Benfica-SC Braga: Di María e Carreras carregam águias para o dérbi na final da Taça da Liga

Eduardo Pedrosa Marques • 15:01 - 08.01.2025/ Atualizado: 21:39 - 08.01.2025

Bis do extremo argentino e golo do lateral-esquerdo espanhol garantiram a presença dos encarnados na discussão do troféu, no próximo sábado, diante do Sporting

Final da partida! Benfica 3 SC Braga 0. Uma exibição categórica do Benfica e cujo triunfo até peca por escasso. Angel Di María (26' e 37') e Álvaro Carreras (28') foram os autores dos golos dos encarnados, que, desta forma, carimbaram o passaporte para a final da Taça da Liga. No próximo sábado (19.45 horas), Benfica e Sporting disputam o troféu no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

O lance que ditou a expulsão de Jónatas Noro, aos 78 minutos:

91'

Grande ocasião para o Benfica! Excelente trabalho individual de João Rego pela direita, assistência perfeita para Akturkoglu, mas o remate do turco foi defendido por Matheus.

Tempo adicional mínimo: 4 minutos

Tomás Araújo ofereceu o golo a Pavlidis, aos 74 minutos, mas o internacional grego não conseguiu o desvio para o fundo das redes:

84'
Substituição

Substituto sai do campo

84'

Substituição no SC Braga, com a saída de Fran Navarro para a entrada de Bright Arrey-Mbi.

83'
Amarelo

Cartão amarelo

81'
Substituição

Substituto sai do campo

81'

Substituição no Benfica, com a saída de Álvaro Carreras para a entrada de Jan-Niklas Beste.

78'
Vermelho

Cartão vermelho

78'

Aí está a decisão de Cláudio Pereira: cartão vermelho para Jónatas Noro. O árbitro da partida explicou que o jovem defesa-central do SC Braga tinha pisado Álvaro Carreras expulsou-o da partida.

Cláudio Pereira, árbitro da partida, é chamado pelo VAR para visionar umas imagens. Veremos qual será a decisão.

Número oficial de espectadores: 19.917

O golo anulado a Pavlidis, aos 59 minutos:

75'

Dupla substituição no Benfica, com as saídas de Di María e Pavlidis para as entradas de João Rego e Arthur Cabral.

74'
Substituição

Substituto sai do campo

74'
Substituição

Substituto sai do campo

74'

Grande ocasião para o Benfica! Incursão de Tomás Araújo pelo flanco direito, cruzamento para o coração da área e Pavlidis não consegue o desvio para golo por milímetros...

73'
Substituição

Substituto sai do campo

73'

Dupla substituição no SC Braga, com as saídas Víctor Gómez e Gorby de para as entradas de Jónatas Noro e Gharbi.

72'
Substituição

Substituto sai do campo

67'

Remate forte de Renato Sanches, de meia distância, mas muito por cima da barra da baliza à guarda de Matheus.

65'
Substituição

Substituto sai do campo

65'
Substituição

Substituto sai do campo

65'

Dupla substituição no Benfica, com as saídas de Kokçu e Schjelderup para as entradas Renato Sanches e Akturkoglu.

Pavlidis também tentou fazer o gosto ao pé, aos 56 minutos, mas o remate do ponta de lança grego do Benfica saiu perto do poste direito da baliza de Matheus:

62'
Amarelo

Cartão amarelo

Schjelderup, na sequência de uma bela jogada individual, viu João Ferreira negar-lhe o golo aos 49 minutos:

59'

Golo anulado ao Benfica! Excelente jogada de Schjelderup pela esquerda, cruzamento ao segundo poste e Pavlidis, de cabeça, introduziu a bola no fundo das redes da baliza de Matheus. Porém, o ponta de lança grego estava em posição irregular e o lance foi invalidado pela equipa de arbitragem.

56'

Mais uma ameaça do Benfica! Remate em jeito de Pavlidis, à entrada da área, com a bola a sair a rasar o poste direito da baliza contrária.

