Novo relvado no Costa do Sol no reatamento do Moçambola

Moçambique 05.08.2022 12:48
Por Alexandre Zandamela, Maputo

Uma casa completamente renovada e relvado natural, em substituição do sintético implantado há 15 anos, eis um dos factos que marcarão a partida entre Costa do Sol e União Desportiva do Songo, amanhã, sábado, no campo os canarinhos, no reatamento o Campeonato Moçambicano de Futebol da 1.ª Divisão, que estava interrompido há um mês devido aos compromissos da seleção nacional moçambicana.


Além da nova relva, cujos trabalhos de reposição levaram a formação treinada por Artur Semedo a jogar em campo emprestado, o desafio, a contar para a 7.ª jornada, encerra outras curiosidades: frente a frente estarão o segundo classificado e o líder do Moçambola; em caso de triunfo do Costa do Sol este diminuirá a sua desvantagem para apenas um ponto e se a vitória sorrir para à UD Songo, os tetenses alargarão o fosso em relação ao segundo classificado para incontestáveis sete pontos.


Embora os adeptos moçambicanos estejam, neste momento, eufóricos, com a rara vitória dos mambas sobre a Zâmbia e abrir-se a hipótese de qualificação para a fase final do Campeonato Africano Interno (CHAN Argélia-2023), a paragem do Moçambola continua a causar desconforto no seio dos treinadores, que destacam a quebra de ritmo das suas equipas, com consequências daí decorrentes.
 

Mas, marcada a 7.ª jornada pela Liga Moçambicana de Futebol, a verdade é que o desafio entre Costa do Sol e UD Songo perspectiva-se espetacular, até porque ambos os contendores integram nomes sonantes e que estiveram ao serviço dos Mambas. Lau King, autor do tento vitorioso sobre os zambianos, estará em destaque e seguramente sob vigilância cerrada da defesa canarinha.
 

Ainda no sábado, o Ferroviário de Nampula, do português Nélson Santos, recebe o Incomáti de Xinavane, penúltimo classificado e que estreará, no seu banco técnico, Victor Mayamba, que substitui Artur Comboio, ora na Associação Desportiva de Vilankulo.
 

Já no domingo, o outro técnico português no Moçambola estará em acção. Trata-se do campeão Inácio Soares, à frente do Black Bulls, que sairá do Tchumene para Hanhana, também na Matola, para visitar a Liga Desportiva de Maputo, treinada pelo ex-conimbricense Dário Monteiro.


Ferroviário de Maputo e Ferroviário da Beira, candidatos ao título mas com uma caminhada sinuosa, actuam fora de portas. Os locomotivas da capital enfrentam o Ferroviário de Nacala e os do Chiveve estarão em Quelimane, para defrontar o lanterna vermelha Matchedje de Mocuba. Finalmente, Ferroviário de Lichinga terá pela frente AD Vilankulo.


Recorde-se que o Moçambola é liderado pela invicta União Desportiva do Songo com 18 pontos, contra 14 do Costa do Sol e 11 do Ferroviário de Nampula. O campeão Black Bulls soma nove pontos.


Calendário da 7.ª jornada:


Sábado, dia 6 de agosto 

Costa do Sol-UD Songo

Ferroviário de Nampula-Incomáti


Domingo, dia 7 de agosto 

Liga Desportiva de Maputo-Black Bulls

Ferroviário de Nacala-Ferroviário de Maputo

Ferroviário de Lichinga-AD Vilankulo

Matchedje de Mocuba-Ferroviário da Beira

Ler Mais

Últimas Notícias