«Até sempre, Jordão»: leões assinalam morte de ex-avançado

Sporting 18-10-2019 13:05
Por Redação

O Sporting assinalou esta manhã o falecimento de Rui Jordão. Numa nota no site oficial, os leões dão conta, «com pesar e muita tristeza» do falecimento «de um dos maiores nomes da história do Clube, Rui Jordão, aos 67 anos de idade».

 

«O Sporting Clube de Portugal apresenta as mais sinceras condolências aos familiares e amigos neste momento difícil.

O ex-avançado verde e branco vai ficar na memória de todos os Sportinguistas como um atleta de excelência que deixou tudo em campo com o objectivo de engrandecer o nome do Sporting», diz ainda a nota, que elenca depois alguns dos momentos mais importantes da sua carreira:

 

«Rui Manuel Trindade Jordão. Para nós, simplesmente Jordão. Um nome incontornável na história do Sporting Clube de Portugal e do futebol português, ao qual chegou no início da década de 70 para jogar no rival SL Benfica proveniente do Sporting Clube de Benguela.

Chegou a Alvalade em 1977 depois de uma breve passagem pelo futebol espanhol, com a camisola do Real Zaragoza, tendo jogado de Leão ao peito durante nove anos.

 

Ao serviço do Sporting CP, Jordão conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça e, entre outras distinções, em 1980 foi galardoado com o Prémio Stromp na categoria de atleta profissional.

 

Foi um dos melhores avançados da história do Clube, tendo marcado 186 golos em 286 jogos, formando com Manuel Fernandes uma dupla temível e inesquecível para quem os viu jogar semana após semana.

 

Em 1981/1982, numa frente de ataque composta também por António Oliveira, foi decisivo com três golos frente ao SL Benfica (3-1), num jogo fundamental para a conquista do Campeonato Nacional dessa temporada.

 

O avançado deixou o Sporting CP no final da temporada de 1985/1986, pendurando as chuteiras durante uma época, para em 1987/1988, se juntar a Manuel Fernandes no Vitória FC onde veio depois a pôr um ponto final na sua brilhante carreira.

 

Nascido em Benguela, no dia 9 de Agosto de 1952, Jordão foi internacional por Portugal nos escalões sub-18, sub-21 e na equipa principal, somando no total 52 internacionalizações. Na selecção nacional A, o avançado apontou 15 golos, dois deles na meia-final do Campeonato da Europa de 1984 na qual a selecção nacional caiu aos pés da França (3-2).»

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias