Arsenal-Man. United: Amorim segue na Taça após duelo de loucos!

João Pimpim • 13:41 - 12.01.2025/ Atualizado: 18:02 - 12.01.2025

Teve de tudo este confronto: Bruno Fernandes marcou, Dalot foi expulso e o Arsenal empatou; 'gunners' viram Altay, que substituiu Onana, defender penálti de Odegaard ainda dentro dos 90' e, depois, no desempate por grandes penalidades voltar a fazer o mesmo! Em estreia na mais antiga competição do Mundo, Ruben Amorim apurou-se para os 16 avos!

Veja o golo de Bruno Fernandes que chegou a dar vantagem ao United:

ACABOU! O Manchester United vence o Arsenal nos penáltis (5-3), após o 1-1 ao fim de 120 minutos e Ruben Amorim segue para os 16 avos de final da Taça de Inglaterra. Estreia de sonho do técnico português na mais antiga competição do Mundo num duelo de loucos, em que Bruno Fernandes marcou, Dalot foi expulso e deixou os red devils a jogar com 10 quase uma hora, Odegaard falhou um penálti ainda dentro dos 90' e Altay acabou por ser, a par de Zirkzee, um dos grandes heróis desta tarde de domingo em Londres!

Κείμενο περιγραφής

Penálti marcado Zirkzee 3-5

Penálti marcado Partey 3-4

Penálti marcado Lisandro Martínez 2-4

Penálti marcado Declan Rice 2-3

Penálti marcado Leny Yoro 1-3

Altay defende remate de Havertz!!!! Segue 1-2 para o United

Penálti marcado Diallo 1-2

Penálti marcado Odegaard 1-1

Penálti marcado Bruno Fernandes 0-1

120'

ACABOU! Serão os penáltis a desempatar o 1-1 final e a decidir quem segue para os 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

113'
Substituição

Substituto sai do campo

Nesta fase é o United a surgir com mais perigo, muito por conta de Diallo, sobretudo, e, também, de Zirkzee, duas apostas de Ruben Amorim aos 81 minutos.

106'

Que perigo! United à beira do 2-1! Após arrancada fulgurante de Diallo, a bola chega a Zirkzee, que dispara rasteiro para enorme defesa de Raya!

Nota para a incrível capacidade de resistência do Manchester United, a jogar com 10 desde a expulsão de Diogo Dalot aos 61 minutos. O Arsenal tem surgido com maior perigo, mas a defesa de Ruben Amorim está a dar um festival, destcando-se De Ligt e Maguire, que já saiu, entretanto... Resolve-se nos últimos 15 minutos do prolongamento ou a decisão vai para grandes penalidades? Siga tudo aqui!

Κείμενο περιγραφής
105'

Intervalo no prolongamento. As equipas vão apenas trocar de campo

Curiosidade:
Desde sua estreia no Manchester United em fevereiro de 2020, nenhum jogador da Premier League recebeu mais cartões amarelo e vermelhos combinados em todas as competições do que Bruno Fernandes. Com o amarelo visto este domingo, o internacional português chegou aos 50 (47 amarelos e 3 vermelhos).

104'
Substituição

Substituto sai do campo

Κείμενο περιγραφής
101'

Que jogão está a fazer De Ligt: agora tirou a bola praticamente em cima da linha, quando Trossard surgia e só tinha de encostar!

100'
Substituição

Substituto sai do campo

91'

Começou a primeira parte do prolongamento

91'
Substituição

Substituto sai do campo

91'
Substituição

Substituto sai do campo

E este falhanço de Kai Havertz???

90+7'

O árbitro apita em Londres. O jogo vai para prolongamento!
Segue viva a esperança de Ruben Amorim, nesta estreia na mítica Taça de Inglaterra. O Arsenal foi mais incisivo e dominante, mas, intenso a defender e venenoso a contra-atacar, o United conseguiu travar os gunners. Altay, que substitui Onana na baliza dos red devils travou a grande penalidade de Odegaard que teria dado a vitória aos homens de Mikel Arteta.

90+4'

Que perigo! Arsenal à beira do 2-1! Declan Rice remata cruzado, Altay ainda desvia para canto

Com quatro minutos de compensação ainda por jogar, o duelo segue emocionante e de resultado incerto. As duas equipas não desistem de resolver já o encontro, mas o tempo vai correndo e o prolongamento é cada vez mais certo...

88'

Kai Havertz protagoniza falhanço incrível, atirando por cima na pequena área com a baliza à mercê. O lance, em dando golo, seria, porém, anulado, por dois motivos: o avançado do Arsenal empurra Bruno Fernandes para ganhar posição, e depois domina a bola com o braço direito...

Veja o penálti de Odegaard defendido por Altay:

81'
Substituição

Substituto sai do campo

81'
Substituição

Substituto sai do campo

80'
Substituição

Substituto sai do campo

Κείμενο περιγραφής
76'

Que perigo! Arsenal! E o herói é novamente Altay Bayindir a dar espetáculo e a voar para travar o cabeceamento de Declan Rice.

73'
Substituição

Substituto sai do campo

72'
Amarelo

Cartão amarelo

72'

Que defesa! Na conversão do penálti, Odegaard atira muito puxado para a direita, mas vê Altay Bayindir, que hoje substitui Onana na baliza, voar para evitar o golo! Espetacular. Segue 1-1 no marcador!

70'

Penalti perdido

70'

Cartão amarelo

70'
Amarelo

Cartão amarelo

69'

O árbitro assinala penálti a favor do Arsenal, alegando falta de Maguire sobre Havertz na grande área...

Veja o golo de Gabriel, que resultou no empate do Arsenal:

63'

GOOOOLLLOOOO. Arsenal empata. Gabriel Magalhães, que ficara mal na fotografia do golo do United, marca ele próprio o do empate. Redenção!

61'

Segundo cartão amarelo

ANÁLISE AOS 60':
Agora, sim, depois do golo, há muito mais Manchester United no jogo. O 1-0 por Bruno Fernandes fez despertar as duas equipas, abriu o duelo que agora segue em alta velocidade com cada vez mais lances juntos das duas balizas. A meia hora final promete

Veja o golo de Bruno Fernandes que chegou a dar vantagem ao United:

56'

Cartão amarelo

52'

Aí está o primeiro golo! Grande contra-ataque conduzido por Garnacho após erro de Gabriel Magalhães, passe perfeito na hora certa para Bruno Fernandes, com bola difícil, atirar de primeira! A festa é de Amorim em Londres!!

O jogo segue com poucos momentos de interesse... Aproveite para ver uma das exceções, num passe cheio de visão por parte de Odegaard:

49'

Cartão amarelo

46'

Começou a segunda parte!

Κείμενο περιγραφής

Bruno Fernandes protesta, com Gabriel Jesus em fundo em claro sofrimento - acabaria por sair (foto EPA/Tolga Akmen)

INTERVALO EM LONDRES. 0-0
O nulo castiga mais o Arsenal, que foi mais dominador e pressionante, do que o United, muito bem a defender e a tentar a sua sorte em lançamentos longos de contra-ataque. Os gunners já celebraram por uma vez, aos 19', mas o golo de Martinelli foi anulado, porque este se encontrava em posição de fora de jogo. Nota ainda para a saída, devido a lesão, de Gabriel Jesus, substituído por Sterling.

44'

Na sequência de canto, contra-ataque rápido do United: passe longo e espetacular de Bruno Fernandes, o domínio de Hojlund não é perfeito e, ao descair muito para a direita e não para o interior, o lance perde o carimbo de perigo que aparentava.

43'

Segundo canto a favor do Arsenal...

40'
Substituição

Gabriel Jesus abandona o campo de maca...

38'

Cartão amarelo ao português por protestos

Análise aos 35':
A toada mantém-se desde o apito inicial: Arsenal instalado no meio campo do Manchester United, com o conjunto de Ruben Amorim muito concentrado e a dar tudo defensivamente. Os gunners têm mais bola, somam mais passes, tentam penetrar na área dos red devils, mas é enorme a escassez de oportunidades...

Κείμενο περιγραφής

Timber protege a bola perante a aproximação de Bruno Fernandes (foto: EPA/Tolga Akmen)

29'
29'
Amarelo

Lisandro Martínez (Man. United)

28'

Demorou-se uma eternidade a bater o pontapé de canto, mas a conversão de Gabriel Martinelli não levou qualquer perigo à zona de baliza do United

Κείμενο περιγραφής

Amorim desespera no banco (foto EPA/Tolga Akmen)

26'

E aí está o primeiro pontapé de canto para o Arsenal... o maior pesadelo do United.

24'

Primeiro sinal de perigo do United: Mainoo surge em boa posição e remata de longe, para Raya encaixar!

Análise aos 20':
A pressão do Arsenal é cada vez mais intensa. Os gunners instalaram-se no meio campo defensivo do United, que não demonstra capacidade para conseguir soltar-se das amarras dos homens da casa... Pelo meio, alguns erros, entre passes mal medidos e alívios desastrosos, vão levando Ruben Amorim ao desespero no banco. E o primeiro aviso já foi dado: golo do Arsenal, porém anulado por fora de jogo.

19'

Gabriel Martinelli isola-se e na cara de Bayindir atira para o fundo das redes. O golo, porém, foi anulado, porque o atacante do Arsenal estava em posição de fora de jogo. Respira de alívio Ruben Amorim.

Κείμενο περιγραφής

Reencontro entre Ruben Amorim, técnico do Man. United, e Mikel Arteta, do Arsenal (foto: Imago)

Análise aos 10':
O Arsenal vai tendo mais bola, o United aposta mais na velocidade dos contra-ataques. Porém, de um lado ou do outro, escasseiam os lances com princípio, meio e fim e, até agora, oportunidades nem vê-las. Há intensidade, mas o jogo vai seguindo numa toada morna, na fria tarde de Londres.

Curiosidade:
Os dois conjuntos equipam regularmente de vermelho, mas este domingo nenhum deles surge com essa cor: o Manchester United está equipado todo de azul, ao passo que o Arsenal surge todo de branco... Há um motivo para a escolha dos 'gunners': integra-se na campanha 'No More Red' (vermelho nunca mais) que visa chamar a atenção para o aumento de crimes com uso de arma branca, em Londres.

1'

Rola a bola no Emirates Stadium. Começou o jogo que marca a estreia de Ruben Amorim na mítica Taça de Inglaterra

Κείμενο περιγραφής

Bruno Fernandes e Diogo Dalot no aquecimento antes do Arsenal-Man. United (foto: Imago)

O treinador português faz duas alterações na equipa titular: Altay Bayindir será o dono da baliza, em detrimento de Onana, e também Alejandro Garnacho jogará de início, em vez de Amad Diallo

E agora a equipa titular que vai apresentar Ruben Amorim:

Já há onze do Arsenal: Raya, Timber, Saliba, Gabriel, Lewis-Skelly, Merino, Jorginho, Odegaard, Martinelli, Jesus, Havertz.

Boa tarde e bem-vindos(as)! A partir das 15 horas, acompanhe aqui todas as incidências e veja as melhores imagens e os vídeos mais relevantes do Arsenal-Manchester United, o jogo grande dos 32 avos de final da Taça de Inglaterra e que marca a estreia de Ruben Amorim na mais antiga competição do Mundo!