Morreu Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, aos 100 anos
Jimmy Carter (Foto: EPA/ERIK S. LESSER)

Morreu Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, aos 100 anos

DIVERSOS29.12.202421:46

Natural do estado da Geórgia, onde faleceu, presidiu o país durante a Guerra Fria, entre 1977 e 1981; ganhou o Prémio Nobel da Paz em 2002

O antigo presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter morreu este domingo, aos 100 anos de idade. A confirmação foi dada pelo Centro Carter, organização sem fins lucrativos da família do 39.º presidente do país.

Em 2023, Carter, que lutava contra um cancro no cérebro desde 2015, interrompeu o tratamento médico e passou a receber cuidados paliativos em casa. Também no ano passado morreu a sua mulher, Rosalynn – os dois estiveram casados durante 77 anos.

Jimmy Carter foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1977, pelo Partido Democrata, mas só serviu um mandato, perdendo as eleições de 1980 para Ronald Reagan, onde ganhou apenas seis dos 50 estados do país.

Jimmy Carter enquanto presidente dos EUA, em 1977 (Foto: EPA/JIMMY CARTER LIBRARY)

Tornou-se depois conhecido pela promoção da defesa dos direitos humanos e ganhou o Prémio Nobel da Paz em 2002, «devido às suas décadas de esforços incansáveis para encontrar soluções pacíficas para os conflitos internacionais, para fazer avançar a democracia e os direitos humanos e para promover o desenvolvimento económico e social», explica a própria organizadora do prémio.

A última aparição pública de Carter foi no funeral da mulher, onde estava confinado a uma cadeira de rodas. Morreu na casa familiar de Plains, no estado da Geórgia e deixa uma família de quatro filhos, 11 netos e 14 bisnetos.