Benfica-Santa Clara: jogo fica resolvido em nove minutos

Afonso Santos • 15:19 - 30.10.2024/ Atualizado: 22:16 - 30.10.2024

Benfica ganha de forma clara, graças a uma grande exibição de Pavlidis. Santa Clara lutou como pôde, mas sucumbiu à pressão encarnada

Fim do encontro: Benfica 3-0 Santa Clara

Pavlidis coloca o Benfica nas meias-finais da Taça da Liga! O grego chegou, viu, assistiu Di María e bisou num jogo que o Santa Clara, com muito mérito, disputou até perto do final. O Benfica foi premiado pela insistência atacante que aumentou ao longo do segundo tempo e que acabou por sufocar a defesa açoriana.

Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto do encontro. Em breve, publicaremos todas as reações, destaques e a crónica do jogo.

90'

A segunda parte vai prolongar-se por mais 3 minutos.

80'

O VAR CONFIRMA: PAVLIDIS FAZ O 3-0!

Este é o avançado que os adeptos do Benfica esperavam: Pavlidis entrou e em 13 minutos marcous dois golos e ainda fez uma assistência. Esta é de longe a melhor exibição do grego com a camisola do Benfica.

Pavlidis faz o 3-0, mas o lance está a ser revisto pelo VAR - o grego poderia estar em fora de jogo.

76'

Pavlidis faz o 2-0 para o Benfica!!

Kokçu lançou Carreras na profundidade, que cruzou para Pavlidis fazer o segundo das águias e decidir o encontro.

71'

Goooooooloooooo do Benficaaaa!

E que obra de arte acaba de fazer Di María! Numa grande jogada de Pavlidis, o grego aguenta a pressão, roda sobre o adversário e cruza para Di María que, com um remate a meia altura, fuzilou a baliza do até então intransponível Gabriel Batista.

67'

Nova substituição no Benfica:

Sai Beste, um dos mais esclarecidos da equipa do Benfica, e entra Pavlidis.

O Benfica joga agora com dois pontas de lança em campo, com Pavlidis e Arthur Cabral. O corredor esquerdo fica entregue a Carreras enquanto Akturkoglu continua a rumar por espaços interiores.

Di María a atirar para nova defesa de Gabriel Batista!

O argentino ganhou espaço e rematou mesmo ao seu estilo - em arco e com o pé esquerdo - só que, de novo, o guardiã dos açorianos estava no sítio certo para impedir o golo.

Κείμενο περιγραφής

Bruno Lage não vai gostando do que vê (Foto: Miguel Nunes)

61'

QUE DESPERDÍCIO DE GABREL SILVA!

O recém-entrado do Santa Clara fica isolado num contra-ataque e, aproveitando a saída de Trubin da baliza, tentou o chapéu, mas a bola saiu muito por cima da baliza encarnada. Ouviram-se gritos de aflição no Estádio da Luz pouco segundos antes do remate.

60'

Santa Clara aproxima-se da baliza do Benfica com algum perigo, mas Klismahn atira com pouca força e ao lado da baliza de Trubin.

55'

Substituições no Santa Clara:

Saem Alisson Safira e Daniel Borges, entram e Gabriel Silva e Pedro Ferreira.

55'

A primeira grande jogada de Di María começa com dois dribles e um passe perigoso para Beste, que desvia já na pequena área, mas diretamente para fora.

52'

Akturkoglu movimenta-se bem e fica em boa posição para atirar à baliza, já à entrada da área, mas prefere assistir Arthur Cabral, que rapidamente é rodeado de defesas e não consegue rematar em condições.

49'

Aursnes cai na grande área e fica a pedir penálti, mas o árbitro manda jogar. O norueguês ficou a queixar-se de um empurrão pelas costas de Sérginho.

COMEÇA A 2.ª PARTE!

As substituições ao intervalo:

Saem de campo Renato Sanches e Amdouni e entram Kokçu e Di María.

Dois dos principais lances de perigo na 1.ª parte, com remates de Beste (16') e de Arthur Cabral (25'):

Intervalo: Benfica 0-0 Santa Clara

O Benfica não consegue ligar o jogo entre setores. Akturkoglu e Amdouni mal aparecem em jogo, deixando Arthur Cabral algo desapoiado. Beste foi o melhor elemento encarnado da 1.ª parte com dois remates perigosíssimos (aos 3' e 16'). Renato Sanches também está em bom plano, pautando o jogo da equipa.

Do lado do Santa Clara, Gabriel Batista tem sido essencial na baliza, mas esta é uma equipa destemida e que escolhe os momentos certos para tentar ferir o adversário. Ficou na retina a excelente oportunidade de golo que Safira desperdiçou (aos 39'), após um grande lance indidividual de Klismahn.

45+4'

O Santa Clara faz de tudo para segurar o empate até ao intervalo.

Há muitos assobios na Luz e Bruno Lage já colocou Di María a aquecer.

45'

Jogar-se-ão mais cinco minutos na primeira parte.

41'

Aktrukoglu não está a ter uma noite inspirada. O turco já perdeu a bola por algumas vezes e não consegue combinar da melhor maneira com os companheiros de ataque.

39'

Que falhanço de Safira à entrada da pequena área!!

Jogada fantástica de Klismahn na ala esquerda, a ultrapassar António Silva com muita classe antes de passar para Safira, que podia ter feito muito melhor.

A defesa de Gabriel Batista a cabeceamento de Beste, aos 3':

35'

Existe alguma precipitação do Benfica quando não controla a bola. O Santa Clara parece enervar as águias ao trocar a bola com qualidade. A equipa de Vasco Matos vai impondo, a espaços, o seu jogo.

Arthur Cabral está a aproveitar muito bem as costas da defensiva do Santa Clara. Ganha muitas bolas na profundidade e o Benfica aproveita-se disso para ganhar muitos metros no terreno através de passes longos para o brasileiro.

29'

Cartão amarelo a Safira após falta na saída de bola do Benfica.

28'

Daniel Borges e Renato Sanches desentendem-se em campo e os ânimos aquecem um pouco nas bancadas, com muitos assobios. Para já, os cartões continuam no bolso de Hélder Malheiro.

26'

Que perigo de Arthur Cabral!!!

O brasileiro ganha a bola a Gui Ramos num lance emprofundidade e atira com tudo para a baliza - estava lá Gabriel Batista para, mais uma vez, impedir o golo das águias.

25'

Bruno Lage manda à equipa para subir no terreno e pressionar mais o adversário.

Κείμενο περιγραφής

Apoio de todas as idades o Estádio da Luz (Foto: Miguel Nunes)

21'

O Benfica comete alguns erros na saída de bola, fruto da pressão mais alta do Santa Clara que, depois de recuperar a bola, não consegue capitalizar.

17'

Novo remate perigoso de Beste! Carreras está na origem da jogada, Akturkoglu coloca a bola na área onde Beste atira com perigo, mas por cima da baliza.

A entrada de Lucas Soares sobre Carreras. O jogador do Santa Clara não viu nenhum cartão.

Κείμενο περιγραφής

(Foto: Miguel Munes)

15'

Um alívio disparatado de António Silva resulta num pontapé de canto para o Santa Clara. A defesa do Benfica recompõ-se rapidamente e o canto não causa perigo nenhum.

12'

Após uma entrada tímida em campo, o Santa Clara começa a mostrar-se um pouco mais e já se vai aproximando da baliza de Trubin.

10'

Amdouni começa mesmo à direito do ataque do Benfica e Akturkoglu no meio, dando apoio a Arthur Cabral. Até agora, este trio tem estado apagado. Só a oportunidade de Beste no início do jogo causou algum perigo junto da baliza açoriana.

Entrada das equipas ao som do hino do Benfica

Ambiente quente na Luz para o pontapé de saída de águias e açorianos na Taça da Liga



5'

Carreras fica no chão após entrada dura de Lucas Soares, mas levanta-se rapidamente. O árbitro não mostra cartão ao ala direito do Santa Clara.