Roger Fernandes, aos 48 minutos, ficou muito perto de reduzir a desvantagem dos guerreiros do Minho:

53'

Outra vez Di María! Remate forte do camisola 11 dos encarnados, desta feita por cima da barra da baliza à guarda de Matheus.

49'

Responde o Benfica! Schjelderup fugiu em velocidade pela esquerda, contornou Matheus, mas viu o seu remate bloqueado por João Ferreira. Grande corte do defesa-central dos arsenalistas.

48'

Grande oportunidade para o SC Braga! Assistência de Fran Navarro e remate cruzado de Roger Fernandes a rasar o poste direito da baliza defendida por Trubin.

Confirma-se a dupla alteração no SC Braga: saem Gabri Martínez e Ricardo Horta, entram Roger Fernandes e Diego Rodrigues.

46'
Substituição

Substituto sai do campo

46'
Substituição

Substituto sai do campo

Início da segunda parte!

Diego Rodrigues e Roger Fernandes estão no relvado a fazer exercícios de aquecimento e vão ser apostas de Carlos Carvalhal para a segunda parte.

Kokçu, aos 41 minutos, também tentou inscrever o seu nome na lista de marcadores desta partida:

Aos 37 minutos, assistência perfeita de Pavlidis e bis de Angel Di María:

Intervalo! Benfica 3 SC Braga 0. Primeira parte de domínio avassalador dos encarnados. Tomás Araújo cabeceou à barra (5'), Di María rematou para um grande corte de Adrián Marín (11´), Álvaro Carreras viu Matheus negar-lhe os intentos (21') e Pavlidis teve a mira ligeiramente desafinada (26'). Depois de tantas situações de perigo criadas, o Benfica marcou mesmo e a... triplicar. Angel Di María (26' e 37') e Álvaro Carreras fizeram colorir o marcador e levam a formação orientada por Bruno Lage com uma vantagem extremamente confortável para o descanso. O conjunto liderado por Carlos Carvalhal praticamente não existiu nestes 45 minutos iniciais e apenas Bruma ousou visar a baliza de Trubin, mas o lance (que até terminou com a bola dentro da baliza das águias) foi invalidado por posição irregular do extremo dos arsenalistas.

Álvaro Carreras, aos 28 minutos, aumentou a vantagem das águias:

Tempo adicional mínimo: 1 minuto

Foi desta forma que Angel Di María fez o primeiro golo do Benfica, aos 27 minutos:

41'

Mais Benfica! Passe de Di María e remate forte de Kokçu, em zona frontal, por cima do travessão da baliza arsenalista.

37'

Gol Regular

Assistência
37'

Golo do Benfica!! Pavlidis fugiu em velocidade pela esquerda, ultrapassou a oposição de Robson Bambu, levantou a cabeça e endossou o esférico de forma perfeita a Di María. O argentino, na cara de Matheus, rematou de primeira para o fundo das redes da baliza arsenalista. Está feito o 3-0.

Eis o golo anulado a Bruma, aos 23 minutos:

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, já colocou quatro jogadores em exercícios de aquecimento: André Horta, Diego Rodrigues, Roger Fernandes e Amine El Ouazzani.

Álvaro Carreras, aos 21 minutos, também deixou um aviso a Matheus:

Di María, aos 11 minutos, demonstrou que estava a afinar a mira:

28'

Golo do Benfica!! Remate forte e colocado de Álvaro Carreras para o segundo dos encarnados. 2-0.

28'

Gol Regular

Assistência
27'

Gol Regular

Assistência
26'

Golo do Benfica! Di María fletiu da direita para o centro e já no interior da área rematou colocado, junto ao poste esquerdo da baliza de Matheus, inaugurando o marcador em Leiria. 1-0.

26'

Outra vez o Benfica! Cruzamento da esquerda de Kokçu e cabeceamento de Pavlidis, ligeiramente por cima da barra da baliza à guarda de Matheus.

23'

Golo... em fora de jogo! Bruma fugiu pelo centro da defensiva encarnada, rematou para o fundo das redes da baliza de Trubin, mas subiu a bandeirola e o lance foi invalidado por posição irregular do internacional português.

21'

Mais uma grande chance para o Benfica! Excelente jogada individual de Álvaro Carreras e remate de pé direito, já dentro da área, para enorme defesa de Matheus, que cedeu canto.

Só a barra da baliza defendida por Matheus impediu que Tomás Araújo inaugurasse o marcador, logo aos 5 minutos:

14'

Pavlidis cheirou o golo, com um remate à entrada da área que até acabou por ser defendido por Matheus, mas o ponta de lança grego do Benfica estava em posição irregular.

11'

Mais uma grande oportunidade para o Benfica! Di María rematou no coração da área, a bola ia na direção da baliza de Matheus, mas valeu aos arsenalistas a astúcia de Adrián Marín, que ofereceu o corpo à bola e impediu que o remate do argentino dos encarnados causasse mossa.

5'

Na barra!! Pontapé de canto batido à esquerda por Kokçu e Tomás Araújo, ao segundo poste, cabeceou à barra da baliza de Matheus. O Benfica ficou a milímetros de abrir o ativo...

Κείμενο περιγραφής

Início da partida!

As três equipas já estão no terreno de jogo. Dentro de instantes, vai rolar a bola neste Benfica-SC Braga.

Também os jogadores do SC Braga já terminaram o período de aquecimento e recolheram aos balneários. Dentro de instantes, as equipas voltarão ao relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa para que possa ser dado o pontapé de saída neste duelo das meias-finais da Taça da Liga.

A equipa do Benfica já recolheu aos balneários e foi bastante ovacionada pelos adeptos encarnados presentes no recinto leiriense.

A cerca de 25 minutos do início da partida, ainda há muitas cadeiras por ocupar nas bancadas do anfiteatro leiriense. A Liga anunciou, durante a tarde desta quarta-feira, que os bilhetes estavam esgotados, pelo que é previsível que nos próximos instantes entrem muitos espectadores e, dessa forma, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa possa ficar repleto.

Κείμενο περιγραφής

Também os jogadores do Benfica estão já no relvado do recinto leiriense para fazerem os respetivos exercícios de aquecimento. Recorde o onze escolhido por Bruno Lage: Trubin; Tomás Araújo, Otamendi (C), António Silva e Álvaro Carreras; Aursnes, Florentino e Kokçu; Di María, Pavlidis e Schjelderup.

Κείμενο περιγραφής

A equipa do SC Braga também já subiu ao tapete verde do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, para os habituais exercícios de aquecimento. Recordemos o onze inicial escalado por Carlos Carvalhal: Matheus; João Ferreira, Robson Bambu e Adrián Marín; Víctor Gómez, Vítor Carvalho, Gorby e Gabri Martínez; Ricardo Horta (C), Fran Navarro e Bruma.

Κείμενο περιγραφής

Os guarda-redes do SC Braga já estão em exercícios de aquecimento. Matheus (que vai ser o titular), Lukas Hornicek (o suplente) e Tiago Sá (que ficou de fora da ficha de jogo) fazem a ativação para a partida desta noite.

BRUNO LAGE EXPLICA EQUIPA TITULAR, em declarações à Sport TV: «Tomás [Araújo] vai jogar à direita, sim. Escolhemos os melhores para cada momento. Florentino? Olhámos para o que aconteceu no último jogo e seguimos para este com outra ideia e outro posicionamento para tentar surpreender o adversário. Queremos sempre que Kokçu tenha a função de construir e liberdade. Schjeldelrup? Olhámos para o momento do Akturkoglu, acreditamos imenso no Andreas e espero que possa contribuir para vencer. Benfica está sempre pressionado. Nada era um mar de rosas como agora não está tudo mal. Queremos estabilidade nos resultados e no onze, nem sempre é possível. Vamos entrar determinados para voltar a fazer o que fazíamos muitos bem»

O médio João Moutinho, com síndrome gripal, ficou de fora dos convocados de Carlos Carvalhal no SC Braga.

Suplentes do SC Braga: Hornicek, Jonatás, Diego, Arrey-Ebi, Gharbi, André Horta, Roger, Roberto e El Ouazzani.

