Chiquinho Conde é homenageado pelo 'Desafio' e quase chora

Moçambique 27.06.2022 08:05
Por Álvaro da Costa, Maputo

O antigo futebolista e atual selecionador dos 'Mambas', Chiquinho Conde, foi homemageado nos 35 anos do Jornal Desafio, o único semanário especializado em desporto em Moçambique. 


O encontro teve lugar na sede da Sociedade do Notícias, proprietária do Desafio, e reuniu jornalistas da 'casa' e os que no passado fizeram parte da equipa do semanário desportivo. Mas a figura de destaque foi mesmo o ex craque do Belenenses, Setúbal, Braga e Sporting, alguns dos clubes que representou em Portugal.


A escolha do selecionador da equipa principal residiu no facto de este ter sido a capa do jornal na primeira edição em 24 de junho de 1987, data em que o Desafio destacou a sua transferência do Maxaquene para o Belenenses, além de ter sido posteriormente motivo de inúmeras manchetes no Jornal Desafio. Motivos não faltaram, pois, para este ter sido escolhido para ser o convidado especial nos 35.º aniversário do Desafio. 


Para assinalar o evento, Chiquinho Conde recebeu das mãos do diretor do jornal, Almiro Santos, dois quadros, um contendo a primeira página da primeira edição do jornal Desafio, na qual está estampada a sua imagem, e o outro um diploma de mérito que simboliza tudo que fez para elevar o futebol nacional à patamares internacionais.


No acto, Chiquinho Conde emocionou-se e fez uma revelação surpreendente :«Nunca tinha sido antes homenageado. É a primeira vez. Ser homenageado por tão ilustres personalidades que são vocês, jornalistas, é gratificante e motivo de grande orgulho. Estou verdadeiramente emocionado», disse numa intervenção carregada de emoção.


Por sua vez, o diretor do Desafio afirmou fazer todo sentido homenagear Chiquinho Conde por ser uma figura que sempre deu tudo quer na seleção ou nos clubes que representou. 


Já o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Sociedade do Notícias, Júlio Manjate, elogiou igualmente o antigo capitão dos Mambas afirmando ser uma inspiração para todos os desportistas.


Ler Mais

Últimas Notícias