O que é feito dos protagonistas do 6-3 de Alvalade
Compartilhar:
Lista de fotos
1/56Zoran Lemajic, então com 33 anos, foi o guarda-redes do Sporting no dérbi. Foi o titular dos leões nessa época: 25 jogos realizados, após passagens por Farense e Boavista (Arquivo A BOLA)
2/56Agora com 63 anos, Lemajic é treinador de guarda-redes do Lausanne, da Suíça, treinado pelo português Ricardo Dionísio (fcslo.ch)
3/56Nélson tinha então 22 anos. Cumpria a 3.ª época no Sporting, depois da estreia profissional no Salgueiros. Ainda passou por Aston Villa, FC Porto e Rio Tinto (Arquivo A BOLA)
4/56Fernando Nélson tem agora 52 anos. Nos últimos anos foi presidente do Rio Tinto, gestor de espaços desportivos e coordenador da SAD do Dumiense, por exemplo (DR)
5/56Stan Valckx tinha 30 anos. O central neerlandês já tinha feito carreira no Volendam e no PSV, e depois voltou a Eindhoven. No final da época 1993/94 foi ao Mundial dos EUA (Arquivo A BOLA)
6/56Agora com 60 anos, Valckx deixou o cargo de diretor desportivo do VVV Venlo há um ano. Também foi dirigente no PSV, no Shanghai Shenhua, no Wisla Cracóvia e no Anorthosis Famagusta (Imago)
7/56Budimir Vujacic tinha 30 anos e cumpria a primeira de três épocas no Sporting, que o tinha recrutado ao Partizan. Depois ainda jogou no Vissel Kobe, do Japão (Arquivo A BOLA)
8/56Vujacic reencontrou Carlos Queiroz num jogo da seleção portuguesa na Albânia, em 2009. Há quase duas décadas que é olheiro do Manchester United (Foto: António Azevedo)
9/56Paulo Torres, lateral esquerdo, saiu ao intervalo no dérbi, e muitos acreditam que isso desequilibrou o duelo a favor do Benfica. Formado no emblema leonino, tinha então 22 anos (arquivo A BOLA)
10/56Paulo Torres tem feito carreira de treinador em África, nos últimos anos. Primeiro na Guiné, no Sp. Bissau e na seleção local, e desde 2017 em Angola: Interclube, Kabuscorp, Sagrada Esperança, Libolo e agora Desp. Huila (foto deste clube)
11/56Paulo Sousa tinha protagonizado a polémica transferência do Benfica para o Sporting no início da época. Esteve apenas uma época em Alvalade (Arquivo A BOLA)
12/56Agora com 53 anos, Paulo Sousa tem feito carreira de treinador em vários países. A última experiência foi na Salernitana, de Itália. (Sérgio Miguel Santos)
13/56Capucho tinha 22 anos. Formado no Gil Vicente, cumpria a 2.ª época no Sporting. Passou depois por V. Guimarães, FC Porto, Rangers e Celta (Arquivo A BOLA)
14/56Capucho começou a carreira de treinador na formação do FC Porto e voltou há dois anos para assumir os sub-19. Pelo meio treinou Varzim, Rio Ave, Mafra e Covilhã (Paulo Santos)
15/56Figo tinha apenas 21 anos, mas já era uma das figuras da equipa do Sporting. Fez 11 golos nessa temporada (Arquivo A BOLA)
16/56Figo vive em Espanha. Chegou a apresentar candidatura à presidência da FIFA, mas retirou-a antes das eleições. Recentemente admitiu concorrer à liderança da FPF (Lourenço Graça)
17/56Balakov tinha já 28 anos. Descoberto no Etar Tarnovo, cumpria a quarta época no Sporting (arquivo A BOLA)
18/56Balakov visitou recentemente as novas instalações de A BOLA e concedeu uma entrevista. Alguns dias depois foi anunciado como novo treinador do Lokomotiv Sófia
19/56Jorge Cadete marcou o primeiro golo do dérbi. Era o goleador do Sporting e festejou 15 vezes essa época. Alguns anos mais tarde jogou de águia ao peito (Arquivo A BOLA)
20/56Penduradas as chuteiras, Cadete teve uma academia de futebol, participou no reality show Big Brother e nos últimos anos tem estado dedicado à área da construção civil e imobiliária (Linkedin)
21/56Iordanov, então com 26 anos, cumpria a terceira de dez épocas de leão ao peito (Arquivo A BOLA)
22/56Iordanov tem trabalhado como adjunto ou dirigente em clubes e seleções da Bulgária nos últimos anos. Tinha 28 anos quando lhe foi diagnosticada esclerose múltipla (arquivo A BOLA)
23/56Poejo foi suplente utilizado no dérbi. Aos 20 anos cumpria a primeira época na equipa principal do Sporting. Jogou depois na U. Leiria, Campomaiorense, E. Amadora, Aves e Alverca (arquivo A BOLA)
24/56Nos últimos anos Poejo esteve ligado ao Sporting como treinador de escalões de formação e também como olheiro, inclusivamente no acompanhamento de jogadores emprestados
25/56Pacheco também saltou do banco no mítico dérbi. No início da época tinha protagonizado, juntamente com Paulo Sousa, a mudança da Luz para Alvalade (arquivo A BOLA)
26/56Pacheco morreu no passado mês de março, aos 57 anos, na sequência de uma paragem cardíaca sofrida enquanto jogava bowling com amigos, no Algarve (Carlos Vidigal)
27/56Carlos Queiroz era o treinador do Sporting. Tinha então 41 anos e cumpria a primeira época em Alvalade depois de vários anos na FPF, inclusive na seleção principal (arquivo A BOLA)
28/56Com uma carreira rica, nos últimos 30 anos, Queiroz deixou o cargo de selecionador do Catar no final de 2023 (Miguel Nunes)
29/56Neno conquistou a titularidade a Silvino na época 1993/94 e defendeu a baliza do Benfica em Alvalade (arquivo A BOLA)
30/56Figura muito acarinhada no futebol português, Neno faleceu em 2021, aos 59 anos, vítima de doença súbita. Estava ligado ao V. Guimarães há vários anos (Victor Garcez)
31/56Capitão do Benfica, António Veloso tinha já 37 anos de idade. Foi a penúltima temporada da carreira (arquivo A BOLA)
32/56Veloso ainda fez carreira de treinador durante algum tempo, mas nos últimos a ligação ao futebol resume-se à condição de adepto do Benfica e lenda do clube, com presença regular na Luz (Miguel Nunes)
33/56Mozer tinha 33 anos e cumpria a segunda passagem pelo Benfica, após três anos no Marselha (arquivo A BOLA)
34/56Mozer tem estado maioritariamente no Brasil, nos últimos anos, e entre 2016 e 2018 foi gerente do futebol do Flamengo (Rui Raimundo)
35/56Na foto de arquivo A BOLA, Hélder Cristóvão festeja o título 1993/94 após a vitória sobre o Gil Vicente. Tinha 23 anos e cumpria a segunda época no Benfica, após ter sido recrutado ao Estoril
36/56Hélder tem feito carreira de treinador, e já comandou, inclusivamente, a equipa B do Benfica. Atualmente no Penafiel, da Liga 2 (VÍTOR GARCEZ)
37/56Daniel Kenedy tinha apenas 20 anos, mas já tinha sido lançado na equipa principal do Benfica na época anterior (arquivo A BOLA)
38/56Kenedy tem feito carreira de treinador nas divisões inferiores do futebol português. Recentemente participou num reality show, no qual falou do caso de doping que o afastou do Mundial 2022 e do vício do jogo (Miguel Nunes)
39/56Abel Xavier tinha 21 anos e foi recrutado ao Estrela da Amadora nessa época (arquivo A BOLA)
40/56Abel Xavier treinou Olhanense, Farense e Aves antes de assumir o comando da seleção moçambicana entre 2016 e 2019. Nos últimos anos tem sido comentador televisivo (André Alves)
41/56Stefan Schwarz era peça fulcral nesse Benfica, e no final da época 1993/94 saiu para o Arsenal. Ainda jogou na Fiorentina - onde reencontrou Rui Costa - Valência e Sunderland (arquivo A BOLA)
42/56O sueco tem residência em Portugal, embora viaje regularmente em negócios (Eduardo Oliveira)
43/56Isaías: a seguir a João Pinto foi a figura do dérbi, com dois golos e uma assistência. Tinha então 30 anos e acabou a época com 16 golos (arquivo A BOLA)
44/56Isaías divide a vida entre o Brasil e Portugal. Apoiou Noronha Lopes nas últimas eleições do Benfica, mas tem sido recebido na Luz pela direção liderada por Rui Costa, antigo colega (Miguel Nunes)
45/56Aos 28 anos de idade, Vítor Paneira era uma referência de maturidade no Benfica. Foi a penúltima época de águia ao peito, e provavelmente a melhor. Fez duas assistências em Alvalade (arquivo A BOLA)
46/56Paneira tem vasta experiência como treinador, maioritariamente nos escalões inferiores. Atualmente no Varzim, da Liga 3 (Miguel Nunes)
47/56Ailton, avançado brasileiro recrutado ao Atlético Mineiro. Esteve pouco tempo no Benfica, mas foi fundamental na época 93/94 (arquivo A BOLA)
48/56Ailton continua ligado ao futebol, no Brasil, como treinador e olheiro de jovens talentos. Em 2016 apresentou-se candidato a vereador, mas desistiu antes das eleições
49/56Três golos e uma assistência. João Pinto assinou uma das melhores exibições da história do futebol português e mereceu a primeira nota 10 do jornal A BOLA (arquivo)
50/5630 anos depois do dérbi de Alvalade, João Pinto é diretor da Federação Portuguesa de Futebol e acompanha a seleção principal (Miguel Nunes)
51/56Rui Costa era titular na equipa do Benfica - e no final da temporada saiu para a Fiorentina -, mas no dérbi ficou no banco. O treinador, Toni, brinca que ainda hoje Rui Costa não lhe perdoa só ter jogado 20 minutos (arquivo A BOLA)
52/5630 anos depois, Rui Costa é o presidente do Benfica (foto: Rui Raimundo)
53/56Rui Águas foi suplente utilizado em Alvalade. Tinha 34 anos, e cumpria a última época pelo Benfica, depois da polémica passagem pelo FC Porto pelo meio (arquivo A BOLA)
54/56Nos últimos anos Rui Águas tem sido adjunto de Jesualdo Ferreira, que em 1993/94 era... adjunto de Toni. É, por estes dias, comentador da BTV (foto: Rui Raimundo)
55/56Toni tinha então 47 anos. Após vários anos como adjunto, cumpria a segunda época como treinador principal. Apesar da conquista do título foi afastado do cargo, e para a história ficaram as lágrimas do adeus (arquivo A BOLA)
56/56Toni encerrou a carreira de treinador em 2019, e é agora comentador televisivo. Foi recentemente distinguido na Gala Cosme Damião (Miguel Nunes)