Casa de Piqué vandalizada: «Fora betinhos»
Organização juvenil independentista catalã fala dos problemas de habitação na Cerdanha, Pirenéus
A casa de Gérard Piqué na Cerdanha, nos Pirenéus, foi vandalizada por elementos da organização juvenil Arran, com ligações ao partido de extrema esquerda CPU (Candidatura de Unidade Popular), que defende a independência da Catalunha.
O grupo partilhou um vídeo na rede social X a mostrar o momento em que a fachada do imóvel foi pintada com uma mensagem: «Fuera pijos», «Fora betinhos» em tradução livre. Ao mesmo tempo, ouve-se uma explicação para o gesto.
«Estás farto de ter de ir viver para fora por não poderes pagar uma casa digna na Cerdanha?», é a questão lançada, antes da explicação: «Enquanto tens de sair da Cerdanha porque não consegues pagar a renda, 64 por cento das casas são segundas e terceiras habitações, e só se abrem, em média, 14 dias por ano.»
«Os betinhos de Barcelona que vêm divertir-se nas pistas de esqui e nos campos de golfe não pintam nada no nosso território», ouve-se ainda no vídeo, partilhado no X, com a seguinte legenda: «Passamos à ofensiva contra o monocultivo turístico que sufoca os Pirinéus, contra os betinhos, os rentistas e os especuladores que fazem das nossas vidas uma miséria. Betinhos de m...»