3'

Quase marca Beste!!!

Excelente jogada do Benfica culmina num cruzamento para o alemão que cabeceou para uma grande defesa de Gabriel Batista - está dado o primeiro aviso na Luz.

1'

Começa o jogo - sai o Santa Clara com bola!

Equipas alinhadas em campo, hino do Benfica cantado e cachecóis no ar: tudo a postos para o apito inicial na Luz!

Com um lugar na final-four da Taça da Liga em jogo, quem ganhar o duelo de hoje sabe que, na meia-final, irá enfrentar o vencedor do dérbi minhoto entre SC Braga e Vitória de Guimarães, agendado para amanhã às 18.45 horas.

Já há alguma polémica na Luz: o speaker informa por duas vezes que o período de aquecimento já terminou, mas os jogadores do Santa Clara continuam a praticar remates à baliza e não obedecem a esta indiciação, motivando vários assobios dos adeptos benfiquistas. Dois minutos após o aviso, a equipa açoriana acaba por regressar aos balneários.

Faltam 15 minutos para o apito inicial de Hélder Malheiro e as bancadas do Estádio da Luz já estão bem compostas, mas ainda longe de uma possível enchente.

Javier Saviola marca presença no Estádio da Luz para assistir a este duelo com o Santa Clara.

Saviola muito saudado pelos benfiquistas

Antigo goleador argentino do Benfica está no Estádio da Luz para ver a partida com o Santa Clara



O ex-jogador do Benfica jantara recentemente com Di María e Otamendi.

Benfica aquece ao som de Metallica

Enter Sandman é o tema escolhido



Ao serem listados os jogadores do Benfica pelo speaker do Estádio da Luz, Renato Sanches foi, de longe, aquele que recebeu mais aplausos. O médio é hoje titular pelo Benfica, algo que não acontecia desde a final da Taça da Liga de 2016, que as águias ganharam ao Marítimo por 6-2. Akturkoglu e o aniversariante António Silva também foram muito aplaudidos.

Bruno Lage mantém a aposta no 4x2x3x1. Será interessante ver as dinâmicas entre Amdouni e Akturkoglu em campo, entre o corredor direito e o central. Beste volta a ser aposta como extremo esquerdo e Arthur Cabral é titular, à frente de Pavlidis, apenas pela segunda vez na época (após a vitória com o Pevidém na Taça de Portugal, na qual o brasileiro fez uma assistência). Aursnes e Renato Sanches formam uma dupla de meio-campo muito possante e intensa; e a defesa, composta por Carreras, Otamendi, António Silva e Bah e com Trubin na baliza, mostra que Lage tem todas as intenções de somar a sua primeira vitória na Taça da Liga enquanto treinador.

Comparar Pavlidis com Gyokeres e Samu? Lage explica

Treinador do Benfica na antevisão do jogo com o Santa Clara para a Taça da Liga



Vasco Matos faz uma autêntica revolução no onze do Santa Clara, com nada menos do que oito (!) alterações em relação à vitória sobre o Gil Vicente (2-1) na última jornada da Liga. Só o guardião Gabriel Batista, o defesa Sidney Lima e o ala MT mantêm a titularidade. A equipa deverá manter a estrutura de 3x4x3 que tem utilizado esta época tendo agora os velozes Lucas Soares e Ricardinho no flanco direito. Sérginho e Klismahn terão a difícil tarefa de segurarem o meio-campo da equipa.

A uma hora do início do jogo, o Estádio da Luz está bastante despido, sendo pintado por poucos milhares de adeptos.

Destaque-se no Benfica a primeira titularidade para Renato Sanches, no nono aniversário do seu primeiro jogo de águia ao peito.

Três novidades no onze do Benfica em relação ao último jogo: entram Arthur Cabral, Amdouni e o aniversariante do dia, António Silva, que celebra hoje 21 primaveras.

