Casa Pia-Benfica: voaram os gansos, caíram (com estrondo) as águias

Eduardo Pedrosa Marques • 01:13 - 25.01.2025/ Atualizado: 19:59 - 25.01.2025

À vantagem dada por Di María às águias (14'), responderam Cassiano (32') e Nuno Moreira (60') para os gansos. Jérémy Livolant, já em período de compensação, sentenciou o desafio

Rui Costa abandonou a tribuna presidencial antes do apito final. O líder máximo da SAD do Benfica estava visivelmente insatisfeito com o resultado e não esperou pelo final do jogo para abandonar o local onde assistiu ao desafio.

Final da partida! Casa Pia 3 Benfica 1. Ángel Di María (de penálti) colocou as águias na frente, aos 14 minutos, mas Cassiano (com um remate forte e colocado) levou tudo empatado para o intervalo com o tento que apontou aos 32 minutos. Na etapa complementar, Nuno Moreira, superiormente assistido por Larrazabal, completou a reviravolta (60'), com Jérémy Livolant a sentenciar o encontro já em período de compensação. O Casa Pia continua num extraordinário momento e reforça o 6.º lugar da tabela classificativa, o Benfica pode ficar a seis pontos de distância do Sporting (caso os leões derrotem esta noite o Nacional) e ser ainda ultrapassado pelo FC Porto, que está a um ponto de distância e que recebe amanhã o Santa Clara.

90+6'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

95'

Golo do Casa Pia!! Transição rapidíssima dos gansos, assistência de Max Svensson e Jérémy Livolant, completamente isolado, faz o 3-1. Tudo resolvido!

90+4'

G O O O O O L O - Jeremy Livolant marca de pé esquerdo!

92'

Patrick Sequeira... à segunda! Livre direto de Kokçu, com o guarda-redes dos gansos a segurar, mesmo depois de alguma dificuldade inicial.

Tempo adicional mínimo: 5 minutos

90+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minuto(s).

88'

Dupla substituição no Casa Pia, com as saídas de José Fonte e Nuno Moreira para as entradas de Ruben Kluivert e Pablo Roberto.

88'
Substituição

José Fonte sai do campo e é substituído por Ruben Kluivert numa substituição tática.

87'
Substituição

Nuno Moreira sai do campo e é substituído por Pablo Roberto numa substituição tática.

82'
Amarelo

Cartao amarelo para Miguel Sousa.

81'

Tripla substituição no Benfica, com as saídas de Leandro Barreiro, Di María e Arthur Cabral para as entradas de Fredrik Aursnes, Manu Silva e Amdouni.

81'
Substituição

Arthur Cabral sai do campo e é substituído por Zeki Amdouni numa substituição tática.

81'
Substituição

Leandro Barreiro sai do campo e é substituído por Manu Silva numa substituição tática.

81'
Substituição

Di María sai do campo e é substituído por Fredrik Aursnes numa substituição tática.

80'

O jogo é reiniciado.

79'

O jogo é parado, enquanto o árbitro fala com alguns dos jogadores.

79'
Amarelo

Nuno Moreira do Casa Pia vê cartão amarelo por perder tempo.

75'

Grande oportunidade para o Benfica! Pontapé de canto cobrado à esquerda por Kokçu, Alexander Bah assistiu de cabeça ao segundo poste e António Silva, à entrada da pequena área e também de cabeça, atirou ao lado.

Kokçu, no último suspiro da primeira parte, viu Patrick Sequeira voar para lhe negar os intentos:

74'

O jogo é reiniciado.

74'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

74'
Substituição

Rafael Brito sai do campo e é substituído por Miguel Sousa numa substituição tática.

74'

Dupla substituição no Casa Pia, com as saídas de Larrazabal e Rafael Brito para as entradas de André Geraldes e Miguel Sousa.

74'
Substituição

Gaizka Larrazabal sai do campo e é substituído por André Geraldes numa substituição tática.

70'

Outra vez os casapianos! Max Svensson fugiu em velocidade pelo corredor central e, mesmo perante a oposição de António Silva, rematou forte, mas ao lado do poste direito da baliza à guarda de Trubin.

69'

Dupla substituição no Benfica, com as saídas de Florentino e Akturkoglu para as entradas de Pavlidis e Schjelderup.

69'
Substituição

Florentino sai do campo e é substituído por Pavlidis numa substituição tática.

69'
Substituição

Kerem Akturkoglu sai do campo e é substituído por Andreas Schjelderup numa substituição tática.

66'

Tenta reagir o Benfica! Passe picado de Di María, cabeceamento de Arthur Cabral que não levou a melhor direção, e Alexander Bah, na recarga, ainda tentou oferecer o golo a Leandro Barreiro, mas o lance foi cortado pelo último reduto dos gansos. Que confusão...