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Bah, Beste, Leandro Barreiro, João Rego, Renato Sanches, Akturkoglu, Amdouni e Arthur Cabral.

ONZE DO SC BRAGA: Matheus; João Ferreira, Bambu e Adrián Marín; Victor Gómez, Vítor Carvalho, Gorby e Gabri Martinéz; Ricardo Horta, Fran Navarro e Bruma.

João Rego, médio ofensivo de 19 anos da formação das águias, é um dos jogadores que Bruno Lage convocou para o jogo desta quarta-feira. O jogador regressou há pouco tempo de lesão.

GRANDE NOVIDADE DE LAGE, QUE LANÇA SCHJELDERUP! Florentino também regressa ao meio-campo e Tomás Araújo será o lateral direito.

ONZE DO BENFICA: Trubin; Tomás, António Silva, Otamendi, Carreras; Florentino, Aursnes e Kokçu; Di María, Pavlidis e Schjelderup.

Chegada do autocarro do SC Braga ao estádio



Além dos dois treinadores, também um jogador de Benfica e SC Braga fizeram a projeção desta meia-final. Fredrik Aursnes e Ricardo Horta foram os porta-vozes de águias e guerreiros:

Voltando ao duelo desta noite, entre Benfica e SC Braga, recorde aqui as antevisões de ambos os treinadores, Bruno Lage e Carlos Carvalhal, respetivamente:

No que concerne aos treinadores mais titulados da Taça da Liga, o destaque é claramente Jorge Jesus. O atual técnico do Al Hilal, da Arábia Saudita, venceu a prova por seis vezes (cinco pelo Benfica e uma pelo Sporting). Rúben Amorim (3, duas pelo Sporting e uma pelo SC Braga), e Carlos Carvalhal, Quique Flores, José Peseiro, Rui Vitória, Augusto Inácio, Marcel Keizer, Sérgio Conceição e Artur Jorge são os outros treinadores que podem orgulhar-se de já terem conquistado a competição.

Apesar de continuar a liderar a tabela dos clubes com maior sucesso na Taça da Liga, o Benfica já não vence a competição desde a época 2015/2016. Nessa altura, os encarnados golearam o Marítimo (6-2), numa final realizada no Estádio Cidade de Coimbra.

O Benfica é o clube que mais vezes conquistou a Taça da Liga (7). Neste ranking, seguem-se o Sporting (4), o SC Braga (3), e ainda FC Porto, Vitória de Setúbal e Moreirense (todos com um troféu vencido).

Esta é já a 18.ª edição da Taça da Liga, prova que teve o seu arranque na época 2007/2008 e cujo primeiro vencedor foi o Vitória de Setúbal. Na altura, os sadinos, comandados por Carlos Carvalhal (atual técnico do SC Braga), bateram na final o Sporting, então orientado por Paulo Bento. O jogo terminou empatado a zero, mas o Vitória levou a melhor no desempate por penáltis (3-2).

Este embate entre águias e guerreiros do Minho irá colocar frente a frente o clube recordista de troféus conquistados nesta Taça da Liga e o campeão em título da competição. Se, por um lado, o Benfica pode gabar-se de já ter vencido a prova em sete ocasiões, o SC Braga chega a esta 'final four' com o estatuto de último vencedor, uma vez que derrotou o Estoril na final da temporada passada. Na ocasião, e depois do 1-1 registado no tempo regulamentar, os bracarenses superiorizaram-se no desempate por penáltis (5-4) e conquistaram a terceira Taça da Liga do seu palmarés.

O vencedor do encontro de hoje carimbará o passaporte para a final da mais jovem competição do calendário nacional, sendo certo que Benfica e SC Braga já sabem quem irão defrontar na final do próximo sábado (também às 19.45 horas): o Sporting. Os leões venceram, ontem, o FC Porto (1-0) e aguardam adversário para o jogo de todas as decisões.

Benfica e SC Braga defrontam-se esta noite (19.4 horas), no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, numa partida referente às meias-finais da Taça da Liga. A BOLA já está no anfiteatro leiriense e vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre águias e guerreiros. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!