Incêndio no distrito de Aveiro atinge casas e obriga ao corte de autoestradas
Portugal já pediu ajuda à União Europeia. Um bombeiro morreu no local
Um incêndio de grandes proporções continua a lavrar no distrito de Aveiro. Em Albergaria-a-Velha, o fogo já atingiu casas, escolas foram encerradas e as autoestradas A1, A25 e A29 encontram-se cortadas.
«Os condutores devem abster-se de circular nas vias em direção a Aveiro. É a melhor forma de manterem a integridade física e não colocarem em perigo a vida», disse à Lusa o major Vítor Ribeiro, da GNR de Aveiro.
Um bombeiro que combatia no local morreu este domingo vítima de «doença súbita», disse à Lusa uma fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil. O bombeiro ainda foi assistido no local por uma equipa do INEM, mas não resistiu.
Na fronteira entre os concelhos de Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha, uma frente do incêndio está a ser combatida por mais de 500 operacionais no terreno, apoiados por 166 veículos e cinco aeronaves.
O Governo já pediu o envio de meios aéreos para Portugal ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, numa altura em que o país está em situação de alerta. A informação foi avançada pela TSF.