Jesus inclinado a voltar ao plano principal

Benfica 20-04-2021 09:36
Por Pedro Soares

Talvez nunca tanto como agora expressões como saída a três ou fechar com linha de cinco estiveram tão em voga no futebol português, culpa da moda instalada pela recorrente utilização de sistemas 3x4x3 ou 3x5x2 por várias equipas do campeonato, seja como plano principal ou alternativo.


Tal opção não tem olhado a orçamentos e está muito longe de ser exclusivo de equipas mais bem apetrechadas por via da sua superioridade financeira. Pequenos, médios e grandes, quase todos já recorreram a esta ideia de jogo, que, no caso do Benfica, Jorge Jesus tem vindo a adotar paulatinamente.


Os resultados dos sete jogos em que as águias recorreram a esse sistema são, contudo, como o algodão, não enganam: apenas duas vitórias (em Braga e em Paços de Ferreira) em sete jogos, a última das quais a jogar com mais uma unidade e com direito a goleada - fator que certamente terá pesado na decisão de Jorge Jesus em, pela primeira vez esta temporada, repetir o mesmo onze em jornadas consecutivas,  ainda que, sabe-se agora, obtendo resultados bem distintos. E, no caso do de anteontem, para mais em pleno Estádio da Luz, absolutamente fatídico para os objetivos que restavam aos encarnados, deixando-os agora dependentes de terceiros para chegarem ao apuramento direto para a Liga dos Campeões por via do segundo lugar, que obriga a milagre de somar só por vitórias as sete jornadas que restam disputar.


A margem de erro é zero, porque não se trata só de olhar para o segundo lugar, é preciso ter em conta que o SC Braga está cada vez maior no retrovisor e que o atual terceiro lugar também está sob ameaça. Pelo que Jesus equaciona regressar ao 4x4x2, devendo sacrificar Jan Vertonghen. O técnico tem trabalhado os dois sistemas, mas a jogar com linha de três ainda não conseguiu aliar equilíbrio e dinâmica, com exceção, talvez, da tal vitória em Braga. Amostra curta.

 

Leia o artigo na integra na edição impressa ou digital de  A BOLA.
 

Ler Mais
Comentários (68)

Últimas Notícias