Sá Pinto estreia-se para encerrar tabu

Brasil 21-10-2020 09:12
Por João Almeida Moreira, correspondente de A BOLA no Brasil

Se Ricardo Sá Pinto iniciar o seu percurso no Vasco da Gama com uma vitória na próxima madrugada sobre o Corinthians, no São Januário, no Rio de Janeiro, não será apenas um bom começo - será o fim de um tabu amargo para os vascaínos, há dez anos, ou 18 jogos, dos quais 11 foram derrotas, sem saber o que é vencer o timão. Um triunfo significaria por isso, de forma simbólica, o início de uma nova era.

 

Sem termo de comparação, a maior dúvida é o nome dos titulares para o duelo com o clube paulista, com quem o Vasco partilha o número de pontos (18) mas não o de jogos (só disputou 15 partidas contra 17 do rival). Na frente, o trio composto pelo promissor Talles Magno - autorizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a apresentar-se na seleção de sub-20 apenas após o jogo, tal como tal como Bruno Gomes e Lucão - e pelos argentinos Benítez e Cano parece intocável; o guarda-redes Fernando Miguel e o central Castán, apesar das oscilações, idem. Mas nas laterais e no meio-campo Sá Pinto pode inovar.

 

A falta de tempo, mais do que o Corinthians, é a maior rival do técnico. Ainda assim, o português luta contra ela como pode: chegado na madrugada de segunda-feira ao Rio de Janeiro, depois de assistir à derrota do Vasco em Porto Alegre, frente ao Internacional, foi logo ao início da manhã ao consulado português resolver questões burocráticas - por causa disso, a presença do treinador português no banco, frente ao Corinthians, só ficou confirmada ontem, após confirmação da CBF.

 

Ainda na segunda, Sá Pinto orientou o primeiro treino em São Januário. Ontem teve o segundo. «Boa impressão» e «cara maneiro» foram as reações informais, segundo o Globoesportes, de membros do plantel, dos líderes de balneário aos mais jovens. «Contagiou todos com energia incrível», acrescentou Alexandre Grasseli, o interino em Porto Alegre que se tornou seu adjunto. Nos novos métodos, causou (boa) impressão o treino tático intenso com os jogadores utilizados no domingo à noite.
 

Ler Mais
Comentários (5)

Últimas Notícias