Jogos Olímpicos: caso não se realizem no verão de 2021 “serão cancelados” avisa Comité Olímpico Internacional

Desporto 21-05-2020 15:23

Thomas Bach, presidente do COI, afirmou que seria impossível "empregar indefinidamente entre três a cinco mil pessoas através do comité organizador". Bach acrescenta que “não existe um plano B e, por isso, temos que repensar a estratégia numa base diária. É muito desafiador e ao mesmo tempo fascinante".

João Tereso Casimiro

A incerteza provocada pela pandemia de Covid-19 levou o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) a confirmar que, caso os Jogos Olímpicos (JO) não se possam realizar em 2021, não haverá mais adiamentos levando ao cancelamento do maior evento desportivo internacional. Ainda assim, Thomas Bach mantém-se convicto que a edição de 2021 dos JO se vai realizar, segundo a “BBC”.

Thomas Bach, presidente do COI, afirmou que seria impossível “empregar indefinidamente entre três a cinco mil pessoas através do comité organizador”. Bach acrescenta que “não existe um plano B e, por isso, temos que repensar a estratégia numa base diária. É muito desafiador e ao mesmo tempo fascinante”.

O presidente do COI mantém-se otimista quanto à realização dos JO de 2021, que está previsto acontecer de 23 de julho a 8 de agosto e que, face ao panorama atual da sociedade, se possam mostrar “únicos” e consigam “enviar uma mensagem de solidariedade para o mundo, comemorando o triunfo sobre o coronavírus”.

Questionado pela “BBC” sobre se a única maneira segura de realizar os JO é com a existência de uma vacina, Bach respondeu dizendo que “estamos a contar com os conselhos da Organização Mundial de Saúde”.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que é possível, mas “não é fácil”, que 11 mil atletas de mais de 200 países se reúnam em Tóquio.

O COI reservou 800 milhões de dólares (728 milhões de euros) para ajudar no impacto financeiro causado pelo adiamento dos JO Tóquio 2020. O custo adicional total para o Japão foi estimado entre dois e seis mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros).

Ler Mais