Luís Hernandez regressa ao básquete moçambicano

Moçambique 01-07-2021 15:36
Por Alexandre Zandamela, Maputo

O técnico espanhol de basquetebol Luiz Lopez Hernandez está de regresso a Moçambique e ao Ferroviário da Beira, para comandar a sua equipa de seniores masculinos, tendo no horizonte a qualificação para a Liga Africana de Basquetebol (BAL).

 

Hernandez, que foi apresentado aos seus pupilos esta terça-feira, regressa a uma casa que muito bem conhece: esteve quatro anos no colosso do Chiveve, tendo conquistado, em duas ocasiões, a Liga Moçambicana de Basquetebol, em 2012 e 2014.

 

No ano seguinte, o treinador espanhol foi dispensado na sequência do fraco desempenho da equipa no Campeonato, tendo, nessa altura, rumado para outras paragens, regressando agora, seis anos depois.

 

No acto da apresentação, o Director do Departamento de Basquetebol do Ferroviário da Beira, Carlos Crispim, disse que, à frente da equipa sénior masculina, Luís Hernandez, que tem um contrato de duas épocas, regressa com objectivos claros de conquistar títulos.

 

Crispim avançou que o técnico tem, também, a missão de ser o “construtor” de novos talentos, daí que vai acumular as funções de treinador com as de coordenador de basquetebol do clube.

 

«Essencialmente, pensamos que não basta só ter grandes equipas de escalões de seniores. Queremos também ter uma formação mais activa, com muito talento, para potenciar as equipas principais», explicou o dirigente, para depois acrescentar que o principal objectivo, para já, é qualificar a equipa para a Liga Africana de Basquetebol e, internamente, ganhar os Campeonatos em masculinos e femininos.

 

Por sua vez, Luís Lopez Hernandez garantiu ao Ferroviário da Beira vitórias. «Eu sou um ganhador e prometo dar o meu máximo para alcançar bons resultados», disse o novo técnico.

 

Refira-se que, paria além do treinador espanhol, os locomotivas beirenses contrataram alguns reforços de renome, como são os casos dos gémeos Orlando e Ermelindo Novela (ex-Ferroviário de Maputo) e Lote Tonela (ex-A Politécnica).

Ler Mais

Últimas Notícias