UEFA exclui russos das competições (conheça todas as sanções)

Rússia 02-05-2022 17:58
Por Redação

Na sequência da invasão militar russa à Ucrânia, a UEFA tomou, esta segunda-feira, várias medidas contra a Rússia, destacando-se a a exclusão dos clubes russos da participação nas provas europeias em 2022/2023 e também da seleção daquele país da Liga das Nações (serão atribuídas seis derrotas aos russos no grupo B2, com Islândia, Israel e Albânia).

 

Nota ainda para o afastamento da Rússia da fase final do Europeu de futsal feminino deste ano, entre 1 e 3 de julho, a realizar em Gondomar. A Hungria substituirá a seleção de leste, num torneio no qual estarão ainda Portugal, Ucrânia e Espanha.

 

Também as candidaturas da Rússia à organização do Euro-2028 e Euro-2032 foram dadas como nulas por parte da UEFA.

 

Confira todas as sanções:
 

Liga das Nações 2022/23

A Rússia não participará no Grupo 2 da Liga B e ficará automaticamente em quarto lugar do grupo. Consequentemente, será despromovida e classificada no 16º e último lugar da Liga B.

 

Euro-2022 feminino (fase final)

A Rússia não vai participar no Grupo C da fase final do UEFA Women's EURO 2022, entre 6 e 31 de Julho, em Inglaterra, e será substituída por Portugal, adversário que derrotou no 'play-off' de acesso.

 

Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo Feminino de 2023

A Rússia não disputou os dois jogos do Grupo E (composto por Dinamarca, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Malta e Azerbaijão) que tinha agendados para Abril devido à suspensão. A Rússia não participará em nenhuma das partidas subsequentes desta competição e todos os seus resultados até agora são considerados nulos e sem efeito. Consequentemente, o Grupo E continuará a ser formado por cinco equipas.

 

Campeonato da Europa de sub-21, 2021-23:

A Rússia não disputou os dois jogos do Grupo C (composto por Espanha, Eslováquia, Malta, Lituânia e Irlanda do Norte) que tinha agendados para Março devido à suspensão. A Rússia não participará em nenhuma das partidas subsequentes desta competição e todos os seus resultados até agora são considerados nulos e sem efeito. Consequentemente, o Grupo C continuará ser formado por cinco equipas.

 

Competições de clubes da UEFA 2022/23

 

Liga dos Campeões, Liga Europa, Liga Conferência, Liga dos Campeões feminina e Youth League 

A Rússia não terá clubes filiados a participar nas competições de clubes da UEFA na temporada 2022/23. Consequentemente, as respectivas listas de acesso das competições de clubes masculinos e femininos foram reequilibradas de acordo com os princípios estabelecidos nos regulamentos das respectivas competições.

Além disso, a Rússia receberá um número de pontos de coeficiente equivalente ao número mais baixo que ganhou em qualquer uma das últimas cinco épocas, ou seja, 4,333 pontos para o coeficiente de clubes masculino e 1,750 para o coeficiente de clubes feminino, isto para fins de cálculo de pontos para a temporada 2022/23.

 

Campeonato da Europa de futsal feminino (fase final)

A Rússia não vai participar na fase final (composta por Portugal, Espanha e Ucrânia), entre 1 e 3 de Julho, em Portugal, e será substituída pela Hungria, que terminou no segundo lugar do Grupo 1 da Ronda Principal, ganho pela Rússia.

 

Qualificação Campeonato da Europa de futsal feminino 2022/23

A Rússia foi directamente sorteada para o Grupo 4 da Ronda Principal. Como os três vencedores de grupos e o melhor segundo classificado qualificam-se da Ronda Preliminar, a Rússia será substituída na Ronda Principal pelo segundo melhor segundo classificado da Ronda Preliminar.

 

Liga dos Campeões futsal 2022/23

A Rússia não terá clubes filiados a participar na UEFA Futsal Champions League 2022/23.

Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo de Futsal de 2024

A Rússia será substituída no sorteio da fase de grupos da Ronda Principal pela Noruega, que foi o melhor terceiro classificado na Ronda Preliminar.

 

Competições jovens de 2022/23

A Rússia não participará no Campeonato Sub-17 e Sub-19 Masculino de 2022/23 e as equipas sorteadas no seu grupo competirão entre si num mini-torneio com três equipas.

A Rússia não participará no Campeonato Sub-17 e Sub-19 Feminino e um mini-torneio adicional, com três equipas, será realizado em cada competição.

 

Taça das Regiões da UEFA 2022/23 UEFA

A Rússia será substituída no Grupo 1 da Ronda Intermédia pelo segundo classificado na Ronda Preliminar.

 

Processo de candidatura ao EURO 2028/32

O Comité Executivo da UEFA declarou inelegível a candidatura apresentada pela Federação Russa de Futebol (FUR) para organizar o UEFA EURO 2028 ou o UEFA EURO 2032, de acordo com o artigo 16.02 do Regulamento de Candidatura a Finais e Fases Finais da UEFA, que afirma que «cada proponente deve assegurar que não actua de forma a colocar a UEFA, uma final da UEFA ou uma fase final da UEFA, qualquer outro proponente (ou qualquer funcionário, dirigente ou representante de qualquer um dos anteriores), o processo de licitação ou o futebol europeu em descrédito».

 

Além disso, «a qualificação automática da(s) equipa(s) anfitriã(s) deve ser garantida (…) para um único anfitrião (…)». Portanto, dada a incerteza sobre quando a suspensão será levantada, a recepção de uma oferta da FUR também iria contra a decisão do Comité Executivo da UEFA de 28 de Fevereiro de 2022. Visto a decisão ter suspendido todas as equipas e clubes russos de participar em jogos das competições da UEFA até novo aviso, seria contraditório se uma federação, cujas equipas estão actualmente suspensas de participar em qualquer competição da UEFA, pudesse candidatar-se para realizar um torneio no seu território.

 

O Comité Executivo da UEFA permanecerá de prontidão para convocar novas reuniões para reavaliar a situação legal e factual à medida que evolui e adoptar novas decisões conforme necessário.

Ler Mais
Comentários (68)

Últimas Notícias

Mundos