António Silva, já nos descontos da primeira parte, ameaçou o golo:

65'

Substituição no Casa Pia, com a saída de Cassiano para a entrada de Max Svensson.

65'
Substituição

Cassiano sai do campo e é substituído por Max Svensson numa substituição tática.

Eis o lance do penálti revertido por António Nobre, ainda na primeira parte:

60'

Golo do Casa Pia!! Cruzamento da direita de Larrazabal e Nuno Moreira, no coração da área, remata colocado para a cambalhota no marcador. 2-1.

60'

G O O O O O L O - Nuno Moreira marca de pé esquerdo!

Número oficial de espectadores: 7.051

55'

Outra vez Larrazabal! O lateral/ala direito dos gansos está afoito no ataque nesta etapa complementar e, desta feita, ousou mesmo o remate, mas a bola saiu ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Trubin.

54'

Grande corte de António Silva! Lance de Larrazabal pela direita, cruzamento do espanhol e, já com Trubin batido, valeu ao Benfica o excelente sentido posicional do defesa-central internacional português, a impedir males maiores.

54'

O jogo é reiniciado.

53'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

52'

O jogo é reiniciado.

51'

Tenta o Casa Pia! Jérémy Livolant remata de longe, forte, mas muito por cima da barra da baliza à guarda de Trubin.

51'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Não há alterações nas equipas. João Pereira e Bruno Lage, treinadores de Casa Pia e Benfica, respetivamente, fazem regressar para a segunda parte os mesmos jogadores que haviam escolhido para os onzes iniciais.

Início da segunda parte!

46'

Início da segunda parte.

Akturkoglu viu a barra negar-lhe os festejos, aos 24 minutos:

Intervalo! Casa Pia 1 Benfica 1. Primeira parte bastante intensa em Rio Maior. Os encarnados entraram a todo o gás e podiam ter inaugurado o marcador bem cedo, mas Patrick Sequeira parou as tentativas de Arthur Cabral (2' e 7'). Mas o golo das águias chegaria mesmo: penálti de Duplexe Tchamba sobre Leandro Barreiro e Di María, chamado à conversão do castigo máximo, não perdoou (14'). O Benfica tinha o jogo totalmente controlado e podia ter aumentado a contenda. Porém, Patrick Sequeira negou os intentos a Kokçu (20') e a barra foi inimiga de Akturkoglu (24'). Não houve golo de um lado... houve do outro. Cassiano rematou forte e colocado e empatou a contenda (32'). Pouco depois, António Nobre assinalou penálti a favor do Casa Pia, por entender que Otamendi tinha derrubado Nuno Moreira à margem das leis, mas, alertado pelo VAR e após ir ver as imagens, o árbitro da partida reverteu a decisão por considerar que a falta do defesa-central argentino tinha sido fora da área. Já nos últimos suspiros desta primeira parte, Arthur Cabral (44'), António Silva (45+2') e Kokçu (45+3') ameaçaram levar o Benfica em vantagem para o descanso, mas não tiveram sucesso nas suas ações. Tudo em aberto para a etapa complementar!

45+5'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

48'

Voa Patrick Sequeira! Remate em arco de Kokçu, ainda de fora da área e descaído para a esquerda, mas o guarda-redes dos casapianos lançou-se com categoria para evitar o golo do internacional turco dos encarnados.

47'

Por cima! Pontapé de canto batido à esquerda por Kokçu e cabeceamento de António Silva por cima da barra da baliza à guarda de Patrick Sequeira.

Foi neste lance, aos 12 minutos, que Duplexe Tchamba cometeu penálti, após derrubar Leandro Barreiro à margem das leis:

Aos 7 minutos, Arthur Cabral voltou a tentar o golo neste lance:

Tempo adicional mínimo: 4 minutos

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 4 minuto(s).

Arthur Cabral, logo aos 2 minutos, deu o primeiro sinal de perigo:

44'

Outra vez Arthur Cabral! Cabeceamento do ponta de lança brasileiro para defesa segura de Patrick Sequeira.

Aí está a decisão! António Nobre reverte o penálti por considerar que a falta de Otamendi tinha sido cometida fora da grande área.

António Nobre vai ver as imagens. Significa isto que Vasco Santos e Nuno Manso, VAR e AVAR, respetivamente, tiveram uma interpretação diferente do árbitro.

O lance está a ser analisado pelo VAR.

37'

Penálti para o Casa Pia! António Nobre entende Nuno Moreira é derrubado à margem das leis por Otamendi e os gansos têm oportunidade de ouro para passarem para a frente do marcador.

32'

Golo do Casa Pia!! Remate forte e colocado de Cassiano para o fundo das redes da baliza de Trubin. Está restabelecida a igualdade em Rio Maior. 2-2.

32'

G O O O O O L O - Cassiano do Casa Pia bate o guarda redes de fora da área de pé direito!

