...
Login
Loja d'Abola
A Bola TV
Edições digitais
A Bola 3D
Login
Loja d'Abola
A Bola TV
Edições digitais
A Bola 3D
João Paulo S. Medina: - o “intelectual” do futebol brasileiro (artigo de Manuel Sérgio, 106)
Ética no Desporto
29-09-2015 23:13
Por
Por
Quando, em Setembro de 1983, convidado pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, conheci, pela primeira vez, terra brasileira, não poderia prever que o núcleo central das minhas ideias já fosse estudado por um brasileiro ilustre: o professor João Paulo S. Medina.
“Tomemos, por exemplo, o ato de andar ou correr, instrumento dos mais naturais utilizado pela educação física. Se o profissional da área, seja ele educador em uma escola ou treinador em um clube desportivo, considerar tal ato em sua perspetiva
bruta
, isto é, no seu sentido fisiológico mais vulgar, como é comum, sem interpretá-lo em sua essência, estará a empobrecê-lo substancialmente. O correr de uma criança não é o mesmo de um adulto, como o andar de uma mulher não é o mesmo de um homem (…). O caminhar da pessoa de uma classe social carente não tem o mesmo significado do caminhar de alguém vindo de uma classe social mais favorecida. O mesmo podemos dizer, a respeito de cada movimento humano, que não se repete de modo mecânico e idêntico (…). O ser humano movimenta-se sempre de uma forma simbólica e expressiva. Aquele que não procura interpretar essas significações não pode saber exatamente o que está fazendo” (João Paulo S, Medina,
A Educação Física cuida do corpo... e “mente”
, Papirus, Campinas, 25ª Edição e 1ª Edição em 1983, pp. 52/53).
No livro da minha autoria,
Para uma nova dimensão do desporto
(DGD, Lisboa, 1974) já eu tinha escrito: “Ciência do Movimento Humano, ou seja, Ciência do Homem, os conceitos de (…) esquema corporal, de motivação, de aprendizagem, de treino, de “forma”, de habilidade, de hábito, de tática, de estratégia, etc., etc. - são, antes de mais, problemas filosóficos em que o corpo nos aparece como concretização espácio-temporal de uma sociedade, de uma visão do Mundo, do Homem e da Vida. E em que os gestos desportivos (conteúdo existencial a nascer das dimensões de um pensamento universal) surgem como a narrativa reveladora do ser e do agir do ser humano”. E acentuava eu, com o vigor possível: “Ciência do Movimento Humano - ciência do Homem em movimento” (p. 273).
Nos anos letivos de 1987 e 1988, coube-me a sorte de lecionar, na licenciatura em Educação Física e nos doutoramentos em Filosofia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ora, o professor de futebol da licenciatura em Educação Física era precisamente o João Paulo Medina, o qual, como preparador físico, já trabalhara em equipas de treinadores vários, entre outros, como Rubens Minelli, Falcão, Telé Santana e depois, como secretário técnico, na seleção “canarinha”.
Quando o João Paulo soube (porque eu lho disse) que, para mim, desde criança, domingo não era domingo, sem a minha presença, como espectador, num bom jogo de futebol, logo tratou, através dos seus largos conhecimentos no futebol “paulista”, de reservar-me bilhete para inúmeros jogos de futebol, designadamente do “São Paulo” que era, então, o clube da minha simpatia, no Brasil. E assim do nosso amor pelo futebol e porque trabalhávamos na Faculdade de Educação Física da Unicamp nasceu entre nós um fraterno convívio que me permitiu conhecer, com rigoroso pormenor, as suas ideias, muito próximas das minhas, pois que ambos recusávamos (e continuamos a recusar) que o desporto seja, entre as ciências sociais, a que mais se assemelha às ciências naturais, como era moda naqueles anos já distantes, como infelizmente ainda não deixou de ser moda em tantos trabalhos universitários, que estudam a prática desportiva, sem distinguirem, no atleta, a pessoa socialmente integrada, quer numa determinada equipa, quer numa determinada cultura. O facto de um atleta, ou um jogador de futebol, se observarem como indivíduos isolados, atomísticos, que nasceram com aptidões biológicas especiais e que portanto ao biológico se poderia resumir, sempre, o fundamental da compreensão e explicação dos seus desempenhos, era um “dogma” que encontrava, no João Paulo e em mim, fortes opositores. E relembro que o João Paulo já cogitava, então, na melhor maneira, de intervir, no futebol brasileiro, com as novas ideias que ambos elaborávamos, na luz quieta dos nossos gabinetes da Unicamp, onde nos fechávamos, em estudo sério. Relembro o que ele me dizia: “É preciso uma racionalidade nova, no desporto, onde a pessoa humana assuma um valor central”. E eu prosseguia: “o ser humano à procura da transcendência”.
