O voleibol de praia moçambicano deixou uma excelente imagem no Campeonato Africano sénior que terminou segunda feira em Agadir, Marrocos, ao conquistar três medalhas, uma de prata e duas de bronze.
A dupla masculina, Ainadino Martinho/Jorge Monjane foram os grandes destaques pela equipa moçambicana ao terminarem como vice-campeões de África. Na final contra uma dupla marroquina não faltou empenho para saírem com a medalha de ouro, mas tiveram pela frente um adversário melhor preparado, tendo perdido, por 2-0, pelos parciais de 21/19 e 21/15.
A outra dupla masculina, José Mondlane/Osvaldo Mungoi, ficou com a medalha de bronze ao superar no jogo de atribuição do terceiro e quarto classificados, o par do Bostwana, Jack e Chisawaniso, por 2-0, com os parciais de 21-13 e 21/18.
Nos femininos, Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga estiveram em evidência ao subirem ao pódio para receberem o título referente a conquista do terceiro lugar, tendo para tal ganho a dupla da Nigéria, constituída por Esther e Mustapha, por 2-0, pelos parciais de 21/9 e 21-13.
A seleção de Moçambique volta à casa com três medalhas, uma campanha magnífica se se olhar para anterior histórico, que era de apenas uma medalha de bronze conquistada nos masculinos no Africano de 2019.