Assistência
24'

Na barra! Que tiro de Akturkoglu!! Foi de fora da área que o turco tentou a sua sorte, com um remate de primeira e carregado de potência, mas a bola raspou no travessão da baliza à guarda de Patrick Sequeira e saiu. O Benfica ficou a milímetros do segundo...

O Casa Pia aproximou-se da grande área do Benfica, mas o melhor que os gansos conseguiram foram dois pontapés de canto. Os referidos lances de bola parada, ambos cobrados por Leonardo Lelo, do lado direito, não ofereceram perigo a Trubin.

20'

Agora foi Kokçu a tentar a sua sorte! O internacional turco visou a baliza de Patrick Sequeira, mas guarda-redes internacional pela Costa Rica estava atento e susteve o remate do camisola 10 das águias.

14'

Golo do Benfica!! Ángel Di María, na conversão do pontapé de penálti, atira a contar. Os encarnados estão na frente do marcador. 0-1.

14'
Golo (P)

G O O O O O L O - Di María do Benfica de pé esquerdo marca o penalti. escolheu mal o lado.

12'

Penálti para o Benfica! Leandro Barreiro foi derrubado por Duplexe Tchamba.

12'

Responde o Casa Pia! Livre apontado por Nuno Moreira da meia direita e Duplexe Tchamba, ao segundo poste, cabeceia ao lado.

8'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

7'

Outra vez o Benfica e outra vez... Arthur Cabral! Remate forte do camisola 9 das águias, à entrada da pequena área e ligeiramente descaído para a direita, mas Patrick Sequeira voltou a negar os intentos ao ponta de lança brasileiro.

Início da partida!

2'

Primeira ameaça do Benfica! Remate de Arthur Cabral, à entrada da área, para defesa segura de Patrick Sequeira.

1'

O Benfica sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

As três equipas terminaram os respetivos períodos de aquecimento e já regressaram aos balneários. Dentro de instantes, os artistas voltarão ao relvado do Estádio Municipal de Rio Maior para que arranque a partida entre Casa Pia e Benfica, referente à 19.ª jornada da Liga.

Voltando aos eleitos de Bruno Lage para este encontro, destaque para Manu Silva. O médio recentemente contratado ao Vitória de Guimarães foi convocado para esta partida, irá começar no banco de suplentes, mas este duelo com o Casa Pia poderá marcar a estreia de Manu Silva com a camisola dos encarnados.

Κείμενο περιγραφής

A cerca de meia hora do início da partida, as bancadas do Estádio Municipal de Rio Maior ainda apresentam algumas clareiras. O vermelho predomina, mas na central também já há bastantes adeptos do Casa Pia. No exterior do recinto ainda há muitas pessoas e, como tal, espera-se casa quase cheia no anfiteatro riomaiorense. O tempo até está relativamente convidativo, uma vez que o final de tarde não está assim tão frio quanto se perspetivava, sendo que a chuva, essa, nem vê-la, para já...

Os jogadores do Casa Pia escolhidos por João Pereira para esta partida também já aquecem:

Κείμενο περιγραφής

Os titulares e os suplentes do Benfica também já estão a aquecer no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior:

Κείμενο περιγραφής

Os três guarda-redes do Benfica também já realizam o habitual aquecimento antes do jogo:

Κείμενο περιγραφής

Os guarda-redes do Casa Pia já estão em exercícios de aquecimento:

Κείμενο περιγραφής

Já João Pereira, técnico do Casa Pia, mexe apenas numa peça relativamente ao encontro diante do Boavista (3-2), na passada segunda-feira: sai Andrian Kraev (castigado) e entra Rafael Brito.

Bruno Lage procede a quatro alterações no onze tendo como termo de comparação o jogo da passada terça-feira, diante do Barcelona (4-5), para a Liga dos Campeões: saem Tomás Araújo, Fredrik Aursnes, Schjelderup e Pavlidis, entram Alexander Bah, Leandro Barreiro, Di María e Arthur Cabral.

Árbitro: António Nobre (AF Leiria); Assistentes: Pedro Ribeiro e Nélson Pereira; 4.º Árbitro: José Rodrigues; VAR/AVAR: Vasco Santos e Nuno Manso

Casa Pia (treinador): João Pereira

Casa Pia (suplentes): Ricardo Batista (33), Ruben Kluivert (3), Max Svensson (9), Fahem Benaissa (12), Miguel Sousa (14), André Geraldes (18), Zolotic (19), Samuel Obeng (77) e Pablo Roberto (80)

Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), José Fonte (6) C e Duplexe Tchamba (2); Larrazabal (72), Beni (16), Rafael Brito (17) e Leonardo Lelo (5); Jérémy Livolant (29), Cassiano (90) e Nuno Moreira (7)

Benfica (treinador): Bruno Lage

Benfica (suplentes): Samuel Soares (24), Amdouni (7), Fredrik Aursnes (8), Pavlidis (14), Manu Silva (16), Schjelderup (21), Rollheiser (21), Beste (37) e Tomás Araújo (44)

Benfica (titulares): Trubin (1); Bah (6), António Silva (4), Otamendi (30) C e Carreras (3); Leandro Barreiro (18), Florentino (61) e Kokçu (10); Di María (11), Arthur Cabral (9) e Atkurkoglu (17)

Já há equipas oficiais!

A chegada do autocarro do Benfica a Rio Maior

Chegada da equipa a Rio Maior para o Casa Pia-Benfica, da 19.ª jornada da Liga



Já há muitos adeptos do Benfica em Rio Maior.

Adeptos do Benfica em Rio Maior antes do jogo com o Casa Pia

Maré vermelha junto ao estádio



Ainda durante a conferência de Imprensa de antevisão ao duelo desta tarde, Bruno Lage abordou a contratação de Manu Silva, jovem médio que o Benfica acabou de contratar ao Vitória de Guimarães.

A propósito de Pavlidis, o internacional grego chegará, ao que tudo indica, motivado a Rio Maior. Apesar da derrota do Benfica diante do Barcelona (4-5), para a Liga dos Campeões, o camisola 14 das águias brilhou ao apontar três golos diante do conjunto catalão e, dessa forma, poderá ter encontrado na partida europeia a fórmula de sucesso para uma segunda metade da época mais de acordo com o rótulo de goleador com que chegou à Luz. E Bruno Lage parece acreditar nisso mesmo:

Na primeira volta, no Estádio da Luz, o Benfica bateu o Casa Pia por 3-0. Porém, e ao contrário do que o resultado possa indicar, o jogo não foi assim tão simples para as águias. Os três golos da equipa que, na altura, ainda era orientada por Roger Schmidt apareceram apenas nos últimos 20 minutos: Pavlidis, Tiago Gouveia e Fredrik Aursnes foram os marcadores de serviço.

Foi desta forma que Bruno Lage, treinador do Benfica, projetou o jogo desta tarde:

Recorde a antevisão de João Pereira, treinador do Casa Pia:

O facto de jogar duas horas e meia antes do Sporting permite ao Benfica ter a motivação acrescida de, ainda que à condição, igualar os leões no topo da tabela. O conjunto verde e branco, que a partir das 20.30 horas recebe o Nacional, soma 44 pontos, pelo que um triunfo dos encarnados permitir-lhes-á chegar à mesma pontuação do eterno rival. Se tal acontecer, depois ver-se-á o que a formação de Rui Borges fará no duelo com os insulares.

O conjunto comandado por Bruno Lage pretende dar uma resposta imediata ao desaire sofrido na passada terça-feira diante do Barcelona (4-5), para a Liga dos Campeões. Antes disso, refira-se, os encarnados tinham goleado o Famalicão (4-0), naquele que foi o regresso às vitórias para a Liga após a derrota caseira com o SC Braga (1-2). Pelo meio, diga-se, o Benfica derrotou o mesmo SC Braga (3-0), nas meias-finais da Taça da Liga, troféu que acabou por erguer ao bater o Sporting no jogo decisivo (7-6 no desempate por penáltis após o 1-1 registado no tempo regulamentar). E o percurso recente dos atuais vice-líderes do campeonato também ficou marcado pelo apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, isto depois do triunfo no recinto do Farense (3-1).

A formação orientada por João Pereira passa pela melhor fase da época no que concerne aos jogos do campeonato, uma vez que pontuou nos últimos seis encontros (quatro vitórias e dois empates). O FC Porto foi a última equipa a derrotar o Casa Pia (2-0), num duelo da 12.ª ronda realizado no passado dia 2 de dezembro de 2024. Daí para cá, os casapianos bateram Estoril (2-0), Arouca (3-1), SC Braga (2-1) e Boavista (3-2), tendo empatado com Aves SAD e Famalicão (ambos 1-1). Pelo meio, acrescente-se, os gansos sofreram outro desaire, mas para a Taça de Portugal, no caso, nos oitavos de final, diante do Rio Ave (1-3).

Os gansos entram nesta ronda num tão surpreendente quanto justo 6.º lugar da classificação (27 pontos), ao passo que as águias estão no 2.º posto (41) e têm a oportunidade, ainda que à condição, de igualar o Sporting no topo da tabela - os leões entram em campo mais logo, a partir das 20.30 horas, defrontando o Nacional, em Alvalade.

A 19.ª jornada da Liga passa pelo Estádio Municipal de Rio Maior, palco do embate entre Casa Pia e Benfica e que tem o pontapé de saída agendado para as 18 horas. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre esta partida e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!