Nas palavras do internacional português “Maniche”, alcunha que lhe foi atribuída pelo treinador Arnaldo Teixeira, pois que o seu nome de batismo é este: Nuno Ricardo de Oliveira Ribeiro – nas palavras de Maniche, o José Mourinho é o melhor treinador do mundo. Porquê? “Se o treinador tiver uma comunicação direta e frontal, o jogador dá tudo por ele. E isso acontecia-me com o José Mourinho. Depois ia para casa a pensar que ele tinha razão. Por vezes, as pessoas dizem que é preciso ter carisma e uma voz mais ativa. Por exemplo, o Rui Vitória é menos ativo, mas não deixa de perceber de futebol. O que importa é a mensagem, dentro do balneário. Podes ser um tipo muito simpático e a comunicação social gostar muito de ti. Mas, se perdes, achas que isso serve para alguma coisa? Se fores um tipo arrogante, agressivo, as pessoas não gostam de ti. Mas ganhas. O que dizem as pessoas da tua antipatia? Nada! No futebol, são as vitórias que ditam tudo!” (
Expresso
, 26 de Setembro de 2015).
Oiço os desabafos e os conselhos dos antigos (e muitos de grandeza inapagável) jogadores de futebol. E não é da tática que falam, quando falam das causas das vitórias ou derrotas das equipas que representaram. Normalmente, relembram, sobre o mais, os seus treinadores, com especial realce por aqueles pelos quais passa o tempo com respeito, aqueles treinadores que, para os jogadores, eram exemplo, eram modelo, eram referência sempre presente. E, porque eram exemplo, modelo e referência, podiam ser líderes. Mais do que pelas palavras, o líder convence por comportamentos ambiciosos e de contagiante coragem e ética. Ou seja, o líder motiva porque, antes, se motivou também. A excelência, nos desempenhos desportivos espetaculares, não se consegue unicamente por um indispensável trabalho metódico e rigoroso, ao nível da modalidade desportiva que se pratica, mas também por uma vontade íntima e intensa que responsabilize, comprometa os jogadores, na construção da vitória. No desporto de altos rendimentos, a vontade é a chave de interpretação dos êxitos que se não esquecem. Porque, no passado dia 25 de Setembro, deixou dois pontos o FC Porto, em Moreira de Cónegos? Porque o querer do Moreirense igualou a superior valia técnica dos “dragões”. O que interessa descobrir numa equipa, mais do que a sua fisionomia física, é a sua fisionomia espiritual...
