10 histórias sobre o Liverpool e o Tottenham

Liga dos Campeões 27-05-2019 15:32
Por Redação

Liverpool e Tottenham disputam este sábado a final da Liga dos Campeões. A propósito, os espanhóis do El País reuniram dez temas curiosos. Saiba em baixo.

 

1 - Anfield nem sempre foi a casa do Liverpool. Na verdade, foi o Everton, grande rival, que o ocupou de 1884 a 1892. Só desde essa altura o Liverpool chegou a Anfield. O Tottenham, por outro lado, teve vários estádios, sempre a norte de Londres, no bairro de Tottenham.

 

2 - O Liverpool é o clube britânico com mais troféus continentais, com cinco Liga dos Campeões, três Ligas Europas e três Supertaças europeias. Mas o primeiro clube britânico a conquistar um título europeu foi o Tottenham, em 1963, Supertaça europeia; derrotaram o Atlético de Madrid.
 

3 - Nem sempre o Liverpool foi vermelho; nem o Tottenham branco. Nos primeiros quatro anos de existência, a camisola do Liverpool era metade azul e metade branca. O branco das camisolas e calções azuis do Tottenham foram adotados apenas desde 1899.

 

4 - Em Inglaterra, desde Rafa Benítez no comando do Liverpool, entraram vários jogadores espanhóis. Sabe qual foi o primeiro?  Nayim, médio da formação do Barcelona, que chegou para o Tottenham.

 

5 - O Liverpool teve grande influência escocesa no seu futebol: 17 capitães de equipa nasceram na Escócia. Aliás, o primeiro plantel da história do Liverpool tinha 13 jogadores escoceses. E o Liverpool nunca venceu uma Premier League sem escoceses na equipa; esta temporada há um: o lateral-esquerdo Andrew Robertson.

 

6 - Os emblemas de Liverpool e Tottenham têm um pássaro como figura central. O do Liverpool é o icónico Liver Bird, pássaro do fígado em português; um símbolo da cidade e que representa o espírito indomável dos seus habitantes. O do Tottenham é um galo de luta.

 

7 - The Kop é a bancada mais famosa do Liverpool e uma das mais famosas do mundo, no apoio aos clubes. Foi formada em 1994, depois da tragédia de Hillsborough e pode levar 12.390 espectadores, todos sentados. No estádio do Tottenham, a bancada que mais apoio dá à equipa fica a Sul e tem a maior capacidade em Inglaterra: 17.500 adeptos.

 

8 - O estádio do Tottenham tem capacidade para 62.062 pessoas, é superado apenas pelo de Wembley. Tem o bar mais comprido de um estádio de toda a Europa: 65 metros. Tem, até, uma padaria e uma cervejaria artesanal no recinto.
 

9 - A tragédia de Hillsborough, em 1988/89, nas meias-finais da Taça, entre o Nottingham Forest e o Liverpool, é o maior desastre do futebol britânico: 96 mortos, quase todos adeptos do Liverpool. Após a tragédia, foram filtradas pela polícia várias fake news que sugeriam que os culpados teriam sido os próprios adeptos do Liverpool, na altura apontados por muitos como hooligans. A principal razão encontrada foi, afinal, uma falha no controlo policial.

 

10 - Daniel Levy é um empresário britânico, presidente do Tottenham. Mas é mais que isso; é um fã como poucos. Foi pela primeira vez a White Hart Lane ainda não tinha dez anos. É o homem que mais tempo leva à frente dos destinos de um coube da Premier League.

Ler Mais
Comentários (5)

Últimas Notícias