Governo avança com quatro milhões de euros para modernizar 112.pt

País 11-09-2019 19:24
Por Redação

O Governo aprovou uma despesa de 3,98 milhões de euros, mais IVA, para a atualização tecnológica do 112.pt, verba que será aplicada ao longo dos próximos três anos, segundo resolução do Conselho de Ministros de 22 de agosto publicada, esta quarta-feira, em Diário da República.

 

Os contratos de serviços para os centros operacionais Norte e Sul do serviço 112.pt, que há mais de quatro anos tinham sido adjudicados a um consórcio integrando a Fujitsu, Intergrapf e Papti, terminam este ano, o que levou o executivo a avançar com a autorização de nova despesa para a modernização do serviço.

 

«Torna-se necessário proceder à atualização tecnológica dos dois centros operacionais e assegurar os serviços de manutenção preventiva e corretiva para garantir a continuidade das condições de exploração do sistema, bem como proceder à integração tecnológica da solução em funcionamento nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira no atual sistema em produção, ficando Portugal dotado de uma plataforma 112.pt única a nível nacional», lê-se na resolução publicada, esta quarta-feira, em Diário da República.

 

Esta modernização será adjudicada ao mesmo tempo que o consórcio que já assegura tecnologicamente o 112, uma vez que, aponta o Governo, é «detentor dos direitos exclusivos de comercialização, manutenção e assistência técnica das componentes de hardware e software da atual solução tecnológica», sendo, portanto, «a única entidade que reúne as competências técnicas e conhecimentos necessários, para proceder à atualização tecnológica e prestar os serviços de manutenção de modo a garantir a total disponibilidade do sistema».

 

O Governo realça que «importa dar continuidade à solução atual».

 

E justifica: «A criticidade do serviço, designadamente pelo risco de disrupção do serviço e consequente quebra no atendimento ao cidadão em situações de emergência, implicaria a criação, durante a implementação de uma nova solução, de uma infraestrutura provisória, ou seja, um Centro Operacional 112 temporário, para realizar o atendimento 112 num local alternativo enquanto se procederia à desinstalação da solução atualmente existente, o que não se manifesta viável».

 

Para este ano está prevista uma despesa de cerca de 72 mil euros, ficando a maior parte dos encargos concentrada em 2020, com uma despesa prevista de 2,2 milhões de euros.

 

O remanescente será repartido entre 2021 e 2022.

 

Para quem já não se lembra:  o 112 é o Número Unico Europeu de Emergência da União Europeia.

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