“Sem um absoluto transcendente, que oriente e dê sentido à prática, o futebol, que tanto nos entusiasma, até pode ser uma grande chatice!”. Palavras que escutei ao João Paulo Medina, na sua passagem, há uma semana tão-só, por Lisboa, a caminho de São Paulo. Lidera, hoje, uma equipa de especialistas que repensam os cursos de treinadores de futebol, no Brasil – repensam, para propor a sua remodelação. Ele foi o primeiro treinador, no País Irmão, a insistir na necessidade de um trabalho interdisciplinar num departamento de futebol. “Vim à Europa, para colher novidades” disse-me ele, num improviso expressivo. E simpático acrescentou:”E para falar consigo, também”, E de olhos postos num dos livros que lhe ofereci;”Não me esqueço do que o meu Amigo foi dizer-nos ao Brasil, há muitos anos já: o desporto é para estudar-se, no âmbito das ciências humanas. O jogador é um homem. Não entende o jogador quem, antes, o não observou como homem”. O João Paulo Medina é um “intelectual” simultaneamente treinador de futebol. Sou mesmo tentado a escrever: é atualmente o “intelectual” do futebol brasileiro, onde tem agido também pelo influxo da sua tónica presença, pela simpatia contagiante da sua simplicidade convivencial. Estou certo que vai abrir caminhos novos à pesquisa de universitários e à prática profissional dos treinadores de futebol.
Há muitos treinadores que treinam, mas são poucos os que se treinam
. São palavras do Dr. João Paulo Medina, do meu Amigo João Paulo, que é sempre um inesperado encontro com novos rumos, para o futebol e para o desporto em geral. O meu Amigo João Paulo que, sendo um “homem do futebol”, não deixa de ser também um modelo e espelho de humanistas!
Manuel Sérgio é Professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto
Ler Mais
Notícias Relacionadas
00:04
-
23-09-2015
O último Porto-Benfica ou da biologia à cultura (artigo de Manuel Sérgio, 105)
18:11
-
15-09-2015
“Quem somos nós?” - a resposta do Desporto (artigo de Manuel Sérgio, 104)
18:20
-
08-09-2015
Joel Rocha – o “Mourinho” do futsal (artigo de Manuel Sérgio, 103)
18:35
-
02-09-2015
A História de Sísifo (artigo de Manuel Sérgio, 102)
17:34
-
28-08-2015
O mais relevante nem sempre é o mais mensurável (artigo de Manuel Sérgio, 101)
17:55
-
14-08-2015
Jorge Jesus: - o sublime iletrado! (artigo de Manuel Sérgio, 99)
18:54
-
07-08-2015
O que em mim sente está pensando (artigo de Manuel Sérgio, 98)
16:55
-
31-07-2015
A Cultura do Clube (artigo de Manuel Sérgio, 97)
21:45
-
21-07-2015
Do Jogo ao Desporto em Bourdieu e... não só (artigo de Manuel Sérgio, 96)
23:57
-
16-07-2015
Carta a Eugénio Lisboa (artigo de Manuel Sérgio, 95)
00:32
-
10-07-2015
António Simões: - o irmão branco do Eusébio (artigo de Manuel Sérgio, 94)
17:31
-
04-07-2015
Jorge Jesus ou a homeostasia organizacional (artigo de Manuel Sérgio, 93)
23:50
-
15-06-2015
No Benfica: estrutura ou carisma? (artigo de Manuel Sérgio, 90)
22:37
-
10-06-2015
Feyerabend e Ricardo Serrado no estudo de Lionel Messi (artigo de Manuel Sérgio, 89)
22:50
-
26-05-2015
Mais importante do que ter sucesso é ter valor! (artigo de Manuel Sérgio, 86)
00:30
-
23-05-2015
José Mourinho ou as razões da sua diferença (artigo de Manuel Sérgio, 85)
16:42
-
18-05-2015
É preciso, imperioso e urgente a continuação de J.J., no Benfica (artigo de Manuel Sérgio, 84)
18:16
-
10-05-2015
Roberto Carneiro: retrato de um ministro que eu conheci (artigo de Manuel Sérgio, 83)
16:30
-
01-05-2015
O empréstimo de jogadores é compatível com a ética? (artigo de Manuel Sérgio, 82)
16:54
-
20-04-2015
José Mourinho: por que será?... (artigo de Manuel Sérgio, 81)
17:17
-
14-04-2015
O Progresso Desportivo: - o que é isso? (artigo de Manuel Sérgio, 80)
19:15
-
07-04-2015
Mourinho escreve prefácio de livro de Manuel Sérgio, «O Futebol e Eu»
23:31
-
06-04-2015
O jornal “ A Bola” - desporto e humanismo (artigo de Manuel Sérgio, 79)
22:47
-
01-04-2015
Jorge Carlos Fonseca: o Presidente da República que é poeta (artigo de Manuel Sérgio, 78)
21:47
-
25-03-2015
Qual o fundamento radical na arbitragem? (artigo de Manuel Sérgio, 77)
16:34
-
21-03-2015
A Gestão do Desporto, segundo Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 76)
16:40
-
13-03-2015
O Futebol é Anamnese... mesmo com Luís Figo? (artigo de Manuel Sérgio, 75)
17:47
-
07-03-2015
Ao Povo-Irmão de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 74)
21:14
-
19-02-2015
“Cândido de Oliveira” - um livro inesquecível de Homero Serpa (artigo de Manuel Sérgio, 73)
21:10
-
12-02-2015
Só com os mesmos valores o diálogo é possível (artigo de Manuel Sérgio, 72)
17:04
-
08-02-2015
O modelo racionalista do jornal A Bola (artigo de Manuel Sérgio, 71)
16:32
-
01-02-2015
“A Bola”: uma práxis que é preciso manter (artigo de Manuel Sérgio, 70)
19:14
-
28-01-2015
Manuel Alegre: - um semeador de poesia (artigo de Manuel Sérgio, 69)
18:29
-
22-01-2015
Libertar o Direito e o Desporto ou um ensaio do Prof. Paulo Cunha (artigo de Manuel Sérgio, 68)
16:24
-
18-01-2015
A desparasitação do futebol ou a dupla Pinto da Costa-Pedroto (artigo de Manuel Sérgio, 67)
18:18
-
15-01-2015
O Desporto tem violência: - não é violento! (artigo de Manuel Sérgio, artigo 66)
17:57
-
10-01-2015
A “Arte da Guerra” no treinador Rui Vitória (artigo de Manuel Sérgio, 65)
00:17
-
07-01-2015
José Maria Pedroto: o conhecimento... (artigo de Manuel Sérgio, 64)
23:31
-
31-12-2014
Feliz Ano Novo ao Desporto Português (artigo de Manuel Sérgio, 63)
17:32
-
24-12-2014
A grande revolução de Jesus na Vida e... no Desporto! (artigo de Manuel Sérgio, 62)
17:53
-
20-12-2014
História e Filosofia das Ciências, no Desporto e... no Benfica! (artigo de Manuel Sérgio, 61)
22:56
-
17-12-2014
Uma resposta breve a Miguel Cardoso Pereira (artigo de Manuel Sérgio, 60)
18:57
-
11-12-2014
Desporto e Desenvolvimento ou um livro de Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 59)
18:36
-
04-12-2014
Nossos contemporâneos (artigo de Manuel Sérgio, 58)
18:19
-
27-11-2014
Da Desconfiança à Solidariedade em Pinto da Costa e Filipe Vieira (artigo de Manuel Sérgio, 57)
23:19
-
20-11-2014
As incertezas da ciência (artigo de Manuel Sérgio, 56)
16:18
-
16-11-2014
O engenheiro Fernando Santos: - o mesmo e o diferente (artigo de Manuel Sérgio, 55)
18:39
-
11-11-2014
Ou interdisciplinaridade ou ignorância (artigo de Manuel Sérgio, 54)
10:25
-
08-11-2014
Carta Aberta ao Presidente da República de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 53)
17:43
-
30-10-2014
Rui Jorge: e o treinador do Futuro (artigo de Manuel Sérgio, 52)
15:56
-
23-10-2014
O engenheiro Fernando Santos: o ser e o tempo (artigo de Manuel Sérgio, 51)
19:34
-
16-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol, 2.ª parte (artigo de Manuel Sérgio, 50)
17:38
-
11-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol (1) (artigo de Manuel Sérgio, 49)
22:14
-
03-10-2014
Eduardo Monteiro: perfil de um dirigente! (artigo de Manuel Sérgio, 48)
17:55
-
28-09-2014
A propósito do engenheiro Fernando Santos (artigo de Manuel Sérgio, 47)
16:47
-
22-09-2014
O campeão observado a dois ângulos de visão (artigo de Manuel Sérgio, 46)
00:24
-
18-09-2014
Há falta de treinadores negros (artigo de Manuel Sérgio, 45)
01:06
-
13-09-2014
Valdano: um homem que transporta uma frustração (artigo de Manuel Sérgio, 44)
18:39
-
08-09-2014
A grande revolução a fazer no futebol (artigo de Manuel Sérgio, 43)
18:36
-
03-09-2014
Mais Platão, menos Prozac! (Artigo de Manuel Sérgio, 42)
14:57
-
28-08-2014
Fiel ao Belenenses e... aos amigos! (artigo de Manuel Sérgio, 41)
18:38
-
17-08-2014
O Deus dos filósofos e os deuses do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 40)
18:34
-
10-08-2014
O olho das rãs e o futebol (artigo de Manuel Sérgio, 39)
21:47
-
04-08-2014
“Francisco de Assis e Franscisco de Roma” - mais um livro de Leonardo Boff (artigo Manuel Sérgio, 38)
16:52
-
26-07-2014
“Preparar para Ganhar”: um livro de José Neto (artigo Manuel Sérgio, 37)
22:24
-
15-07-2014
O Futebol na Sociedade Pós-Capitalista ou a vitória da Alemanha (artigo Manuel Sérgio, 36)
00:43
-
07-07-2014
Código de Ética Desportiva (artigo Manuel Sérgio, 35)
16:35
-
02-07-2014
A Literatura e o Desporto: a propósito de Sophia (artigo Manuel Sérgio, 34)
20:53
-
27-06-2014
O Futebol e os Escritores (artigo Manuel Sérgio, 33)
22:45
-
22-06-2014
As dúvidas do Doutor Eduardo Barroso: as dele e as minhas! (artigo Manuel Sérgio, 32)
16:17
-
08-06-2014
Carta Aberta ao Ministro do Desporto do Brasil (artigo Manuel Sérgio, 31)
18:08
-
01-06-2014
Da poesia ao futebol (artigo Manuel Sérgio, 30)
18:57
-
27-05-2014
Factos e valores (artigo Manuel Sérgio, 29)
18:50
-
19-05-2014
Parabéns ao Benfica: na vitória e na derrota (artigo Manuel Sérgio, 28)
16:35
-
12-05-2014
Marco Silva: um grande treinador, com toda a certeza! (artigo Manuel Sérgio, 27)
21:07
-
01-05-2014
