Insólito: mexicanos fecham fronteira com EUA devido ao Covid-19

Estados Unidos 30-03-2020 22:41
Por Redação

Depois de Donald Trump ter mandado erguer um muro para conter o fluxo de migrantes que, através do México, chegava por terra aos Estados Unidos, num fluxo migratório de séculos, a pandemia do Covid-19 levou esta segunda-feira ao inverso, com os mexicanos do estado de Sonora a fecharem, numa ação de protesto, a fronteira com o estado norte-americano do Arizona.

 

A iniciativa coube ao movimento civil local Sonorans for Health and Life (Habitantes de Sonora pela Saúde e pela Vida, tradução literal), que pretendem, assim, travar a propagação da pandemia: têm apenas quatro casos confirmados de infeção pelo Cvid-19 no estado enquanto no vizinho Arizona são já mais de 400, com uma vítima mortal a lamentar.

 

Para melhor se perceber o contexto e o receio da povoação mexicana, refira-se que o México regista 993 infetados e 20 mortos devido à pandemia até esta segunda-feira, enquanto os EUA batem todos os recordes de infeção: 144.732 infetados e já 2.527 mortos a lamentar.

 

Um número, afinal, ainda irrisório face as «100 mil a 200 mil mortos que seria já bem bom, quando as perspetivas apontavam para 2,2 milhões de óbitos», como Donald Trump disse esta segunda-feira, em mais uma polémica declaração sobre a pandemia e seus efeitos na maior economia mundial, que desde sempre tem lutado para travar tráficos de seres humanos, estupefacientes e até, no tempo da lei seca, de álcool através do seu país vizinho do sul… que agora lhes fechou a porta, se bem que não de forma oficial e institucional, embora Trump e o seu homólogo mexicano, López Obrador tenham dialogado sobre a possibilidade.

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Últimas Notícias