o jogo! Ibrahima Camará, do meio da rua, disferiu um autêntico míssil, mas bola seguiu na direção de Ricardo Batista que, atento, encaixou com segurança.

48'

Volta a entrar mais afoito o Casa Pia. Nuno Moreira (outra vez...) tentou o cruzamento da esquerda, já dentro da área, mas nenhum companheiro apareceu para a emenda e a bola passou perto do poste esquerdo da baliza defendida por João Gonçalves.

Não há alterações nas equipas para esta etapa complementar. João Pereira e Cristiano Bacci, técnicos de Casa Pia e Boavista, respetivamente, fazem regressar do balneário os mesmos jogadores que tinham escolhido para os onzes iniciais.

46'

Início da segunda parte.

Intervalo! Casa Pia 0 Boavista 0. Os primeiros 45 minutos não vão deixar grandes saudades. Os gansos têm sido a equipa mais positiva, privilegiando a posse e tentando explorar as faixas laterais para encontrarem os melhores espaços para o ataque à área contrária, mas apenas Pablo Roberto, por duas vezes e sempre servido por Nuno Moreira, conseguiu colocar João Gonçalves em sentido. O Boavista tem demonstrado uma boa organização defensiva, é verdade, mas depois falta às panteras mais audácia no último terço. Ricardo Batista tem sido um mero espectador...

45+4'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).

43'

Nuno Moreira tenta a sua sorte de longe, depois de fletir ligeiramente da esquerda para o centro, mas João Gonçalves estava atento e encaixou com segurança.

31'

O jogo é reiniciado.

29'

Paragem no encontro para hidratação.

28'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

28'
Amarelo

Telasco Segovia comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

25'

Situação... insólita! Cristiano Bacci foi alertado pelo 4.º árbitro de que não poderia estar de camisola preta, devido à cor do equipamento do Casa Pia, e, dessa forma, o treinador do Boavista não foi de modas: despiu a camisola que e vestiu outra, de cor cinzenta. Depois de alguns instantes em tronco nu, eis que o assunto ficou resolvido.

Κείμενο περιγραφής
12'

Outra vez o Casa Pia a aproximar-se da baliza do Boavista! Incursão de Nuno Moreira pela esquerda, cruzamento atrasado para o coração da área e Pablo Roberto, de pé esquerdo, atirou muito por cima da barra.

9'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

7'

Primeira aproximação perigosa do Casa Pia! Passe de Nuno Moreira e Pablo Roberto, já dentro da área, descaído para o flanco esquerdo, remata de bico às malhas laterais da baliza defendida por João Gonçalves.

5'
Amarelo

Nermin Zolotic comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

1'

O Casa Pia sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

A cerca de 10 minutos do início da partida, os jogadores das duas equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento e recolheram novamente aos balneários. Daqui a instantes, os artistas voltarão, em definitivo, ao bem tratado relvado do Estádio Municipal de Rio Maior, que está novamente a ser regado.

As bancadas do Estádio Municipal de Rio Maior já estão a ficar compostas. Nas duas centrais estão, naturalmente, os adeptos do Casa Pia, mas registo também para uma considerável falange de apoio do Boavista, situada num dos topos do recinto.

Boavista (treinador): Cristiano Bacci

Boavista (suplentes): Tomé Sousa (76), Manuel Namora (17), Tiago Machado (23), Seba Pérez (24), Augusto Dabó (25), João Barros (71), Alexandre Marques (73), Tomás Silva (75) e Marco Ribeiro (88)

Boavista (titulares): João Gonçalves (99); Pedro Gomes (15), Rodrigo Abascal (26), Filipe Ferreira (20) e Bruno Onyemaechi (70); Joel Silva (16), Ibrahima Camará (2) e Vukotic (18); Miguel Reisinho (10), Robert Bozenik (9) e Salvador Agra (7)

Casa Pia (treinador): João Pereira

Casa Pia (suplentes): Daniel Azevedo (22); Duplexe Tchamba (2), Max Svensson (9), Tiago Dias (11), Miguel Sousa (14), Henrique Pereira (52), Larrazabal (72), Samuel Obeng (77) e Andrian Kraev (89)

Casa Pia (titulares): Ricardo Batista (33); João Goulart (4), José Fonte (6) e Zolotic (19); André Geraldes (18), Beni (16), Telasco Segovia (8) e Leonardo Lelo (5); Nuno Moreira (7), Raúl Blanco (10) e Pablo Roberto (80)

Árbitro: Pedro Ramalho (AF Évora); Assistentes: Gonçalo Vaz Freire e Luís Viegas; 4.º Árbitro: Marcos Brazão; VAR/AVAR: Manuel Oliveira e Carlos Campos

Já há equipas oficiais!

A tarde está muito quente em Rio Maior e o relvado tem estado a ser regado nos últimos minutos. Os jogadores das duas equipas já estiveram por breves instantes no tapete verde do anfiteatro riomaiorense, onde deverão regressar em breve para a realização dos habituais exercícios de aquecimento.

Recorde a projeção feita por Cristiano Bacci, treinador do Boavista, na conferência de Imprensa de antevisão à partida que marca o seu regresso ao futebol português:

Eis a antevisão de João Pereira, treinador do Casa Pia, na conferência de Imprensa de antevisão à sua estreia absoluta na elite nacional:

E mesmo perante tantas indefinições, A BOLA lançou-se ao desafio de tentar entrar na cabeça dos dois treinadores e arriscou avançar com os onzes prováveis - caro leitor, até que a ficha de jogo oficial seja conhecida, temos em nós todas as certezas do mundo. Nessa altura, podemos constatar que, afinal, não temos grande jeito para assumirmos as funções de um técnico (se for o caso, ou seja, se o estimado leitor vislumbrar grandes diferenças dos 22 artistas que vão iniciar a partida relativamente às nossas previsões, então queira aceitar as nossas desculpas. Continuaremos a ser, apenas e só, jornalistas).

A ronda inaugural de um campeonato, já se sabe, acarreta sempre grande dose de incerteza(s). As equipas ainda estão em construção, os plantéis ainda podem sofrer alterações em virtude de o mercado de transferências encerrar apenas no final do mês e, como tal, nesta altura é sempre de um grau de imprevisibilidade muito grande tentar antever o que pode acontecer. Ainda assim, olhando à qualidade dos jogadores que constam de um lado e de outro e fazendo fé que os artistas também têm saudades dos jogos a doer (tal como, de resto, acontece com os adeptos), podemos esperar um espetáculo interessante entre Casa Pia e Boavista. Têm a palavra os craques...

Casa Pia e Boavista são duas das equipas que entram em ação este sábado, na 1.ª jornada da Liga. O Estádio Municipal de Rio Maior será o palco do duelo entre gansos e panteras e A BOLA já está no recinto riomaiorense para acompanhar a par e passo esta partida. E, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!