Voltas a Portugal e ao Algarve sobem de escalão

Ciclismo 22-09-2019 12:41
Por Fernando Emílio

Embora só nos próximos dias a informação seja divulgada oficialmente, A BOLA está em condições de avançar que a Volta a Portugal e a Volta ao Algarve fazem parte do calendário UCI Proseries para 2020, entrando em vigor a Reforma do Ciclismo que vai abranger competições e equipas.

 

A UCI Proseries é considerada de alta importância para a estratégia e desenvolvimento do ciclismo, pois das 82 competições que faziam parte da categoria HC, 1 HC, 2.1 e 1.1, muitas foram despromovidas e passam a pertencer ao escalão Continental, que até agora fazia parte da categoria 2.2, na qual se encontra a Volta ao Alentejo, o Troféu Joaquim Agostinho e para onde transita o GP Beiras e Serra da Estrela.

 

Enquanto a Volta ao Algarve não teve grandes dificuldades em ingressar no Proseries, o mesmo não aconteceu com a Volta a Portugal, pois a falta de pontos dos corredores obrigou a que nos bastidores da UCI se tivesse que trabalhar para convencer os decisores, contra a vontade da Associação Internacional de Organizadores de Corridas (AIOCC), que sustentava opinião contrária com a pouca atratividade da competição para as equipas devido à sua duração. Por isso, tiveram de ser alterados alguns pormenores em ambas as provas.

 

Confrontado com esta promoção, Joaquim Gomes, diretor geral da Volta a Portugal mostrou-se agradado:  «A confirmar-se a notícia, ficamos naturalmente satisfeitos com a promoção, que mais não é do que o reconhecimento pelo trabalho que a Podium tem desenvolvido em prol do ciclismo português e de uma prova de grande prestigio.»

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias