A1 e A2 vão ficar mais caras: vai haver aumentos (e fim de algumas) nas portagens
Aumentos em 52 das 93 portagens de classe 1 a partir de 1 de janeiro
O novo ano vai trazer mexidas no bolso dos portugueses no que toca ao pagamento de portagens nas autoestradas. Segundo informou a Brisa, 52 das 93 taxas de portagem aplicadas aos veículos da classe 1 serão atualizadas em 2025, mantendo-se o preço das restantes (44% do total) face aos valores aplicados este ano. Em comunicado, a Brisa informa ainda que vai investir 64 milhões de euros em obras de melhoramentos de pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes.
Na A1 e A2, em algumas das estações de serviço, vão ser ampliados os lugares de parqueamento para veículos ligeiros, bem como a oferta de postos de carregamentos para veículos elétricos, que será reforçada onde a procura tem sido mais elevada.
Maiores subidas nos percursos longos para o Porto e Algarve
As portagens na A1, autoestrada que liga Lisboa e Porto, vão aumentar 70 cêntimos, para um total de 24,60 euros, face aos 23,90 euros atuais. Já a A2, que faz a ligação entre Lisboa e o Algarve, vai galgar para um total de 23,30 euros, um aumento de 60 cêntimos em relação a 2024.
Já na A5, entre Lisboa e Cascais, o percurso vai manter-se nos 1,50 euros atuais, excetuando a saída para Oeiras, que vai aumentar cinco cêntimos, para um total de 0,40 euros. Já a passagem pela CREL vai obrigar ao pagamento de mais 15 cêntimos a partir de 1 de janeiro, para um total de 3,70 euros.
Com a aprovação, em maio, do projeto lei do PS para eliminar as portagens nas antigas SCUT, vários troços vão acabar com as portagens em 2025 por não terem troços alternativos para utilização com total segurança. A saber:
A4 - Transmontana e Túnel do Marão
A13 e A13-1 -Pinhal Interior
A22 - Algarve
A23 - Beira Interior
A24 - Interior Norte
A25 - Beiras Litoral e Alta
A28 - Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque