«Hoje fomos à Lua e voltámos!»

Atletismo 12-10-2019 15:03
Por Redação

Eliud Kipchoge, recordista mundial da maratona e campeão olímpico no Rio2016, correu este sábado a maratona abaixo das duas horas, tendo sido o primeiro homem a fazê-lo. Numa prova preparada e com todas as condições favoráveis, o corredor queniano cumpriu o objetivo de correr em 1:59.40,2.

 

 

Embora a marca não vá ser reconhecida oficialmente, o atleta estava naturalmente entusiasmado: «Fazer história era o meu objetivo. Hoje sou o homem mais feliz do mundo, por ter conseguido correr em menos de duas horas e poder inspirar muitas pessoas, por poder dizer que o ser humano não tem limites. Hoje, todos juntos, fomos à Lua e voltámos à Terra, obrigada pelo apoio que recebi de todo o mundo», comentou. 

 

«Desde os primeiros quilómetros senti-me muito à vontade. Estava há meses a treinar-me para isto, mas também me convenci, na minha cabeça e no meu coração de que ia conseguir. Nos últimos quilómetros senti a pressão, porque os últimos dias foram emotivos, recebi vários telefonemas do presidente do Quénia, é muita pressão», referiu, consciente de que no seu país milhares de pessoas pararam para ver a corrida:

 

«Estou muito feliz por ter conseguido este feito, por ter reunido não só os quenianos mas pessoas de todo o mundo, que viram na TV, nos computadores, nas redes sociais ou aqui em Viena. O desporto unifica as pessoas, manda uma mensagem positiva a todos.»

 

Kipchoge garantiu que não teve dúvidas: «Nunca duvidei. Estive muito calmo e tente manter a cadência, seguir as instruções e as lebres [41 atletas fizeram de lebre em estafeta para ajudar a manter o ritmo]. Muitas coisas passaram na minha cabeça, mas em 90% do tempo estive calmo. O pior foi antes: Levantei-me antes das cinco da manhã e desde aí até ao tiro de partida houve nervos.»

 

Ler Mais
Comentários (2)

Últimas Notícias