UEFA distingue formação

FC Porto 12-09-2019 08:45
Por António Casanova e Rui Amorim

OS sub-19 do FC Porto fizeram história na época passada ao vencer a Youth League, uma espécie de Liga dos Campeões para os mais novos. Foi a primeira vez que uma equipa portuguesa colecionou um troféu que vai para a sétima edição. A juntar a tamanha conquista, os dragões foram ontem distinguidos pela UEFA com o prémio de «Melhor Ação Educativa», precisamente no âmbito da Youth League.

 

De acordo com a nota informativa divulgada no site do clube, essa distinção surge na sequência da «ação educativa levada a cabo junto dos jogadores da formação».

 

Inserido num projeto piloto da UEFA, o FC Porto promoveu uma apresentação financeira ao plantel de sub-19. Mas, por iniciativa dos azuis e brancos, essa ação estendeu-se igualmente «a todos os escalões de formação até aos sub-16, bem como a outros temas até aos sub-14: apostas desportivas e gestão de redes sociais».

 

A UEFA ficou convencida de que o compromisso em levar temas diferentes aos vários atletas das escolas portistas contribuiu para o «enriquecimento pessoal» dos pequenos craques.

 

José Tavares, coordenador técnico da formação do FC Porto, não ficou indiferente à distinção da UEFA: «O futebol atual há muito que não é apenas aquilo que acontece à flor da relva, pelo que se torna cada vez mais relevante para um clube formador como o nosso oferecer aos nossos jovens oportunidades educativas em valências tão variadas como estas. Este reconhecimento da UEFA motiva-nos a continuar neste caminho para desenvolver uma formação cada vez mais completa».
 

Ler Mais
Comentários (27)

Últimas Notícias