...
Login
Loja d'Abola
A Bola TV
Edições digitais
A Bola 3D
Login
Loja d'Abola
A Bola TV
Edições digitais
A Bola 3D
Os treinadores portugueses no futebol internacional (artigo de Manuel Sérgio, 107)
Ética no Desporto
06-10-2015 16:25
Por
Manuel Sérgio
Por
Manuel Sérgio
Embora um ou outro medíocre, ou retórico, ou rábulo, pessoas há, na crítica desportiva, em Portugal, de grande curiosidade intelectual e que já procuraram, numa atitude cheia de movimento e de intenção, os motivos dos êxitos dos treinadores de futebol portugueses, no nosso país e por esse mundo além. Folheia-se
A Bola
, de 1 de Outubro de 2015, e é o jornalista José Manuel Delgado a salientar o trabalho primoroso de Rui Vitória, no jogo Atlético de Madrid-Benfica: “Rui Vitória. Organização perfeita, equipa (quase) sempre junta (complicados os primeiros minutos), tremenda disciplina tática e uma solidariedade entre os jogadores, capaz de ombrear com o Atlético de Madrid de El Cholo Simeone”.
Sobre Marco Silva, treinador do Olympiakos, de 38 anos de idade, pode ler-se, no mesmo jornal, a prosa seguinte de David Pereira: “Marco Silva está em alta. Com a surpreendente vitória de anteontem, no terreno do Arsenal (3-2), o seu Olympiakos tornou-se a primeira equipa grega a vencer em Inglaterra na Liga dos Campeões e limpou o registo de 12 derrotas em outras tantas visitas a adversários ingleses. O presidente do emblema do Pireu, Evangelos Marinakism admitiu mesmo que se tratava da maior vitória da história do clube de Atenas”.
De acordo com a imprensa grega, os adeptos do Olympiakos já entoam cânticos, em louvor de Marco Silva. Não relembro, neste momento, por desnecessário, o prestígio do José Mourinho, pois que é, para muitos estudiosos (onde eu me incluo) o melhor treinador do futebol atual. De facto, até eu já dei entrevistas a televisões das cinco partes do mundo, que de mim se aproximam, no intuito de vislumbrar o que há, na prática profissional de José Mourinho, que possa radicar, nos meus ensinamentos de seu velho professor.
Respondo sempre com a mesma convicção; “Nada! Nunca ensinei futebol a ninguém, nem me sentia com o saber suficiente para ensinar futebol a um homem de inteligência invulgar (podem crer), como o José Mourinho”. De Manuel José, Henrique Calisto, Carlos Queirós, Leonardo Jardim, Vítor Pereira, Nelo Vingada, Manuel Jesualdo Ferreira e tantos mais são também muitas as vozes que se escutam de incontida admiração, pela lição admirável do seu trabalho, aquém e além fronteiras.
Mas, o que têm os treinadores portugueses que os outros não têm? Mais conhecimento? Na Sociedade do Conhecimento da Era da Informação, que é a nossa, quem sinta dentro de si um inveterado e ardente amor pelo estudo e pela investigação, em circunstâncias sociais e políticas favoráveis, tem sempre a informação que procura. Pep Guardiola, se é verdade o que nos diz o escritor catalão Enrique Vila-Matas, é um profissional de informação cuidada e atenta.
Mas, no mundo do futebol (isto aqui muito à puridade) o papel do intelectual resume-se a muito pouco, já que poucos lhe dão crédito. E, segundo o Enrique Vila-Matas, não só no futebol: “Os intelectuais mais lúcidos estão conscientes de que a elite a que pertenceram – a
intelligentsia
, esse estrato social que tem as suas origens mais longínquas nos guardiões da República platónica – está profundamente desanimada.
Todos eles vêm constatando, desde há décadas, que tudo o que dizem e fazem não é ouvido, que se resume a uma proporção muito pequena de leitores, de estudantes, de eleitores, ou de opinião pública. Pessoas de grande exigência intelectual e robusta inteligência estão hoje plenamente conscientes de que o seu destino na vida – explicar o que entenderam e que os outros não compreendem ou não querem ver – não serve para nada, porque aos outros não lhes diz respeito, nem o compreendem, nem o querem saber” (
Diário Volúvel
, teorema, Lisboa, 2010, p. 265).
No futebol, confunde-se o intelectual como um retórico, de ricas e elegantes imagens, mas que nunca deu um chuto numa bola, nem sabe o que isso é. Trata-se de uma tolice (ninguém está livre de dizer tolices, o imperdoável é dizê-las solenemente!). De facto, o intelectual é o que sabe teorizar a prática, ou fazer trabalho interdisciplinar com os práticos, assumindo, em ambos os casos, um caráter especulativo, prescritivo e crítico. Para mim, há necessidade de mais intelectuais, no desporto, designadamente os que o estudam como uma questão, antes de tudo, antropológica e política...
Este artigo espelha bem a minha carreira didática: as minhas aulas eram pouco fiéis ao tema principal da lição e (eu pecador me confesso) raramente apresentava aos alunos um plano rigorosamente articulado, ponto por ponto. Vou quedar-me portanto, agora, sem mais delongas, na interrogação inicial: por que merecem os treinadores portugueses tamanha aceitação, no futebol internacional? Só porque o José Mourinho é português? Sem pôr em causa o contributo inquestionável dos êxitos do José Mourinho ao prestígio dos nossos treinadores, o assunto merece pesquisa mais detalhada.
A “educação de qualidade” de alguns dos treinadores portugueses, com licenciaturas e mestrados e doutoramentos, em Faculdades de Desporto; o bom nível de exigência dos cursos de treinadores, em Portugal; ex-jogadores que, porque muito sentiram e sofreram e viveram, muito aprenderam a discernir e a pensar o futebol – são itens a ter em conta, na análise desta problemática.
Há muitos anos já, procurei dar forma e fundamentação epistemológica ao difuso, ao vago e ao informe dos cursos universitários de Educação Física e Desporto e, no sentido de tornar inteligível esta área do conhecimento, rapidamente me encontrei no seio das ciências hermenêutico-humanas, já que não há jogos, há homens (e mulheres e crianças) que jogam. E, nesta mesma linha de pensamento, é o homem (e a mulher) que se é que triunfa no treinador que se pode ser.
Ora, quais os elementos característicos que distinguem o cidadão português? Ramalho Ortigão, nas
Últimas Farpas
, caracteriza assim o português: “Ele é sentimentalista, idealista, galã, dado a aventuras e a viagens como o Preste João, como Fernão Mendes, como o infante D. Pedro, como Camões. É sóbrio e é rijo. Tem o dom sociável de amar e de se fazer amado e é singular a sua faculdade de adaptação a todos os meios biológicos e sociais, bem como a sua enorme força de resistência à fadiga, à fome, a todas as privações as vida e a todas as hostilidades da natureza”. Teixeira de Pascoais refere, em
A Arte de ser Português
, que “o génio lusíada é mais emotivo que intelectual”. Enfim, uma pessoa de extrema sensibilidade e afetividade, emotivo, esteta, que facilmente se adapta e faz amigos – eis aí a personalidade-base do português, presente aliás em todas as manifestações históricas do nosso povo.
Em matéria de liderança, distinguem-se, como fatores de progresso, o conhecimento e as qualidades pessoais. Salvo melhor opinião, a liderança deve-se, em primeiro lugar, à pessoa que se é e estabelece-se na dialética entre o treinador e os jogadores. Se o treinador sabe comunicar e motivar e apresenta um exemplar comportamento (sem qualquer snobismo ou teatralidade) - tem naturalmente por si a admiração e o respeito dos jogadores. Se a tudo isto junta uma enternecida fidelidade aos valores de compreensão, de solidariedade, de acolhimento franco e dádiva magnânima, é certo que um verdadeiro espírito de família se estabelece, em todo o departamento de futebol. Não se esconde que a lúcida exatidão e a sagacidade do especialista devem brilhar também, no treinador que é líder. Um exemplo: o treinador de futebol deve ser um especialista em futebol. Mas não é (assim o penso), ao nível do conhecimento, que o treinador português brilha, entre as grandes figuras do treino atual.
A sua inteligência compreensiva, a sua sensibilidade aos problemas humanos do jogador, a sua paixão pelo jogo, que ele exprime numa comunicativa volúpia, fazem dele uma “avis rara”, que contrasta com a autoridade e a disciplina e o “magisterdixismo” de certos técnicos, que não possuem a exuberância e a alegria espontânea do treinador português. Rui Vitória, treinador do Benfica, publicou há um ano o seu primeiro livro,
A Arte da Guerra para Treinadores
(Topbooks, Lisboa, 2014), onde levanta a interrogação seguinte: “Um treinador nasce, ou faz-se? Um treinador pode fazer-se, é uma verdade. Mas penso que, para se ser treinador, tem de se trazer algo, a partir do berço. Sendo esta uma actividade, no âmbito do humano, antes de todos os conhecimentos que adquirimos, ao longo do nosso trajecto, estão alguns requisitos que nascem connosco (...).
Creio que por detrás de um grande treinador, como por detrás de um grande general, tem de estar, acima de tudo, uma grande pessoa” (pp. 14/15). Diante do feixe de saberes que hoje se exige a um treinador de futebol, ou de qualquer outra modalidade desportiva, há qualidades ingénitas que, segundo os antropólogos e etnólogos, os portugueses têm e nem todos os outros povos têm, com igual talento. E vislumbra-se nelas (também) as causas primeiras dos êxitos maiores dos treinadores portugueses, no futebol nacional e internacional. Eu escrevi “também” porque nunca esqueço a imperiosa necessidade da experiência e do estudo...
Manuel Sérgio é Professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto
Ler Mais
Notícias Relacionadas
23:13
-
29-09-2015
João Paulo S. Medina: - o “intelectual” do futebol brasileiro (artigo de Manuel Sérgio, 106)
00:04
-
23-09-2015
O último Porto-Benfica ou da biologia à cultura (artigo de Manuel Sérgio, 105)
18:11
-
15-09-2015
“Quem somos nós?” - a resposta do Desporto (artigo de Manuel Sérgio, 104)
18:20
-
08-09-2015
Joel Rocha – o “Mourinho” do futsal (artigo de Manuel Sérgio, 103)
18:35
-
02-09-2015
A História de Sísifo (artigo de Manuel Sérgio, 102)
17:34
-
28-08-2015
O mais relevante nem sempre é o mais mensurável (artigo de Manuel Sérgio, 101)
17:55
-
14-08-2015
Jorge Jesus: - o sublime iletrado! (artigo de Manuel Sérgio, 99)
18:54
-
07-08-2015
O que em mim sente está pensando (artigo de Manuel Sérgio, 98)
16:55
-
31-07-2015
A Cultura do Clube (artigo de Manuel Sérgio, 97)
21:45
-
21-07-2015
Do Jogo ao Desporto em Bourdieu e... não só (artigo de Manuel Sérgio, 96)
23:57
-
16-07-2015
Carta a Eugénio Lisboa (artigo de Manuel Sérgio, 95)
00:32
-
10-07-2015
António Simões: - o irmão branco do Eusébio (artigo de Manuel Sérgio, 94)
17:31
-
04-07-2015
Jorge Jesus ou a homeostasia organizacional (artigo de Manuel Sérgio, 93)
23:50
-
15-06-2015
No Benfica: estrutura ou carisma? (artigo de Manuel Sérgio, 90)
22:37
-
10-06-2015
Feyerabend e Ricardo Serrado no estudo de Lionel Messi (artigo de Manuel Sérgio, 89)
22:50
-
26-05-2015
Mais importante do que ter sucesso é ter valor! (artigo de Manuel Sérgio, 86)
00:30
-
23-05-2015
José Mourinho ou as razões da sua diferença (artigo de Manuel Sérgio, 85)
16:42
-
18-05-2015
É preciso, imperioso e urgente a continuação de J.J., no Benfica (artigo de Manuel Sérgio, 84)
18:16
-
10-05-2015
Roberto Carneiro: retrato de um ministro que eu conheci (artigo de Manuel Sérgio, 83)
16:30
-
01-05-2015
O empréstimo de jogadores é compatível com a ética? (artigo de Manuel Sérgio, 82)
16:54
-
20-04-2015
José Mourinho: por que será?... (artigo de Manuel Sérgio, 81)
17:17
-
14-04-2015
O Progresso Desportivo: - o que é isso? (artigo de Manuel Sérgio, 80)
19:15
-
07-04-2015
Mourinho escreve prefácio de livro de Manuel Sérgio, «O Futebol e Eu»
23:31
-
06-04-2015
O jornal “ A Bola” - desporto e humanismo (artigo de Manuel Sérgio, 79)
22:47
-
01-04-2015
Jorge Carlos Fonseca: o Presidente da República que é poeta (artigo de Manuel Sérgio, 78)
21:47
-
25-03-2015
Qual o fundamento radical na arbitragem? (artigo de Manuel Sérgio, 77)
16:34
-
21-03-2015
A Gestão do Desporto, segundo Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 76)
16:40
-
13-03-2015
O Futebol é Anamnese... mesmo com Luís Figo? (artigo de Manuel Sérgio, 75)
17:47
-
07-03-2015
Ao Povo-Irmão de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 74)
21:14
-
19-02-2015
“Cândido de Oliveira” - um livro inesquecível de Homero Serpa (artigo de Manuel Sérgio, 73)
21:10
-
12-02-2015
Só com os mesmos valores o diálogo é possível (artigo de Manuel Sérgio, 72)
17:04
-
08-02-2015
O modelo racionalista do jornal A Bola (artigo de Manuel Sérgio, 71)
16:32
-
01-02-2015
“A Bola”: uma práxis que é preciso manter (artigo de Manuel Sérgio, 70)
19:14
-
28-01-2015
Manuel Alegre: - um semeador de poesia (artigo de Manuel Sérgio, 69)
18:29
-
22-01-2015
Libertar o Direito e o Desporto ou um ensaio do Prof. Paulo Cunha (artigo de Manuel Sérgio, 68)
16:24
-
18-01-2015
A desparasitação do futebol ou a dupla Pinto da Costa-Pedroto (artigo de Manuel Sérgio, 67)
18:18
-
15-01-2015
O Desporto tem violência: - não é violento! (artigo de Manuel Sérgio, artigo 66)
17:57
-
10-01-2015
A “Arte da Guerra” no treinador Rui Vitória (artigo de Manuel Sérgio, 65)
00:17
-
07-01-2015
José Maria Pedroto: o conhecimento... (artigo de Manuel Sérgio, 64)
23:31
-
31-12-2014
Feliz Ano Novo ao Desporto Português (artigo de Manuel Sérgio, 63)
17:32
-
24-12-2014
A grande revolução de Jesus na Vida e... no Desporto! (artigo de Manuel Sérgio, 62)
17:53
-
20-12-2014
História e Filosofia das Ciências, no Desporto e... no Benfica! (artigo de Manuel Sérgio, 61)
22:56
-
17-12-2014
Uma resposta breve a Miguel Cardoso Pereira (artigo de Manuel Sérgio, 60)
18:57
-
11-12-2014
Desporto e Desenvolvimento ou um livro de Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 59)
18:36
-
04-12-2014
Nossos contemporâneos (artigo de Manuel Sérgio, 58)
18:19
-
27-11-2014
Da Desconfiança à Solidariedade em Pinto da Costa e Filipe Vieira (artigo de Manuel Sérgio, 57)
23:19
-
20-11-2014
As incertezas da ciência (artigo de Manuel Sérgio, 56)
16:18
-
16-11-2014
O engenheiro Fernando Santos: - o mesmo e o diferente (artigo de Manuel Sérgio, 55)
18:39
-
11-11-2014
Ou interdisciplinaridade ou ignorância (artigo de Manuel Sérgio, 54)
10:25
-
08-11-2014
Carta Aberta ao Presidente da República de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 53)
17:43
-
30-10-2014
Rui Jorge: e o treinador do Futuro (artigo de Manuel Sérgio, 52)
15:56
-
23-10-2014
O engenheiro Fernando Santos: o ser e o tempo (artigo de Manuel Sérgio, 51)
19:34
-
16-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol, 2.ª parte (artigo de Manuel Sérgio, 50)
17:38
-
11-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol (1) (artigo de Manuel Sérgio, 49)
22:14
-
03-10-2014
Eduardo Monteiro: perfil de um dirigente! (artigo de Manuel Sérgio, 48)
17:55
-
28-09-2014
A propósito do engenheiro Fernando Santos (artigo de Manuel Sérgio, 47)
16:47
-
22-09-2014
O campeão observado a dois ângulos de visão (artigo de Manuel Sérgio, 46)
00:24
-
18-09-2014
Há falta de treinadores negros (artigo de Manuel Sérgio, 45)
01:06
-
13-09-2014
Valdano: um homem que transporta uma frustração (artigo de Manuel Sérgio, 44)
18:39
-
08-09-2014
A grande revolução a fazer no futebol (artigo de Manuel Sérgio, 43)
18:36
-
03-09-2014
Mais Platão, menos Prozac! (Artigo de Manuel Sérgio, 42)
14:57
-
28-08-2014
Fiel ao Belenenses e... aos amigos! (artigo de Manuel Sérgio, 41)
18:38
-
17-08-2014
O Deus dos filósofos e os deuses do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 40)
18:34
-
10-08-2014
O olho das rãs e o futebol (artigo de Manuel Sérgio, 39)
21:47
-
04-08-2014
“Francisco de Assis e Franscisco de Roma” - mais um livro de Leonardo Boff (artigo Manuel Sérgio, 38)
16:52
-
26-07-2014
“Preparar para Ganhar”: um livro de José Neto (artigo Manuel Sérgio, 37)
22:24
-
15-07-2014
O Futebol na Sociedade Pós-Capitalista ou a vitória da Alemanha (artigo Manuel Sérgio, 36)
00:43
-
07-07-2014
Código de Ética Desportiva (artigo Manuel Sérgio, 35)
16:35
-
02-07-2014
A Literatura e o Desporto: a propósito de Sophia (artigo Manuel Sérgio, 34)
20:53
-
27-06-2014
O Futebol e os Escritores (artigo Manuel Sérgio, 33)
22:45
-
22-06-2014
As dúvidas do Doutor Eduardo Barroso: as dele e as minhas! (artigo Manuel Sérgio, 32)
16:17
-
08-06-2014
Carta Aberta ao Ministro do Desporto do Brasil (artigo Manuel Sérgio, 31)
18:08
-
01-06-2014
Da poesia ao futebol (artigo Manuel Sérgio, 30)
18:57
-
27-05-2014
Factos e valores (artigo Manuel Sérgio, 29)
18:50
-
19-05-2014
Parabéns ao Benfica: na vitória e na derrota (artigo Manuel Sérgio, 28)
16:35
-
12-05-2014
Marco Silva: um grande treinador, com toda a certeza! (artigo Manuel Sérgio, 27)
21:07
-
01-05-2014
A grande revolução de Jesus ou o mundo que o desporto não tem (artigo Manuel Sérgio, 26)
00:52
-
24-04-2014
O 25 de Abril e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio, 25)
18:33
-
11-04-2014
Os mitos fundadores da Modernidade (artigo Manuel Sérgio 24)
23:56
-
06-04-2014
Os cem anos da FPF: em Portugal também há progresso? (artigo Manuel Sérgio 23)
20:01
-
30-03-2014
Nova Teoria do Sebastiano e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio 22)
23:11
-
23-03-2014
José Medeiros Ferreira: o desportisra, o político, o intelectual (artigo Manuel Sérgio 21)
17:26
-
18-03-2014
Nossos contemporâneos (artigo Manuel Sérgio 20)
21:39
-
03-03-2014
Há necessidade de uma utopia (artigo Manuel Sérgio 19)
00:49
-
22-02-2014
“Filosofia e Futebol: troca de passes” - um livro de grande atualidade ( artigo Manuel Sérgio 18)
22:28
-
16-02-2014
A Inteligência Competitiva e o Espectáculo Desportivo (artigo Manuel Sérgio 17)
18:50
-
12-02-2014
Plano Nacional de Ética no Desporto (artigo Manuel Sérgio 16)
21:08
-
02-02-2014
Porque sou belenenses... (artigo Manuel Sérgio 15)
00:04
-
28-01-2014
Aurélio Pereira ou um projeto antropológico (artigo Manuel Sérgio 14)
00:19
-
23-01-2014
O nome da rosa (artigo Manuel Sérgio 13)
00:11
-
15-01-2014
Cristiano Ronaldo: agilidade física ou intelectual? (artigo Manuel Sérgio 12)
00:38
-
13-01-2014
Eusébio tem lugar indiscutível no panteão nacional (artigo Manuel Sérgio 11)
23:59
-
03-01-2014
Ciência no Futebol e outras coisas mais... (artigo Manuel Sérgio 10)
00:04
-
30-12-2013
O Desporto nem sempre educa... (artigo de Manuel Sérgio 9)
00:37
-
23-12-2013
Carta Aberta aos jogadores do Bom Senso F.C. (artigo de Manuel Sérgio 8)
00:14
-
10-12-2013
Os golos do Ronaldo e a ética da palavra (artigo de Manuel Sérgio 7)
22:14
-
03-12-2013
Cristiano Ronaldo: - um herói da cultura! (artigo de Manuel Sérgio 6)
21:39
-
20-11-2013
Os erros dos árbitros e os erros dos outros... (artigo de Manuel Sérgio 5)
11:56
-
28-10-2013
«O Desporto (o Futebol) não é violência» (artigo de Manuel Sérgio 4)
22:58
-
18-10-2013
«O Desporto e o Desafio do Sentido» (artigo de Manuel Sérgio 3)
22:45
-
06-10-2013
«O pensamento ético contemporâneo e o Desporto» (artigo de Manuel Sérgio 2)
18:40
-
27-09-2013
«O Desporto em que eu acredito» (artigo de Manuel Sérgio 1)
Comentários (0)
Comentários
0
Login
FAÇA UM COMENTÁRIO (MÁX: 300):
Mais de
Ética no Desporto
Onde está o Desporto? (artigo de Manuel Sérgio, 341)
Ética no Desporto
06-06-2020 21:00
Ética no Desporto
06-06-2020 21:00
Onde está o Desporto? (artigo de Manuel Sérgio, 341)
Duarte Gomes galardoado
Ética no Desporto
14-05-2020 08:42
Ética no Desporto
14-05-2020 08:42
Duarte Gomes galardoado
Inscrições para ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Ética no Desporto
20-02-2020 09:35
Ética no Desporto
20-02-2020 09:35
Inscrições para ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Ver todas as notícias
Vídeos
ZLATAN JÁ ESTÁ A SER ZLATAN EM SANREMO (VÍDEO)
AC MILAN
02-03-2021 23:49
ZLATAN JÁ ESTÁ A SER ZLATAN EM SANREMO (VÍDEO)
AC MILAN
02-03-2021 23:49
AC MILAN
02-03-2021 23:49
ZLATAN JÁ ESTÁ A SER ZLATAN EM SANREMO (VÍDEO)
TRINCÃO MOSTRA HABILIDADES NO TREINO (VÍDEO)
BARCELONA
02-03-2021 23:42
TRINCÃO MOSTRA HABILIDADES NO TREINO (VÍDEO)
BARCELONA
02-03-2021 23:42
BARCELONA
02-03-2021 23:42
TRINCÃO MOSTRA HABILIDADES NO TREINO (VÍDEO)
REGBALL, O NOVO DESPORTO RUSSO QUE MISTURA BASQUETEBOL COM LUTA LIVRE (VÍDEO)
MAIS DESPORTO
02-03-2021 19:45
REGBALL, O NOVO DESPORTO RUSSO QUE MISTURA BASQUETEBOL COM LUTA LIVRE (VÍDEO)
MAIS DESPORTO
02-03-2021 19:45
MAIS DESPORTO
02-03-2021 19:45
REGBALL, O NOVO DESPORTO RUSSO QUE MISTURA BASQUETEBOL COM LUTA LIVRE (VÍDEO)
LAKERS ARRASAM WARRIORS E ANTETEKOUNMPO «AFUNDA» (VÍDEO)
NBA
01-03-2021 11:49
LAKERS ARRASAM WARRIORS E ANTETEKOUNMPO «AFUNDA» (VÍDEO)
NBA
01-03-2021 11:49
NBA
01-03-2021 11:49
LAKERS ARRASAM WARRIORS E ANTETEKOUNMPO «AFUNDA» (VÍDEO)
Últimas Notícias
SELEÇÃO
18:11
PORTUGAL RECEBERÁ AZERBAIJÃO EM TURIM
LIGA 2
17:28
RESULTADOS DA 17.ª JORNADA E CLASSIFICAÇÃO
BRASIL
18:12
«CRISTIANO RONALDO NUNCA CHEGARÁ AO NÍVEL DE PELÉ, MARADONA OU MESSI»
LIVERPOOL
18:02
ALISSON REGRESSA À BALIZA FRENTE AO CHELSEA, DIOGO JOTA ATRASOU-SE
TÉNIS
16:28
MEDVEDEV PERDE EM ROTERDÃO E FALHA ASSALTO AO SEGUNDO LUGAR DO RANKING
TÉNIS
16:26
FREDERICO SILVA GARANTE MELHOR RANKING DE SEMPRE
ANGOCHE
17:24
ALBANO CARRIGE SUCEDE A DAVIZ SIMANGO NO MUNICIPIO DA BEIRA
POLÍTICA
02-03-2021 16:43
UM ANO DEPOIS DO PRIMEIRO CASO DE COVID-19, PRESIDENTE PEDE QUE SE RETIREM «LIÇÕES DO QUE CORREU MENOS BEM»
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
NACIONAL
02-03-2021 16:37
NACIONAL RESPONDE À ACUSAÇÃO DE LUÍS FILIPE VIEIRA
ANDEBOL
02-03-2021 20:37
FC PORTO PERDE NA SECRETARIA JOGO ADIADO DEVIDO À SITUAÇÃO DE QUINTANA
ITÁLIA
02-03-2021 21:40
BERNARDESCHI REVOLUCIONA ATAQUE E RONALDO MARCA PELA JUVENTUS (VÍDEOS)
BRASIL
02-03-2021 19:42
‘VICE’ DO FLAMENGO FALA DA SAÍDA DE JESUS E DO POSSÍVEL TÍTULO DO SPORTING EM ANO DE PANDEMIA
INGLATERRA
02-03-2021 18:16
ANTIGOS INTERNACIONAIS PREFEREM RÚBEN DIAS A BRUNO FERNANDES PARA JOGADOR DO ANO
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
NACIONAL
02-03-2021 16:37
NACIONAL RESPONDE À ACUSAÇÃO DE LUÍS FILIPE VIEIRA
ANDEBOL
02-03-2021 20:37
FC PORTO PERDE NA SECRETARIA JOGO ADIADO DEVIDO À SITUAÇÃO DE QUINTANA
ITÁLIA
02-03-2021 21:40
BERNARDESCHI REVOLUCIONA ATAQUE E RONALDO MARCA PELA JUVENTUS (VÍDEOS)
BRASIL
02-03-2021 19:42
‘VICE’ DO FLAMENGO FALA DA SAÍDA DE JESUS E DO POSSÍVEL TÍTULO DO SPORTING EM ANO DE PANDEMIA
INGLATERRA
02-03-2021 18:16
ANTIGOS INTERNACIONAIS PREFEREM RÚBEN DIAS A BRUNO FERNANDES PARA JOGADOR DO ANO
Mundos
África
ANGOCHE
17:24
ALBANO CARRIGE SUCEDE A DAVIZ SIMANGO NO MUNICIPIO DA BEIRA
Brasil
BRASIL
18:12
«CRISTIANO RONALDO NUNCA CHEGARÁ AO NÍVEL DE PELÉ, MARADONA OU MESSI»
BRASIL
09:18
CORINTHIANS COM 19 INFETADOS