Suplentes do Santa Clara: Néneca, Diogo Calila, Adriano, Pedro Ferreira, Gabriel Silva, Luís Rocha, João Costa, Bruno Almeida e Vinícius.

Treinador: Vasco Matos.

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Kokçu, Di María, Pavlidis, Schjelderup, Kaboré, Rollheiser, Tomás Araújo e Florentino.

Treinador: Bruno Lage.

Onze do Santa Clara: Gabriel Batista (C); Gui Ramos, Daniel Borges e Sidney Lima; Lucas Soares, Sérginho e Klismahn, MT; Ricardinho, Matheus Pereira e Alisson Safira.

Onze do Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi (C) e Carreras; Renato Sanches, Aursnes e Akturkoglu; Amdouni, Beste e Arthur Cabral.

Já há onzes!

Os jogadores do Benfica subiram ao terreno de jogo para um primeiro contacto com o tapete verde.

Recorde-se que a equipa de arbitragem é liderada por Hélder Malheiro (AF Lisboa), assistido por Gonçalo Vaz Freire e Hugo Coimbra, enquanto José Rodrigues é o 4.º árbitro. No VAR/AVAR estão Ricardo Baixinho e Vasco Marques.  

Κείμενο περιγραφής

Jogo começa às 20.15 horas, adeptos já começam a abeirar-se das entradas para o recinto de jogo.

Ambiente na Luz

Adeptos do Benfica já começam a chegar ao estádio. O jogo começa às 20.15 horas



O Benfica cumpre o segundo jogo consecutivo na Luz, depois da goleada imposta ao Rio Ave, por 5-0, na 9.ª jornada da Liga.

Neste novo formato da Taça da Liga este é um jogo de tudo o nada: quem vencer garante um lugar na 'final four'.

Todos os participantes da Taça da Liga 2024/2025

12 maio 2024, 21:16

Todos os participantes da Taça da Liga 2024/2025

Próxima edição da prova com 'concorrentes' definidos: os seis primeiros classificados da Liga e os primeiros dois da Liga 2; 'final-four em Leiria, de 4 a 11 de janeiro do próximo ano

E os açorianos tambem.

Águias fizeram o lançamento do jogo através das redes sociais.

Recorde a antevisão dos treinadores Bruno Lage e Vasco Matos a este encontro:

O Benfica volta a entrar na Taça da Liga com o estatuto de maior campeão da competição, com sete títulos conquistados. Bruno Lage não tem tido tanta sorte, uma vez que nunca sequer ganhou um jogo na prova.

O Santa Clara que, por seu lado, tenta hoje igualar a sua melhor participação de sempre na Taça da Liga, tendo uma vez chegado às meias-finais, na época 2021/22 - nessa campanha, os açorianos ficaram em 1.º num grupo que tinha FC Porto e Rio Ave, perdendo depois com o Sporting nas meias-finais (1-2).

Há expectativas para saber se Renato Sanches poderá regressar à titularidade pelo Benfica, algo que não acontece desde… a última vez que o Benfica conquistou a Taça da Liga, em 2016, numa final ganha ao Marítimo (6-2)

Aviso de Lage: «Todos podem ser titulares a qualquer momento»

Declarações do treinador do Benfica na antevisão do jogo com o Santa Clara



Sanches que curiosamente fez a sua estreia pelo Benfica há precisamente nove anos.

É assim que Benfica e Santa Clara se equiparam no campeonato, onde só estão separadas por um ponto (sendo que o Benfica tem um jogo a menos):

Estas equipas já se encontraram para o campeonato esta época, naquele que foi o primeiro jogo com Bruno Lage ao comando do Benfica depois da saída de Roger Schmidt. As águias ganharam por 4-1.

Ci Lage O Jogo Pode Ser Diferente Por Ser A Eliminar



Boa tarde! Siga aqui em direto tudo o que vai acontecer no duelo entre o Benfica e o Santa Clara, para os quartos de final da Taça da Liga!