A grande revolução de Jesus ou o mundo que o desporto não tem (artigo Manuel Sérgio, 26)
00:52
-
24-04-2014
O 25 de Abril e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio, 25)
18:33
-
11-04-2014
Os mitos fundadores da Modernidade (artigo Manuel Sérgio 24)
23:56
-
06-04-2014
Os cem anos da FPF: em Portugal também há progresso? (artigo Manuel Sérgio 23)
20:01
-
30-03-2014
Nova Teoria do Sebastiano e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio 22)
23:11
-
23-03-2014
José Medeiros Ferreira: o desportisra, o político, o intelectual (artigo Manuel Sérgio 21)
17:26
-
18-03-2014
Nossos contemporâneos (artigo Manuel Sérgio 20)
21:39
-
03-03-2014
Há necessidade de uma utopia (artigo Manuel Sérgio 19)
00:49
-
22-02-2014
“Filosofia e Futebol: troca de passes” - um livro de grande atualidade ( artigo Manuel Sérgio 18)
22:28
-
16-02-2014
A Inteligência Competitiva e o Espectáculo Desportivo (artigo Manuel Sérgio 17)
18:50
-
12-02-2014
Plano Nacional de Ética no Desporto (artigo Manuel Sérgio 16)
21:08
-
02-02-2014
Porque sou belenenses... (artigo Manuel Sérgio 15)
00:04
-
28-01-2014
Aurélio Pereira ou um projeto antropológico (artigo Manuel Sérgio 14)
00:19
-
23-01-2014
O nome da rosa (artigo Manuel Sérgio 13)
00:11
-
15-01-2014
Cristiano Ronaldo: agilidade física ou intelectual? (artigo Manuel Sérgio 12)
00:38
-
13-01-2014
Eusébio tem lugar indiscutível no panteão nacional (artigo Manuel Sérgio 11)
23:59
-
03-01-2014
Ciência no Futebol e outras coisas mais... (artigo Manuel Sérgio 10)
00:04
-
30-12-2013
O Desporto nem sempre educa... (artigo de Manuel Sérgio 9)
00:37
-
23-12-2013
Carta Aberta aos jogadores do Bom Senso F.C. (artigo de Manuel Sérgio 8)
00:14
-
10-12-2013
Os golos do Ronaldo e a ética da palavra (artigo de Manuel Sérgio 7)
22:14
-
03-12-2013
Cristiano Ronaldo: - um herói da cultura! (artigo de Manuel Sérgio 6)
21:39
-
20-11-2013
Os erros dos árbitros e os erros dos outros... (artigo de Manuel Sérgio 5)
11:56
-
28-10-2013
«O Desporto (o Futebol) não é violência» (artigo de Manuel Sérgio 4)
22:58
-
18-10-2013
«O Desporto e o Desafio do Sentido» (artigo de Manuel Sérgio 3)
22:45
-
06-10-2013
«O pensamento ético contemporâneo e o Desporto» (artigo de Manuel Sérgio 2)
18:40
-
27-09-2013
«O Desporto em que eu acredito» (artigo de Manuel Sérgio 1)
Comentários (0)
Comentários
0
Login
FAÇA UM COMENTÁRIO (MÁX: 300):
Mais de
Ética no Desporto
Onde está o Desporto? (artigo de Manuel Sérgio, 341)
Ética no Desporto
06-06-2020 21:00
Ética no Desporto
06-06-2020 21:00
Onde está o Desporto? (artigo de Manuel Sérgio, 341)
Duarte Gomes galardoado
Ética no Desporto
14-05-2020 08:42
Ética no Desporto
14-05-2020 08:42
Duarte Gomes galardoado
Inscrições para ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Ética no Desporto
20-02-2020 09:35
Ética no Desporto
20-02-2020 09:35
Inscrições para ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Ver todas as notícias
Vídeos
ZLATAN JÁ ESTÁ A SER ZLATAN EM SANREMO (VÍDEO)
AC MILAN
02-03-2021 23:49
ZLATAN JÁ ESTÁ A SER ZLATAN EM SANREMO (VÍDEO)
AC MILAN
02-03-2021 23:49
AC MILAN
02-03-2021 23:49
ZLATAN JÁ ESTÁ A SER ZLATAN EM SANREMO (VÍDEO)
TRINCÃO MOSTRA HABILIDADES NO TREINO (VÍDEO)
BARCELONA
02-03-2021 23:42
TRINCÃO MOSTRA HABILIDADES NO TREINO (VÍDEO)
BARCELONA
02-03-2021 23:42
BARCELONA
02-03-2021 23:42
TRINCÃO MOSTRA HABILIDADES NO TREINO (VÍDEO)
REGBALL, O NOVO DESPORTO RUSSO QUE MISTURA BASQUETEBOL COM LUTA LIVRE (VÍDEO)
MAIS DESPORTO
02-03-2021 19:45
REGBALL, O NOVO DESPORTO RUSSO QUE MISTURA BASQUETEBOL COM LUTA LIVRE (VÍDEO)
MAIS DESPORTO
02-03-2021 19:45
MAIS DESPORTO
02-03-2021 19:45
REGBALL, O NOVO DESPORTO RUSSO QUE MISTURA BASQUETEBOL COM LUTA LIVRE (VÍDEO)
LAKERS ARRASAM WARRIORS E ANTETEKOUNMPO «AFUNDA» (VÍDEO)
NBA
01-03-2021 11:49
LAKERS ARRASAM WARRIORS E ANTETEKOUNMPO «AFUNDA» (VÍDEO)
NBA
01-03-2021 11:49
NBA
01-03-2021 11:49
LAKERS ARRASAM WARRIORS E ANTETEKOUNMPO «AFUNDA» (VÍDEO)
Últimas Notícias
SELEÇÃO
18:11
PORTUGAL RECEBERÁ AZERBAIJÃO EM TURIM
LIGA 2
17:28
RESULTADOS DA 17.ª JORNADA E CLASSIFICAÇÃO
BRASIL
18:12
«CRISTIANO RONALDO NUNCA CHEGARÁ AO NÍVEL DE PELÉ, MARADONA OU MESSI»
LIVERPOOL
18:02
ALISSON REGRESSA À BALIZA FRENTE AO CHELSEA, DIOGO JOTA ATRASOU-SE
BASQUETEBOL
18:37
PAU GASOL JÁ ESTÁ EM BARCELONA
TÉNIS
16:28
MEDVEDEV PERDE EM ROTERDÃO E FALHA ASSALTO AO SEGUNDO LUGAR DO RANKING
ANGOCHE
17:24
ALBANO CARRIGE SUCEDE A DAVIZ SIMANGO NO MUNICIPIO DA BEIRA
POLÍTICA
02-03-2021 16:43
UM ANO DEPOIS DO PRIMEIRO CASO DE COVID-19, PRESIDENTE PEDE QUE SE RETIREM «LIÇÕES DO QUE CORREU MENOS BEM»
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
NACIONAL
02-03-2021 16:37
NACIONAL RESPONDE À ACUSAÇÃO DE LUÍS FILIPE VIEIRA
ANDEBOL
02-03-2021 20:37
FC PORTO PERDE NA SECRETARIA JOGO ADIADO DEVIDO À SITUAÇÃO DE QUINTANA
ITÁLIA
02-03-2021 21:40
BERNARDESCHI REVOLUCIONA ATAQUE E RONALDO MARCA PELA JUVENTUS (VÍDEOS)
BRASIL
02-03-2021 19:42
‘VICE’ DO FLAMENGO FALA DA SAÍDA DE JESUS E DO POSSÍVEL TÍTULO DO SPORTING EM ANO DE PANDEMIA
INGLATERRA
02-03-2021 18:16
ANTIGOS INTERNACIONAIS PREFEREM RÚBEN DIAS A BRUNO FERNANDES PARA JOGADOR DO ANO
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
NACIONAL
02-03-2021 16:37
NACIONAL RESPONDE À ACUSAÇÃO DE LUÍS FILIPE VIEIRA
ANDEBOL
02-03-2021 20:37
FC PORTO PERDE NA SECRETARIA JOGO ADIADO DEVIDO À SITUAÇÃO DE QUINTANA
ITÁLIA
02-03-2021 21:40
BERNARDESCHI REVOLUCIONA ATAQUE E RONALDO MARCA PELA JUVENTUS (VÍDEOS)
BRASIL
02-03-2021 19:42
‘VICE’ DO FLAMENGO FALA DA SAÍDA DE JESUS E DO POSSÍVEL TÍTULO DO SPORTING EM ANO DE PANDEMIA
INGLATERRA
02-03-2021 18:16
ANTIGOS INTERNACIONAIS PREFEREM RÚBEN DIAS A BRUNO FERNANDES PARA JOGADOR DO ANO
Mundos
África
ANGOCHE
17:24
ALBANO CARRIGE SUCEDE A DAVIZ SIMANGO NO MUNICIPIO DA BEIRA
Brasil
BRASIL
18:12
«CRISTIANO RONALDO NUNCA CHEGARÁ AO NÍVEL DE PELÉ, MARADONA OU MESSI»
BRASIL
09:18
CORINTHIANS COM 19 INFETADOS