Peregrinos: preparação física (artigo de Vítor Rosa, 232)

Espaço Universidade Peregrinos: preparação física (artigo de Vítor Rosa, 232)

ESPAÇO UNIVERSIDADE09.07.202311:31

Segundo a Wikipédia, “uma peregrinação é uma jornada realizada por um devoto de uma dada religião a um lugar considerado sagrado por essa mesma religião”. É recomendado aos peregrinos que façam uma preparação física antes de uma longa caminhada. Mesmo que o peregrino se encontre em boas condições físicas, não se deve precipitar. Para além de outros aspetos, creio que o objetivo principal é a diversão. Na caminhada, é de não esquecer que é preciso carregar uma mochila e que terá de subir e descer no terreno. A caminhada em si não é um obstáculo quando é feita durante um curto período de tempo, mas quando se prolonga por longas horas, e ao longo de vários dias, a história é, ligeiramente, diferente. No caso da escolha do(s) itinerário(s) do Caminho de Compostela, por exemplo, ele é livre e não há etapas. Não existem também prazos obrigatórios. É preciso ser capaz de moderar as etapas e “ouvir” o corpo. Por exemplo, pode estabelecer um objetivo de 15 ou 20 km no primeiro dia e ir aumentando gradualmente o seu ritmo nos dias seguintes.

A preparação física para a peregrinação a Compostela dependerá da idade, da experiência em caminhadas, da condição física geral e do itinerário escolhido. Quando treinar, lembre-se que o mais importante não é o número de quilómetros percorridos, mas a frequência. O corpo habituar-se-á progressivamente. Durante o treino, não hesite em levar uma mochila para estar próximo das condições reais. Trabalhar a resistência para fazer face aos esforços diários é essencial nesta preparação física. O que é que pode acontecer se estiver mal preparado(a)? Infelizmente, as lesões são um clássico. Com a preparação física para a peregrinação a Compostela, é possível limitar o risco de lesões. O seu corpo estará preparado e será capaz de reparar pequenas lesões e de se proteger. Por vezes, os peregrinos podem ficar frustrados quando não atingem o seu objetivo. As causas? Uma preparação física insuficiente, uma mochila demasiado pesada ou uma má avaliação das capacidades físicas, por exemplo. Mesmo que esteja muito motivado, deve ter em conta que também precisa de se preparar mentalmente. É necessário passar por várias etapas. A procura de informações em lojas de desporto ou junto de antigos peregrinos pode dar-lhe respostas às suas perguntas antes da partida. Da mesma forma, deverá procurar o apoio das pessoas que lhe são próximas.

Poderá ouvir as suas experiências ou sentir a sua admiração. O apoio das pessoas num projeto deste tipo não tem preço. Acima de tudo, é fundamental definir uma data específica para a partida. Isto dar-lhe-á tempo para se preparar mentalmente para a viagem. A incerteza quanto à data de partida, pode provocar stresse e pode adiá-la indefinidamente. A escolha do equipamento será natural. Existem várias lojas com o material necessário. É também importante cuidar da sua saúde quotidiana antes do dia “D”. Evite o álcool antes de partir, faça uma dieta equilibrada e mantenha-se em forma.

Sociólogo, Pós-Doutorado em Sociologia e em Ciências do Desporto, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática.