Foi advogada e Miss Portugal e hoje ensina jogadores a driblar barreiras linguísticas
Endrick é o mais recente craque da lista de 'alunos' de Sara Duque, a portuguesa que já ensinou Julián Álvarez, Arthur Melo, Richarlison e o portista Namaso
Portugal já teve o melhor jogador do Mundo, o melhor técnico, o melhor agente e se entre as categorias houvesse treinador de linguagem do futebol o prémio também poderia sair no País, graças a Sara Duque. Que o digam várias estrelas da Premier League e não só.
É à boleia de seis idiomas – português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano – que a portuguesa de 30 anos se assume como football language coach, ensinando vários jogadores a adaptar-se às mudanças de clube, sendo Endrick o caso mediático mais recente.
«Trabalhar com a Sara tem sido fundamental para o meu desenvolvimento enquanto jogador», lê-se numa publicação do avançado, reforço do Real Madrid para 2024. «Não só me tem ajudado a melhorar as minhas capacidades em espanhol e inglês, como também me ajudou a entender as diferenças culturais que vou encontrar na Europa.»
Já antes outros nomes de peso constavam da carteira de alunos de Sara Duque, desde que trocou um passado de advogada (e de Miss Portugal) pelo ensino. É o caso de Julián Álvarez, campeão do mundo pela Argentina, que viu nos métodos da portuguesa a chave para triunfar em Inglaterra, para onde se mudou em 2022 para representar o Man. City.
Na Premier League são vários os casos de sucesso. Arthur, brasileiro hoje cedido pela Juventus à Fiorentina, teve curso intensivo de inglês durante o empréstimo ao Liverpool (2022/23), destacando o facto de as sessões com a football language coach serem «mais dinâmicas e divertidas».
O compatriota Richarlison, que entrou no universo da liga inglesa pela porta do Tottenham, também fez parte do lote de aprendizes da portuguesa, que centrou atenções em março deste ano, quando a Azteca TV noticiou que estaria a causar ciúmes entre as mulheres de futebolistas da Premier League.
Outros jogadores sul-americanos fazem também parte do círculo da antiga advogada em direito desportivo, como o atacante brasileiro do Real Madrid Vinícius Jr.
Em Portugal, Sara Duque pôs os seus conhecimentos à disposição de Danny Namaso, ajudando o avançado inglês a adaptar-se à língua de Camões e à atualidade portuguesa, ele que rumou ao Dragão em 2020/21, tendo representado inicialmente o FC Porto B.